Questões de Comunicação Social do ano 2012

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Em um organismo empresarial, as atividades voltadas para os empregados integram um movimento estratégico que ajuda a construir a sua reputação no mercado. Neste sentido, as ações comunicacionais direcionadas ao público interno devem adotar como diretriz:

  • A.

    a disseminação do conhecimento exclusivamente para os funcionários que ocupam cargos de iniciantes;

  • B.

    a publicidade dos casos de sucesso e das iniciativas exemplares ocorridas na organização;

  • C.

    o estímulo à competição desmedida entre os gerentes, que gere ou otimize os resultados financeiros;

  • D.

    a restrição à expressão dos empregados, evitando prejuízos à imagem e à produtividade da empresa;

  • E.

    a exclusão de informações sobre remuneração e benefícios, porque elas só interessam aos Recursos Humanos.

Ao se planejar a comunicação integrada de uma organização, é preciso ter clareza quanto aos elementos que a compõem. Com relação a esses aspectos, assinale a opção correta.

  • A.

    O destinatário da referida comunicação é o público externo final, e essa comunicação não envolve, portanto, estratégias voltadas para o público interno, para o qual se destinam ações estritamente organizacionais.

  • B.

    A imagem institucional de uma organização requer um planejamento específico e, consequentemente, uma estratégia de comunicação exclusiva, distinta da imagem de produtos e serviços.

  • C.

    Cada um dos elementos do composto de marketing deve contribuir para que os objetivos da comunicação integrada sejam atingidos.

  • D.

    A comunicação administrativa, por ser uma atividade estritamente interna, operacional e não midiática, requer necessariamente a elaboração de um plano de comunicação exclusivo.

  • E.

    O foco da referida integração é a obtenção dos resultados a que se propõe uma organização, o que não implica necessariamente a atuação conjugada de todos os profissionais envolvidos, como os de imprensa e propaganda, por exemplo.

As estratégias de comunicação institucional, comunicação interna, comunicação mercadológica e administrativa, juntas, formam o composto de

  • A. relações internacionais.
  • B. endomarketing.
  • C. media training.
  • D. comunicação integrada.
  • E. marketing social.

Quando se fala de comunicação integrada, um dos principais aspectos envolvidos é o planejamento de comunicação. Nesse contexto, planejar é muito mais do que escolher o que vai ser dito em uma campanha ou fazer anúncios em jornais e revistas. Para que o planejamento de comunicação possa acontecer em sua plenitude, é necessário que sejam observados alguns aspectos. Assinale, entre as opções a seguir, aquela que não se encaixa na elaboração do planejamento integrado de comunicação.

  • A.

    Análise do problema a ser enfrentado pela comunicação integrada.

  • B.

    Diagnóstico da situação atual e definição dos objetivos da comunicação integrada.

  • C.

    Contratação antecipada dos veículos de comunicação a serem utilizados.

  • D.

    Escolha da estratégia de comunicação a ser usada, com base nas ferramentas do composto de comunicação.

  • E.

    Defi nição do foco da mensagem (conceito ou tema), relacionado ao posicionamento de mercado determinado e aos objetivos a serem alcançados.

  • A.

    O primeiro passo para elaborar um plano de comunicação integrada é analisar e diagnosticar a situação da organização ou do produto, buscando identifi car o real problema a ser resolvido, para então buscar uma estratégia para a comunicação.

  • B.

    Planejar a comunicação integrada implica apresentar uma mensagem de forma clara, coordenada nos diversos canais utilizados, de forma a despertar no público-alvo a percepção desejada, que será a solução do problema de comunicação.

  • C.

    O planejamento de comunicação acontece de forma desvinculada ao marketing – o plano de comunicação funciona como uma maneira alternativa para alcançar soluções diferentes do marketing.

  • D.

    De nada vale identificar corretamente um problema caso não se use as ferramentas de comunicação adequadas para implementar a solução.

  • E.

    A comunicação integrada abrange não somente os meios de comunicação tradicionais – propaganda, assessoria de imprensa, eventos, etc. – mas também um gerenciamento das pequenas mensagens passadas por toda a organização no dia a dia, incluindo tanto a comunicação planejada quanto as informações transmitidas pelas pessoas que fazem parte da empresa.

Entre as opções apresentadas abaixo, qual a que melhor define o modelo de comunicação integrada proposto por Kunsch.

  • A.

    O modelo de comunicação integrada propõe uma filosofia de gestão integrada da comunicação nas organizações, articulando diversas dimensões comunicacionais.

  • B.

    A comunicação integrada é o modelo de comunicação adotado pelas assessorias de relações públicas e assessoria de imprensa.

  • C.

    O modelo de comunicação integrada pressupõe a sobreposição entre a comunicação institucional e a comunicação mercadológica.

  • D.

    A comunicação integrada é o modelo que articula a publicidade e as relações públicas.

  • E.

    O modelo de comunicação integrada sugere uma distinção entre a comunicação integrada e a mercadológica.

Quando a boa reputação de uma empresa está ameaçada por denúncias infundadas, que, no entanto, ganharam as manchetes dos jornais e mergulharam a empresa em uma crise, dois profissionais entram em ação para, juntos, contornarem a situação na mídia. Quais são eles?

  • A.

    Jornalista e cineasta, que produzirão um novo vídeo institucional para mudar a imagem da empresa perante o público.

  • B.

    Jornalista e marqueteiro, que desenvolverão uma reformulação, compatível com a situação, nas linhas editorias dos veículos internos.

  • C.

    Publicitário e jornalista, que elaborarão um plano de atuação que incluirá informes publicitários e entrevistas coletivas.

  • D.

    Publicitário e Relações-Públicas, que criarão novas marcas que representem uma mudança conceitual na empresa.

  • E.

    Relações-Públicas e jornalista, que elaborarão estratégias de ação, entre as quais, a organização de festas que unirão diretores da empresa e jornalistas.

Em relação aos instrumentos de comunicação interna e à comunicação digital, julgue os itens a seguir.

Em uma organização, o jornalismo institucional tem como objetivo produzir comunicação interna.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando o contexto atual do planejamento do jornalismo institucional de uma organização, no que se refere ao conjunto de produtos a serem disponibilizados, julgue o item seguinte.

É correto afirmar que uma organização, privada ou pública, ao criar e manter com seus recursos a sua própria agência de notícias, e que, dessa maneira, beneficie-se da Internet como plataforma multimídia, enquadra-se em uma nova modalidade de jornalismo, o jornalismo corporativo.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em relação à comunicação interna, julgue os itens a seguir.

A comunicação interna objetiva viabilizar toda a interação entre uma dada organização e os seus empregados.

  • C. Certo
  • E. Errado
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