Questões de Comunicação Social do ano 2013

Lista completa de Questões de Comunicação Social do ano 2013 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Considerando o texto, é correto afirmar que uma campanha publicitária como a descrita

  • A. deve apresentar as mesmas peças em todos os tipos de mídias, para criar uma identidade visual e ser mais bem memorizada pelo público-alvo. Porém não deve repetir o slogan, sendo criado um para cada material.
  • B. é composta por um conjunto de peças publicitárias, que podem ser lidas individualmente, pois são mensagens completas. Porém o uso de várias peças em diferentes mídias pode confundir o consumidor e não favorecer a memorização da marca.
  • C. é o resultado de vários conceitos criativos que são apresentados nos títulos das diversas peças que devem se adequar ao formato de cada mídia, com exceção da mídia digital, que somente reproduz as peças já veiculadas em outras mídias.
  • D. é um conjunto de peças que são criadas objetivando atingir determinado público-alvo e persuadi-lo à compra ou à aderência a uma ideia. As peças devem trazer o mesmo conceito criativo, além do slogan que é reproduzido em todo material, porém não devem ser idênticas, uma vez que são veiculadas em mídias que trazem características diferentes.
  • E. deve apresentar peças fragmentadas para melhor persuadir o receptor, o qual deve completar o sentido da mensagem.

No mundo atual, icônico e repleto de anúncios publicitários, irão se destacar aqueles nos quais a atenção, a compreensão, a memorização e a credibilidade forem valorizadas, tanto no texto linguístico, quanto na ilustração. Vale lembrar que a função da publicidade e propaganda é persuadir e influenciar o comportamento das pessoas, além de divulgar produtos, serviços e ideias. Para isso, utiliza recursos argumentativos no seu discurso, tanto na linguagem verbal quanto na não verbal. Em 2012, o cantor Leonardo foi o protagonista de duas campanhas publicitárias do Ministério das Cidades para alertar os motoristas sobre os riscos de acidentes nas ruas e estradas durante o feriado de Corpus Christi e as festas de São João. Nesse caso, é correto afirmar que

  • A. essa campanha publicitária apresenta função comercial e trabalha, no seu discurso, com a comunicação de interesse público.
  • B. essa campanha publicitária apresenta função social e trabalha, no seu discurso, com a comunicação de interesse público.
  • C. essa campanha publicitária apresenta função social e não trabalha, no seu discurso, com a comunicação de interesse público.
  • D. essa campanha publicitária não tem função social, pois não trabalha com a comunicação de interesse público no seu discurso.
  • E. a comunicação de interesse público não é utilizada nos discursos publicitários. Logo, a campanha do Ministério das Cidades referenciada não apresenta esse tipo de comunicação.

Leia o texto abaixo e, em seguida, assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna.

Com base no cenário atual, o Ministério das Cidades, por meio do Denatran, lançou, neste ano, uma campanha de conscientização que tem como principal objetivo alertar os motociclistas e os motoristas sobre a urgente necessidade de redução dos acidentes de trânsito. A segurança sobre duas rodas é uma via de mão dupla, pois depende da consciência do motociclista e do respeito dos motoristas. Por isso, neste ano, deu-se continuidade ao conceito que guiou a bem-sucedida campanha do ano passado que teve como slogan “Moto. É preciso saber usar. É preciso respeitar”. O slogan, presente nas peças publicitárias, deve ter características como benefício-chave, diferenciação da marca, sentimentos positivos, e reproduz, no formato de texto, o(a) _______________ da campanha publicitária.

  • A. estratégia
  • B. target
  • C. posicionamento
  • D. atendimento
  • E. checklist

Considerando que a aplicação prática do projeto de design de uma publicação é denominada diagramação, julgue os itens que se seguem.

O texto com alinhamento centralizado é considerado estático, convencional e conservador, e seu uso é mais efetivo em parágrafos pequenos, como em convites, títulos de páginas, certificados e diplomas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação às pesquisas de opinião e mercado, julgue os itens subsecutivos.

Nos grupos focais, é possível utilizar um guia de discussão com uma lista de verificação de todos os tópicos que devem ser obrigatoriamente discutidos pelo moderador.

  • C. Certo
  • E. Errado

Do ponto de vista das organizações, há dois interesses centrais na classificação de eventos: o institucional e o promocional. A respeito desse assunto, julgue os itens subsequentes.

As normas de protocolo em um cerimonial devem ser observadas com rigor, embora as regras da diplomacia ou a observância de utilização de indumentária própria e de elementos simbólicos sejam prescindíveis.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito de planejamento e organização de eventos, julgue os itens que se seguem.

Recursos são todos os elementos humanos, materiais e físicos que serão empregados no evento.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito de planejamento e organização de eventos, julgue os itens que se seguem.

Na implantação, são determinados o responsável pela coordenação de todo o processo da organização do evento e os procedimentos que serão adotados nesse processo.

  • C. Certo
  • E. Errado

A avaliação de um evento consiste em um processo de observação, mensuração e monitoração crítica, a fim de se mensurarem seus resultados de forma precisa. Acerca da organização de eventos e dos instrumentos de controle de sua avaliação, julgue os itens a seguir.

A monitoração do evento é usada para determinar os níveis de recursos requeridos e auxilia a organização na decisão de prosseguir ou não com o evento.

  • C. Certo
  • E. Errado

Um evento pode ser incluído como um dos componentes do mix de comunicação. O que torna o evento uma atividade de relações públicas e marketing é a sua capacidade de reunir todos os públicos envolvidos em um único ambiente interativo. Do ponto de vista das organizações, há dois interesses centrais na classificação de eventos, o institucional e o promocional. Com relação a esse tema, julgue os itens subsecutivos.

A Bandeira Nacional deve ocupar lugar de honra no cerimonial, o centro, compondo o cenário da mesa de autoridades.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...