Lista completa de Questões de Comunicação Social do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Comunicação Social - Comunicação Integrada - Fundação Escola Superior do Ministério Público do Estado do RJ (FEMPERJ) - 2012
Em um organismo empresarial, as atividades voltadas para os empregados integram um movimento estratégico que ajuda a construir a sua reputação no mercado. Neste sentido, as ações comunicacionais direcionadas ao público interno devem adotar como diretriz:
a disseminação do conhecimento exclusivamente para os funcionários que ocupam cargos de iniciantes;
a publicidade dos casos de sucesso e das iniciativas exemplares ocorridas na organização;
o estímulo à competição desmedida entre os gerentes, que gere ou otimize os resultados financeiros;
a restrição à expressão dos empregados, evitando prejuízos à imagem e à produtividade da empresa;
a exclusão de informações sobre remuneração e benefícios, porque elas só interessam aos Recursos Humanos.
Comunicação Social - Comunicação Integrada - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Ao se planejar a comunicação integrada de uma organização, é preciso ter clareza quanto aos elementos que a compõem. Com relação a esses aspectos, assinale a opção correta.
O destinatário da referida comunicação é o público externo final, e essa comunicação não envolve, portanto, estratégias voltadas para o público interno, para o qual se destinam ações estritamente organizacionais.
A imagem institucional de uma organização requer um planejamento específico e, consequentemente, uma estratégia de comunicação exclusiva, distinta da imagem de produtos e serviços.
Cada um dos elementos do composto de marketing deve contribuir para que os objetivos da comunicação integrada sejam atingidos.
A comunicação administrativa, por ser uma atividade estritamente interna, operacional e não midiática, requer necessariamente a elaboração de um plano de comunicação exclusivo.
O foco da referida integração é a obtenção dos resultados a que se propõe uma organização, o que não implica necessariamente a atuação conjugada de todos os profissionais envolvidos, como os de imprensa e propaganda, por exemplo.
Comunicação Social - Comunicação Integrada - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2012
As estratégias de comunicação institucional, comunicação interna, comunicação mercadológica e administrativa, juntas, formam o composto de
Quando se fala de comunicação integrada, um dos principais aspectos envolvidos é o planejamento de comunicação. Nesse contexto, planejar é muito mais do que escolher o que vai ser dito em uma campanha ou fazer anúncios em jornais e revistas. Para que o planejamento de comunicação possa acontecer em sua plenitude, é necessário que sejam observados alguns aspectos. Assinale, entre as opções a seguir, aquela que não se encaixa na elaboração do planejamento integrado de comunicação.
Análise do problema a ser enfrentado pela comunicação integrada.
Diagnóstico da situação atual e definição dos objetivos da comunicação integrada.
Contratação antecipada dos veículos de comunicação a serem utilizados.
Escolha da estratégia de comunicação a ser usada, com base nas ferramentas do composto de comunicação.
Defi nição do foco da mensagem (conceito ou tema), relacionado ao posicionamento de mercado determinado e aos objetivos a serem alcançados.
O primeiro passo para elaborar um plano de comunicação integrada é analisar e diagnosticar a situação da organização ou do produto, buscando identifi car o real problema a ser resolvido, para então buscar uma estratégia para a comunicação.
Planejar a comunicação integrada implica apresentar uma mensagem de forma clara, coordenada nos diversos canais utilizados, de forma a despertar no público-alvo a percepção desejada, que será a solução do problema de comunicação.
O planejamento de comunicação acontece de forma desvinculada ao marketing o plano de comunicação funciona como uma maneira alternativa para alcançar soluções diferentes do marketing.
De nada vale identificar corretamente um problema caso não se use as ferramentas de comunicação adequadas para implementar a solução.
A comunicação integrada abrange não somente os meios de comunicação tradicionais propaganda, assessoria de imprensa, eventos, etc. mas também um gerenciamento das pequenas mensagens passadas por toda a organização no dia a dia, incluindo tanto a comunicação planejada quanto as informações transmitidas pelas pessoas que fazem parte da empresa.
Entre as opções apresentadas abaixo, qual a que melhor define o modelo de comunicação integrada proposto por Kunsch.
O modelo de comunicação integrada propõe uma filosofia de gestão integrada da comunicação nas organizações, articulando diversas dimensões comunicacionais.
A comunicação integrada é o modelo de comunicação adotado pelas assessorias de relações públicas e assessoria de imprensa.
O modelo de comunicação integrada pressupõe a sobreposição entre a comunicação institucional e a comunicação mercadológica.
A comunicação integrada é o modelo que articula a publicidade e as relações públicas.
O modelo de comunicação integrada sugere uma distinção entre a comunicação integrada e a mercadológica.
Quando a boa reputação de uma empresa está ameaçada por denúncias infundadas, que, no entanto, ganharam as manchetes dos jornais e mergulharam a empresa em uma crise, dois profissionais entram em ação para, juntos, contornarem a situação na mídia. Quais são eles?
Jornalista e cineasta, que produzirão um novo vídeo institucional para mudar a imagem da empresa perante o público.
Jornalista e marqueteiro, que desenvolverão uma reformulação, compatível com a situação, nas linhas editorias dos veículos internos.
Publicitário e jornalista, que elaborarão um plano de atuação que incluirá informes publicitários e entrevistas coletivas.
Publicitário e Relações-Públicas, que criarão novas marcas que representem uma mudança conceitual na empresa.
Relações-Públicas e jornalista, que elaborarão estratégias de ação, entre as quais, a organização de festas que unirão diretores da empresa e jornalistas.
Comunicação Social - Comunicação Integrada - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Em relação aos instrumentos de comunicação interna e à comunicação digital, julgue os itens a seguir.
Em uma organização, o jornalismo institucional tem como objetivo produzir comunicação interna.
Comunicação Social - Comunicação Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Considerando o contexto atual do planejamento do jornalismo institucional de uma organização, no que se refere ao conjunto de produtos a serem disponibilizados, julgue o item seguinte.
É correto afirmar que uma organização, privada ou pública, ao criar e manter com seus recursos a sua própria agência de notícias, e que, dessa maneira, beneficie-se da Internet como plataforma multimídia, enquadra-se em uma nova modalidade de jornalismo, o jornalismo corporativo.
Comunicação Social - Comunicação Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Em relação à comunicação interna, julgue os itens a seguir.
A comunicação interna objetiva viabilizar toda a interação entre uma dada organização e os seus empregados.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...