Questões de Comunicação Social do ano 2012

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De acordo com o Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros, compete à Comissão Nacional de Ética, entre outros,

  • A.

    julgar, em primeira instância, os recursos contra decisões de competência das comissões de ética dos sindicatos.

  • B.

    receber representação de competência da segunda instância quando ali houver incompatibilidade ou impedimento legal e em casos especiais definidos no Regimento Interno.

  • C.

    processar, mas não julgar, originariamente, denúncias de transgressão ao Código de Ética cometidas por Jornalistas integrantes da diretoria e do Conselho Fiscal da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ), da Comissão Nacional de Ética e das comissões de ética dos sindicatos.

  • D.

    fazer denúncias públicas sobre casos de desrespeito aos princípios do Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros.

Essa ação é conhecida por

  • A.

    Endomarketing.

  • B.

    Marketing Concentrado.

  • C.

    Marketing de Fidelização.

  • D.

    Marketing Viral.

  • E.

    Ecomarketing.

Uma característica típica do marketing em empresas de serviços, que interfere decisivamente em sua gestão, é o fato de que sua prestação

  • A. ocorre simultaneamente ao consumo.
  • B. costuma não variar de cliente para cliente.
  • C. depende pouco dos funcionários e dos clientes.
  • D. pode ser estocada para as horas de movimento.
  • E. é facilmente percebida pelo cliente antes da compra.

As ações mercadológicas postas em prática no interior das agências bancárias, tais como a distribuição de brindes e a exposição de ofertas de serviços em cartazes e displays, são exemplos de

  • A. publicidade
  • B. propaganda
  • C. marketing direto
  • D. relações públicas
  • E. promoção de vendas

O conceito de valor para os clientes é o resultado da comparação que eles fazem, ao efetuar uma transação comercial, entre

  • A. atendimento e tempo
  • B. atributos e preços
  • C. benefícios e custos
  • D. empresa e concorrência
  • E. qualidade e reclamações

Em relação aos estímulos dos clientes, os bancos podem executar estratégias para puxar ou empurrar as vendas (to pull versus to push).

Que ferramenta é classificada como to push?

  • A. Promoção social
  • B. Relações públicas
  • C. Telemarketing ativo
  • D. Avaliação de mercado
  • E. Propaganda institucional

Na linguagem publicitária, o termo target pode ser relacionado com:

  • A.

    público-alvo.

  • B.

    tempo de duração de um spot.

  • C.

    cores primárias de um anúncio.

  • D.

    cores secundárias de um anúncio.

  • E.

    anúncio horizontal em jornais impressos.

A pessoa que não é consumidora de um produto ou serviço, mas que poderá se tornar uma consumidora, caso receba uma motivação adequada, pode ser denominada de:

  • A.

    filtro.

  • B.

    head.

  • C.

    sonora.

  • D.

    stand up.

  • E.

    prospect.

O termo budget pode ser relacionado com:

  • A.

    produção de releases

  • B.

    erro de impressão em uma peça publicitária.

  • C.

    verba disponível para uma campanha publicitária.

  • D.

    sincronia das legendas com a fala dos personagens em um vídeo.

  • E.

    falta de sincronia das legendas com a fala dos personagens em um vídeo.

A inserção intencional de mensagens sociais, como adoção de crianças na trama de uma telenovela, é denominada de:

  • A.

    roteiro simples.

  • B.

    clipagem social.

  • C.

    inserção em roll.

  • D.

    inserção em crowl.

  • E.

    merchandising social.

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