Questões de Comunicação Social do ano 2011

Lista completa de Questões de Comunicação Social do ano 2011 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Instrumentos importantes numa assessoria de comunicação, o press release, o teaser e o press kit são muito utilizados com o objetivo de:

  • A.

    Criar uma ponte de relacionamento direto entre clientes e stakeholders.

  • B.

    Estabelecer uma política de comunicação interna eficaz junto aos funcionários.

  • C.

    Monitorar os resultados das ações de comunicação implementadas por uma organização.

  • D.

    Instituir um trabalho de comunicação administrativa voltado à comunidade e governos.

  • E.

    Divulgar o cliente nos diversos veículos de comunicação.

O procedimento padrão das assessorias de imprensa, em casos de declaração, opinião ou anúncio de interesse para um número significativo de veículos, é:

  • A.

    concessão de entrevista exclusiva.

  • B.

    distribuição de credenciamento.

  • C.

    distribuição de sugestão de pauta.

  • D.

    convocação de entrevista coletiva.

  • E.

    preparação de press-release.

A substituição do clipping em papel pelo meio eletrônico é um processo irreversível nos dias atuais em face dos benefícios que oferece em termos de praticidade e economia. Entre as principais características do clipping eletrônico destaca-se:

  • A.

    redução de custos.

  • B.

    impossibilidade de arquivamento.

  • C.

    acesso restrito.

  • D.

    abrangência regional.

  • E.

    filtragem.

Em momentos de crise, o papel do profissional de comunicação é essencial. Considere as atitudes descritas abaixo.

I - Blindar aqueles que têm responsabilidade pelas tomadas de decisão.

II - Identificar o processo e alertar a quem tem responsabilidade pela mudança de rumos.

III - Identificar os envolvidos, afastando-os por tempo indeterminado.

IV - Organizar entrevista em veículo de grande circulação para expor a versão dos fatos.

V - Responder a todas as matérias na mídia, destacando os itens essenciais.

VI - Retardar, ao máximo, a exposição das explicações na mídia de grande circulação.

São atitudes a serem tomadas, em momentos de crise, pelo profissional de comunicação APENAS aquelas descritas em

  • A.

    I, II e III.

  • B.

    II, III e IV.

  • C.

    II, IV e V.

  • D.

    III, IV e VI.

  • E.

    IV, V e VI.

A reação de clientes, investidores, fornecedores, empregados e público em geral, diante do nome de uma empresa, com base em suas características e seu comportamento passado, associa-se à

  • A.

    fixação da marca.

  • B.

    imagem empresarial.

  • C.

    lembrança da marca.

  • D.

    reputação corporativa.

  • E.

    reputação pública.

O objetivo global do planejamento é proporcionar soluções práticas para problemas mercadológicos e de comunicação, tomando como base as análises da posição da empresa no mercado, seus recursos e capacidades atuais. Em relação à definição dos objetivos de marketing e de comunicação fixados em um planejamento, afirma-se que o(s)

  • A.

    aumento do share of market, em um período predeterminado, é uma meta de comunicação que pode ser definida no planejamento anual de propaganda.

  • B.

    planejamento operacional deve levar em consideração uma correta coordenação e execução de todos os elementos do mix de merchandising.

  • C.

    objetivos de comunicação e promoção contemplam estratégias de distribuição, operações e pricing.

  • D.

    objetivos de comunicação são estabelecidos no planejamento estratégico de longo prazo da empresa, sendo sua eficácia medida em termos qualitativos.

  • E.

    objetivos de marketing são declarados no plano de marketing da empresa e devem ser definidos em termos de resultados mensuráveis.

Julgue os itens seguintes, referentes à divulgação de informações no ambiente organizacional e à assessoria de imprensa.

Entre os aspectos que a assessoria de comunicação deve observar em relação à comunicação com o público, inclui-se o cuidado na utilização de palavras, expressões e imagens, visto que a complexidade cultural e a inclusão social, fenômenos intrinsecamente relacionados à utilização da língua, podem criar resistência ou até mesmo rejeição do público diante da mensagem veiculada.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens seguintes, referentes à divulgação de informações no ambiente organizacional e à assessoria de imprensa.

O denominado media training objetiva proporcionar aos funcionários de uma empresa ou instituição o conhecimento das rotinas do jornalismo, para que possam produzir material de conteúdo jornalístico.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com base nessas informações, julgue os próximos itens, acerca das atividades de assessoria de comunicação.

O acompanhamento atento do que é veiculado pelos meios de comunicação, com objetivo de melhor informar o assessorado sobre o cenário político, econômico e social e antecipar eventos e tendências que possam afetar a organização, constitui uma das tarefas do assessor de comunicação.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com base nessas informações, julgue os próximos itens, acerca das atividades de assessoria de comunicação.

O comprometimento do assessor de imprensa com a verdade factual constitui estratégia para assegurar a credibilidade do material fornecido aos meios de comunicação.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...