Lista completa de Questões de Comunicação Social do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
De acordo com o Decreto nº 83.284, de 13 de março de 1979, que regulamenta o exercício da profissão de jornalista, redigir matérias de caráter informativo, desprovidas de apreciações ou comentários, preparando-as ou redigindo-as para divulgação é função desempenhada pelo
noticiarista.
redator.
copidesque.
repórter.
repórter.
Comunicação Social - Legislação em Comunicação Social - Fundação de Apoio à Educação e ao desenvolvimento Tecnológico do RN (FUNCERN) - 2012
De acordo com as instruções normativas consolidadas da ANCINE Agência Nacional de Cinema, uma obra cinematográfica ou videofonográfica de curta metragem deve possuir
duração igual ou inferior a 15 (quinze) minutos.
duração igual ou inferior a 20 (vinte) minutos.
duração igual ou inferior a 25 (vinte e cinco) minutos.
duração igual ou inferior a 30 (trinta) minutos.
As forças que exercem influência sobre o microambiente provêm do macroambiente. As forças
socioculturais são representadas, por exemplo, nos investimentos do governo em P&D, proteção de patentes, melhoria na produtividade, dentre outras.
tecnológicas correspondem, por exemplo, às mudanças de estilo de vida, à taxa de crescimento demográfico, à taxa de natalidade, à expectativa de vida, dentre outras.
econômicas respondem, entre outras, pela disponibilidade de recursos naturais, clima, custo de matéria-prima e similares.
físicas se relacionam com as tendências do PIB (Produto Interno Bruto), taxas governamentais, inflação, controle de preços, dentre outras.
político-legais referem-se à legislação tributária, incentivos especiais, regulamento de comércio exterior, leis trabalhistas, estabilidade e outras de similar teor.
Este princípio visa tornar a futura licitação conhecida dos interessados e dar conhecimento aos licitantes bem como à sociedade em geral, sobre seus atos. Outra função desse princípio é garantir os cidadãos participação em audiências públicas, nas hipóteses previstas no art. 39 da Lei . 8666/93:
Legalidade
Isonomia
Publicidade
Impessoalidade
O legislador constituinte estabeleceu alguns limites à liberdade de comunicação. Dentre outros, considere:
I. É vedado o anonimato do autor da matéria em qualquer situação.
II. É assegurado o direito de resposta proporcional ao agravo, além da indenização por dano material, moral ou à imagem.
III. São invioláveis a intimidade, a honra e a imagem das pessoas, assegurado o direito à indenização pelo dano material ou moral decorrente da sua violação.
IV. A produção e programação das emissoras de rádio e TV devem ter como princípio o respeito aos valores éticos e sociais da pessoa e da família.
Está correto o que se afirma em
I e IV, apenas.
I, II e III, apenas.
I, II, III e IV.
I, III e IV, apenas.
II, III e IV, apenas.
I, II e III.
I, III e IV.
I, II, III, IV e V.
II e IV.
II, III, IV e V.
A Lei de acesso a informações públicas, sancionada pela presidente Dilma Rousseff, em 18 de novembro de 2011, determina que
é dever dos órgãos e entidades públicas promover, mediante requerimento dos interessados, a divulgação em local de fácil acesso, informações de interesse coletivo ou geral por eles produzidas ou custodiadas.
no caso de indeferimento de acesso a informações ou às razões da negativa do acesso, poderão os interessados interpor recursos contra a decisão no prazo máximo de 180 dias a contar do despacho.
é dever do Estado garantir o direito de acesso à informação, que será franqueada, mediante procedimentos objetivos e ágeis, de forma transparente, clara e em linguagem de fácil compreensão.
informações ou documentos que versem sobre condutas que impliquem violação dos direitos humanos praticados por agentes públicos ou a mando de autoridades públicas serão liberadas apenas após decisão judicial.
para permitir que as informações cheguem a todos os cidadãos, os órgãos e entidades públicas deverão utilizar todos os meios e instrumentos legítimos de que dispuserem, sendo vedado o uso da internet para esse fim.
Para o Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros o jornalista deve
garantir a prestação de informações em organizações públicas e privadas, incluindo as não governamentais, excluindo-se aquelas relacionadas à segurança nacional.
opor-se ao arbítrio, ao autoritarismo e à opressão, bem como defender os princípios expressos na Declaração Universal dos Direitos Humanos.
combater e denunciar todas as formas de corrupção, mesmo aquelas em que as evidências ainda não tenham documentos comprobatórios.
assumir a responsabilidade por publicações, imagens e textos de cuja produção não tenha participado, mas com as quais tem relações por vínculo contratual.
denunciar as práticas de assédio moral no trabalho às autoridades policiais e, quando for o caso, incriminar os diretores da empresa em que o assédio aconteceu.
O Direito de resposta, em um periódico impresso, pressupõe:
um espaço para retratação do periódico em qualquer dia da semana, posterior ao publicado.
a notícia de retratação deve ocupar o mesmo espaço gráfico, com o mesmo destaque, no mesmo dia da semana (por exemplo, domingo), com foto nas mesmas proporções e na mesma página.
ele prescreve em 48 horas.
a repetição da matéria que gerou o direito de reposta e, a seguir, a publicação da nova matéria.
é facultativo ao Editor-Geral a publicação ou não do Direito de Resposta.
De acordo com o Art. 3° da Lei Geral das Telecomunicações, de 16 de Julho de 1997, o usuário de serviços de telecomunicações tem direito
a criar condições para que o desenvolvimento das Telecomunicações seja harmônico com as metas de desenvolvimento social do País.
a fortalecer o papel regulador do Estado.
à inviolabilidade e ao segredo de sua comunicação, salvo nas hipóteses e condições constitucionais e legalmente previstas.
a estimular a expansão do uso de redes e serviços de telecomunicações pelos serviços de interesse público em benefício da população brasileira.
a garantir, a toda a população, o acesso às telecomunicações, a tarifas e preços razoáveis, em condições adequadas.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...