Questões de Comunicação Social do ano 2013

Lista completa de Questões de Comunicação Social do ano 2013 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Com relação à imagem e ao texto no telejornalismo, assinale a alternativa correta.

  • A. A imagem no telejornalismo precisa “casar” com o texto.
  • B. No telejornalismo, a imagem é sempre mais importante que o texto, pois ela vale muito mais que as palavras.
  • C. Texto e imagem, na televisão, são a mesma coisa.
  • D. Mesmo que a imagem seja importante, a essência do jornalismo é o texto, por isso essa é uma questão relativa, mesmo em se tratando de televisão.
  • E. No telejornalismo, o mais importante é uma boa edição que sempre valorize a imagem em detrimento do texto.

Considerando que, no jornalismo, é cada vez mais comum a interação da produção da notícia com a ajuda do público, assinale a alternativa que indica como acontece essa interação.

  • A. Na geração de informações que são ditas de maneira informal.
  • B. Na conversa por telefone, com indicação de fontes que podem servir na produção de uma matéria de denúncia, mas sem qualquer apuração a fim de se evitar problemas para a fonte.
  • C. Na geração de imagens capturadas pelo público que está no local, mas que não quer se identificar e não tem autorização de envio.
  • D. Na sugestão de pauta pelos correios, com o endereço e as informações credenciais da fonte.
  • E. Com o envio de vídeo, sugestão de pauta, sugestão de personagem ou indicação de como está o trânsito.

No trabalho da assessoria de imprensa, entre uma série de etapas a serem respeitadas, é necessário conhecer as técnicas específicas para se vender uma pauta. Nesse âmbito, o release ainda é o principal instrumento de conquista de espaço nessa relação, havendo uma tipologia específica que trata dos tipos de releases de que o assessor pode fazer uso. Acerca desse assunto, é correto afirmar que boletim de pauta que se define como

  • A. conjunto de pautas.
  • B. convocação.
  • C. texto de nota.
  • D. vídeo-release.
  • E. áudio-release.

Assinale a alternativa correta quanto ao aspecto que o editor deve considerar para valorizar o texto e o conteúdo fotográfico disponível, quando a notícia está sendo preparada para jornais.

  • A. O texto tem sempre maior importância.
  • B. A foto tem sempre maior importância.
  • C. Devem haver mais fotos que texto.
  • D. A foto deve compor o texto e complementar as informações.
  • E. A foto deve compor o texto e valorizar as informações com imagens de impacto.

Considerando que o processo gráfico compreende, como uma das etapas, a produção do fotolito, assinale a alternativa correta quanto ao trabalho relativo a essa etapa.

  • A. Mudar textos e fazer correções de português.
  • B. Verificar apenas se o arquivo sairá conforme a prova, e também se as cores correspondem às originais e não estão saturadas.
  • C. Mudar páginas e fotos.
  • D. Fazer a revisão final de todo o trabalho, incluindo a revisão ortográfica.
  • E. Gerar novas provas até que o cliente aprove.

É correto afirmar que a fase de reprodução de um projeto gráfico consiste na

  • A. reprodução de várias edições.
  • B. oferta de várias cópias aos patrocinadores.
  • C. reprodução das fotos principais para aprovação do cliente.
  • D. impressão do fotolito para aprovação do cliente.
  • E. fase final em que o fotolito aprovado é impresso.

Assinale a alternativa que apresenta a definição de rough ou leiautes.

  • A. São textos e fotos em um papel jornal.
  • B. São fotolitos rabiscados.
  • C. É um rabisco inicial de ideias.
  • D. São ideias originais no papel de fotolito.
  • E. É a ideia esquematizada em uma reprodução.

Julgue os itens a seguir, referentes à pesquisa de mercado.

Escalas atitudinais são usadas em coleta de dados primários via observação.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens a seguir, referentes à pesquisa de mercado.

A coleta de dados via scanner é uma técnica de observação utilizada pelo varejo.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que se refere à segmentação e ao posicionamento de mercado, julgue os itens que se seguem.

O ponto de diferença refere-se à superioridade de uma marca em relação a outras.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...