Questões de Comunicação Social do ano 2012

Lista completa de Questões de Comunicação Social do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Considerando a comunicação interna em organizações, julgue os itens seguintes.

O setor de comunicação interna consiste em um setor planejado cuja principal finalidade é viabilizar a interação entre a organização e seus empregados.

  • C. Certo
  • E. Errado

Sobre o uso do mural como veículo jornalístico empresarial, alguns cuidados devem ser tomados:

  • A.

    Deve ser um espaço democrático, sendo utilizado por todos os que desejarem deixar sua mensagem. Quanto maior o número de murais, maior a adesão dos leitores. Modificar os pontos em que ficam expostos também pode ajudar a renovar o interesse do público.

  • B.

    Deve haver um responsável pela atualização, as notícias devem ser curtas, em letras grandes, apropriadas para quem está em pé e de passagem. O local deve ser bem escolhido, à vista, mas não no meio do caminho. Halls e salas de espera e descanso são ideais.

  • C.

    O jornalista responsável deve buscar informações e redigir os quadros em editorias fixas, como: palavra do presidente, aniversários do mês e mensagens dos funcionários. Devem ser impressos em tamanho padrão, diagramados de forma a atrair os leitores, com atualização diária.

  • D.

    É importante que haja participação obrigatória de gestores e funcionários, para gerar identificação entre os públicos. As notícias devem ser curtas, em letras grandes, apropriadas para quem está em pé e de passagem. O local deve ser bem escolhido, à vista, mas não no meio do caminho. Halls e salas de espera e descanso são ideais.

  • E.

    Somente os gestores devem participar, com informações de interesse da diretoria. O jornalista deve revisar todos os textos para evitar erros. O local deve ser bem escolhido, à vista, mas não no meio do caminho. Halls e salas de espera e descanso são ideais.

Sobre o uso da intranet, é CORRETO afirmar:

  • A.

    Todas as informações estratégicas devem ser publicadas na intranet, cuja leitura deve ser obrigatória para todos os públicos internos. Por isso, são inaceitáveis erros gramaticais e informações incorretas.

  • B.

    É importante a atualização constante e um grande volume de informações para manter contato permanente com todos os públicos.

  • C.

    A atualização imediata e simultânea é sua maior qualidade, mas as notícias devem ser publicadas ao mesmo tempo nas diversas unidades. A intranet deve ser combinada com outras ferramentas para atingir públicos internos diferentes, como murais e boletins.

  • D.

    qualidade, mas as notícias devem ser publicadas ao mesmo tempo nas diversas unidades. A intranet deve ser o único veiculo de comunicação interna, para evitar duplicidade de informações.

  • E.

    Na intranet, as mesmas informações publicadas na internet devem ser disponibilizadas aos funcionários, padronizando conteúdos e linguagem. Isso dispensa as publicações impressas, que custam mais caro.

Sobre o conceito de comunicação institucional, é CORRETO afirmar:

  • A.

    Tem como objetivo aprimorar a comunicação entre departamentos, pessoas e chefias, motivando e integrando o público interno, desenvolvendo um clima favorável na organização.

  • B.

    Trata-se de um sinônimo de comunicação integrada, que visa articular as atividades de relações públicas, jornalismo, publicidade e propaganda na comunicação de uma instituição.

  • C.

    Refere-se à comunicação de informações que dizem respeito exclusivamente ao cidadão, empresa ou instituição estatal.

  • D.

    Trata-se da divulgação de dados públicos, de controle do Estado, que dizem respeito às instituições.

  • E.

    Refere-se ao papel, políticas, responsabilidades e funcionamento das organizações, ligadas geralmente à projeção da imagem e à consolidação da identidade de uma organização.

Conforme mostra Giacaglia:

I. Os eventos para a apresentação dos produtos da empresa para seu mercado-alvo ampliam o leque de exposição. Por ser dirigido, o evento consegue, em um curto período de tempo e de uma só vez, atingir boa parte do público-alvo da empresa.

PORQUE

II. As Feiras se constituem numa boa oportunidade de promover o contato consumidor-produto.

Logo:

  • A.

    as afirmativas I e II estão corretas, e a afirmativa II é uma justificativa da afirmativa I;

  • B.

    as afirmativas I e II estão corretas, e a afirmativa II NÃO é uma justificativa da afirmativa I;

  • C.

    a afirmativa I está correta, mas a afirmativa II está errada;

  • D.

    a afirmativa I está errada, mas a afirmativa II está correta;

  • E.

    as afirmativas I e II estão erradas.

Abaixo, há afi rmativas sobre alguns dos principais formatos de produtos informativos utilizados por organizações para se comunicar com públicos de interesse. Identifique a opção incorreta.

  • A.

    Newsletter é um informativo exclusivamente digital, voltado para segmentos especializados e com tema específico.

  • B.

    Boletim privilegia a informação imediata, na forma de notas e notícias curtas. A versão impressa geralmente tem poucas páginas e visual simples.

  • C.

    A mídia indoor é baseada em painéis digitais atualizados por computador. Muito comum em elevadores, por exemplo.

  • D.

    Position paper é utilizado para informar sobre a posição ofi cial da organização a respeito de um tema, geralmente polêmico ou complexo.

  • E.

    Publieditorial: material pago veiculado sob a forma de matéria jornalística. Não é o mesmo que a chamada matéria paga, já que o leitor é informado de que se trata de informe com características publicitárias.

A comunicação interna é apontada por muitos como um dos principais desafi os das equipes de comunicação e de recursos humanos das organizações para alcançar os objetivos estratégicos, consolidar a imagem corporativa e melhorar a produtividade. Assinale, entre as opções a seguir, aquela que não se adequa às estratégias, objetivos ou canais de comunicação interna em uma organização.

  • A.

    A comunicação interna em uma organização deve permitir e facilitar o fl uxo de informações internas e operacionais, tendo como finalidades máximas o melhor atendimento às necessidades do cliente e o cumprimento da missão institucional.

  • B.

    Toda organização possui redes de comunicação estabelecidas, sejam estas formais ou informais, caracterizando-se como um dos desafios da área de comunicação a prática corrente do diálogo informal, especialmente entre vários departamentos.

  • C.

    De forma geral, os passos para a elaboração de uma estratégia de comunicação interna são: a) avaliar a cultura interna; b) compreender os públicos internos; c) selecionar os meios de comunicação adequados; d) garantir o suporte tecnológico, fi nanceiro e operacional; e) formular e veicular as mensagens adequadas; e f) garantir a continuidade da comunicação ao longo do tempo.

  • D.

    As principais barreiras à comunicação interna são: a) o alto nível de especialização profi ssional, que difi culta a uniformidade das linguagens entre os públicos internos; b) as diferenças departamentais, que podem criar “ilhas” nas quais um setor não conversa com o outro; e c) as diferenças hierárquicas, especialmente entre a alta direção e os colaboradores de menores hierarquias.

  • E.

    Os meios de comunicação interna podem incluir: jornal interno, e-mail, intranet, memorandos, murais, revistas, encontros departamentais formais, reuniões periódicas de equipes, anúncios orais, cursos, treinamentos, vídeos corporativos e outros.

Segundo Wilson da Costa Bueno (http://www.comunicacaoempresarial.com.br), deve-se entender Comunicação Integrada como

  • A.

    o conjunto articulado de esforços, ações, estratégias e produtos de comunicação, planejados e desenvolvidos por uma empresa ou entidade, com o objetivo de agregar valor à sua marca ou de consolidar a sua imagem junto a públicos específicos ou à sociedade como um todo.

  • B.

    o esforço de comunicação desenvolvido por uma empresa, órgão ou entidade para estabelecer canais que possibilitem o relacionamento, ágil e transparente, da direção com o público interno (na verdade, sabe-se que há vários públicos internos em uma organização) e entre os próprios elementos que integram este público.

  • C.

    a estratégia que contempla as ações desenvolvidas por uma empresa ou entidade no sentido de reforçar a imagem das suas marcas, produtos e serviços, colocando-as favoravelmente no mercado e, evidentemente, aumentando as suas vendas e, por extensão, a sua receita.

  • D.

    todas as atividades e ações desenvolvidas pelo Governo Federal, pelos Governos Estaduais e Municipais e pelos seus órgãos (secretarias, ministérios) e empresas no sentido de colocar-se junto à opinião pública, democratizando as informações de interesse da sociedade e prestando contas de seus atos.

  • E.

    um conjunto complexo de atividades, ações, estratégias, produtos e processos desenvolvidos para reforçar a imagem de uma empresa ou entidade (sindicato, órgãos governamentais, ONGs, associações, universidades etc) junto aos seus públicos de interesse (consumidores, empregados, formadores de opinião, classe política ou empresarial, acionistas, comunidade acadêmica ou financeira, jornalistas etc.) ou junto ao público interno.

Em relação à produção de notícias dirigida ao público interno, é CORRETO afirmar que

  • A.

    o noticiário traduz as políticas empresariais para uma linguagem mais acessível sem a necessidade de conectá-las aos acontecimentos do cotidiano.

  • B.

    períodos curtos, orações em ordem direta e a transcrição de falas de empregados, preservando a coloquialidade, contribuem para tornar a linguagem simples e favorecer a identificação.

  • C.

    o jornal organizacional existe somente pelo interesse e fidelidade os trabalhadores-leitores.

  • D.

    o conteúdo de um veículo empresarial interno, para interessar aos leitores e cumprir sua estratégia de gestão não precisa equilibrar assuntos que dizem respeito diretamente ao empregado e os que a empresa pretende divulgar.

Levando-se em consideração o processo da comunicação organizacional integrada é INCORRETO afirmar que a Gerência de Comunicação deve:

I. Coordenar a integração dos movimentos táticos (ações, programas, projetos, bem como buscar a otimização dos recursos).

II. Unificar o discurso. Mesma mensagem para todos os públicos.

III. Diversificar o discurso, ou seja, modificar a mensagem para os diferentes públicos.

IV. Integrar a comunicação e os marketings institucional (cultural, esportivo, social, ecológico etc.).

A partir dessa análise, pode-se concluir que apenas as afirmativas

  • A.

    I, II e III estão corretas.

  • B.

    I, II e IV estão corretas.

  • C.

    I e II estão corretas.

  • D.

    III e IV estão corretas.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...