Questões de Comunicação Social do ano 2012

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A linguagem publicitária deve ter as seguintes características:

  • A.

    objetividade, prolixidade, adequação ao público-alvo, correção e originalidade.

  • B.

    subjetividade, concisão, adequação ao público-alvo, originalidade e correção.

  • C.

    objetividade, concisão, adequação ao público-alvo, originalidade e correção.

  • D.

    correção, padronização, concisão e adequação ao público-alvo.

  • E.

    objetividade, concisão, adequação ao público-alvo, improviso e originalidade.

A qualidade de uma campanha nas mídias sociais deve considerar, além do investimento monetário, valores não tangíveis. Esse conceito é conhecido como retorno do

  • A. investimento.
  • B. entrosamento.
  • C. levantamento.
  • D. engajamento.
  • E. entretenimento.

Uma campanha publicitária traz embutida a característica de que as peças que a compõe devem trabalhar em conjunto, ou seja, devem ser criadas, produzidas e veiculadas de maneira coordenada. Sobre as campanhas publicitárias, avalie os itens a seguir e assinale a opção correta.

  • A.

    A escolha e a variedade dos canais e veículos de comunicação a serem usados em uma campanha dependem do tempo, da verba disponível e da estratégia do cliente, independentemente do público que se deseja atingir.

  • B.

    Uma campanha publicitária geralmente apresenta vários temas e conceitos, buscando agregar o máximo de qualidades e características do produto ou serviço que se deseja divulgar.

  • C.

    Uma campanha publicitária pode ser constituída por uma única peça ou pode ser composta por vários anúncios, fi lmes, cartazes, outdoors, spots, jingles, materiais de ponto de venda, folhetos promocionais, etc.

  • D.

    Um evento promocional, devido a suas características e abrangência, não deve ser considerado como parte de uma campanha publicitária, mesmo que tenha sido desenvolvido pela mesma agência de propaganda, para o mesmo anunciante e para atingir os mesmos objetivos que as demais peças.

  • E.

    Quanto maior a variedade de veículos de comunicação, mais chances terá uma campanha publicitária de atingir seus objetivos.

Jorge Martins, em seu livro Redação Publicitária: teoria e prática, afi rma que “Toda a publicidade é fato comunicativo que refl ete ideologias da fonte a serem transmitidas a determinados receptores. Para que isso aconteça satisfatoriamente, ela segue modelos informacionais da Linguística e da Semiologia que orientam na escolha e organização de sistemas de signos codifi cadores das mensagens.” Entre os itens abaixo relacionados à redação publicitária, assinale a opção correta.

  • A.

    Quanto mais a mensagem publicitária se caracterize pela novidade, pela surpresa, pelo rompimento de normas estabelecidas, mais ela comunicará.

  • B.

    O trabalho de redação publicitária deve estar voltado a não despertar expectativas nos receptores, pelo uso de sistemas de códigos e subcódigos, tornando a linguagem publicitária mais acessível.

  • C.

    Em sua essência, a mensagem de um texto publicitário deve construir uma imagem favorável que possibilite maior consumo, pela utilização de signos inusitados, apresentando situações que valorizem a coletividade e o consumo em massa, para que não seja caracterizado o individualismo do produto.

  • D.

    Quanto mais signos distintos forem usados em um texto publicitário, maior a capacidade desse texto comunicar e persuadir o receptor a tomar a atitude desejada pelo anúncio – ou seja, quanto mais informações, conceitos e temas, maior a chance do texto atingir seu objetivo.

  • E.

    Por “modelos informacionais da Linguística e da Semiologia”, o autor se refere à linguagem informal, presente em grande parte dos anúncios e textos publicitários.

A campanha publicitária do produto Soft Color da Wella, tem como exórdio a frase "Cabeça não foi feita só para pensar" e a última frase da peroração retoma a ideia do exórdio − "você vai ficar mais bonita até em pensamento". Essa estratégia de redação publicitária é a proposta que evita o questionamento e leva o público a conclusões definitivas. Nesse estilo, a matéria ou tema são dados no exórdio do discurso, no título, e, portanto, deve acabar nele. Essa estrutura é chamada de

  • A.

    lexical.

  • B.

    ventricular.

  • C.

    arremesso.

  • D.

    circular.

  • E.

    línguística.

A publicidade faz uso de diversas estratégias para definir o plano de mídia. Uma delas é utilizada para designar o somatório das audiências no planejamento de uma campanha publicitária, ajudando assim empresas e profissionais de propaganda e marketing a mensurarem o efeito de uma campanha publicitária. Essa unidade de medida é conhecida como

  • A.

    gross rating point.

  • B.

    centimetragem.

  • C.

    brainstorming.

  • D.

    circulação controlada.

  • E.

    day before recall.

A empresa X encomendou uma campanha publicitária para divulgar suas atividades na área de proteção ambiental e sustentabilidade, para, assim, aumentar a empatia da empresa com o público consumidor.

Ao desenvolver a campanha, a agência contratada deve ligar todo o planejamento a um conceito que

  • A.

    atraia novos e melhores fornecedores.

  • B.

    consiga melhores negociações de preço.

  • C.

    foque unicamente no endomarketing.

  • D.

    opte exclusivamente por mídias tradicionais.

  • E.

    possibilite a adaptação a várias peças e a diferentes mídias.

Dentre as chamadas mídias tradicionais, os jornais e as revistas são os veículos mais comumente utilizados em campanhas publicitárias, já que a televisão tem um alto custo de veiculação e produção de comerciais. Ao se escolher, porém, veicular em jornal ou revista, devem-se levar em conta suas limitações, que, no caso dos jornais, são: a vida curta, a leitura apressada, a má reprodução dos anúncios e a sua circulação quase exclusivamente local.

Já no caso das revistas, constata-se que

  • A.

    a circulação é maior do que a tiragem, elas têm apelo universal e alcançam qualquer tipo de público, sendo indicadas para produtos de consumo geral.

  • B.

    a circulação é mais controlada entre o público-alvo preferencial e têm vida mais longa, o que lhes permite apresentar textos mais longos.

  • C.

    a preparação dos anúncios é feita com muita antecedência e representa um grande desperdício de verba quando a campanha é estritamente local.

  • D.

    as inserções publicitárias são mais frequentes, imprimindo intensidade à campanha, elas são mais seletivas e geram uma ação rápida e intensa.

  • E.

    o controle pelo revendedor local é mais fácil, e os seus anúncios podem ser adaptados às condições locais de uma cidade ou região.

Ao se idealizar uma campanha publicitária, é necessário ter em mente que, para o público consumidor, não interessam apenas os meios de informação tradicionais, de grande alcance.

Entre outras correntes ou pressões que moldam a opinião pública, encontram-se aquelas

  • A.

    criadas pelos fornecedores e as criadas pelos outros concorrentes indiretos ou steakholders.

  • B.

    definidas pelas pesquisas de mercado e as definidas pelas verbas publicitárias ou ainda pelo planejamento.

  • C.

    desenvolvidas pela tecnologia e as desenvolvidas pelos consumidores primários ou CEOs das empresas.

  • D.

    encorajadas pelos veículos de comunicação e as encorajadas pelos grandes clientes ou grandes investidores das agências.

  • E.

    motivadas pelos órgãos ou meios e as motivadas pelos tipos humanos ou influenciadores de grupos.

Pode-se definir o profissional de criação publicitária como uma espécie de bricoleur, cuja missão é persuadir o público- alvo, compondo, para tal, mensagens de impacto, valendo-se dos mais diversos discursos existentes.

No exercício da bricolagem, os profissionais

  • A.

    atuam cortando, associando, unindo e editando informações do repertório cultural da sociedade.

  • B.

    fazem uma viagem de reconhecimento pela criação, voltada para a mídia impressa e para o anúncio.

  • C.

    usam o poder de um fato como ferramenta de pesuasão tão ou mais eficiente que outras abordagens.

  • D.

    reproduzem, no resultado da propaganda, a pouca interação entre as áreas da criação.

  • E.

    recomendam realçar um produto ou serviço que apresenta um diferencial quando as mercadorias se assemelham.

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