Questões de Comunicação Social do ano 2013

Lista completa de Questões de Comunicação Social do ano 2013 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Uma montadora de veículos precisa de uma solução de baixo custo e de rápida atualização para reforçar sua comunicação com os operários durante os turnos de trabalho.

O veículo jornalístico de comunicação interna mais indicado nessa situação é a(o)

  • A.

    revista

  • B.

    intranet

  • C.

    jornal

  • D.

    mural

  • E.

    informativo digital

Um dos fatores de sucesso da comunicação interna é o correto alinhamento da estratégia de comunicação com a realidade do ambiente empresarial. A decisão quanto aos tipos de veículos adequados a esse fim é um dos requisitos para esse sucesso.

Assim, no escopo do público interno,

  • A.

    o tipo de publicação empresarial é decidido anualmente pela alta direção da organização, em seu planejamento estratégico.

  • B.

    os veículos jornalísticos são mais eficazes do que a comunicação direta dos chefes com suas equipes.

  • C.

    a fase inicial de implantação de uma política de comunicação é um período crítico, pois depende das pautas enviadas pelas assessorias de veículos da grande imprensa.

  • D.

    um veículo tecnológico, como um informativo digital ou TV corporativa, ajusta-se a todos os tipos de públicos de uma organização.

  • E.

    uma estratégia de comunicação equilibrada combina diversos programas para atingir o público interno em diferentes situações.

Julgue os itens a seguir, relativos aos processos de produção e edição da notícia em diferentes meios de comunicação.

O gênero reportagem exige uma apuração mais longa e um texto mais elaborado; por isso, trata-se de um formato exclusivo do jornalismo em mídia impressa (jornal e revista).

  • C. Certo
  • E. Errado

A diagramação de publicações periódicas é elemento significativo do design gráfico para instituições de grande porte. Nesse processo estão incluídos, por exemplo, catálogos, revistas e folhetos, cujos leiautes empregam texto, fotografias, ilustrações e elementos gráficos. A partir dessas informações, e considerando o exercício de diagramação apresentado na figura acima, é correto afirmar que

o conjunto gráfico identificado pelo número 2 é denominado, no jargão editorial, lide (lead) da matéria jornalística.

  • C. Certo
  • E. Errado

É correto afirmar que o termo indústria cultural foi utilizado pela primeira vez por

  • A. Mauro Wolf.
  • B. Pierre Bourdieu.
  • C. Horkheimer e Adorno.
  • D. Marshall.
  • E. Gabriel Cohn.

Algumas suposições nunca se configuraram como reais. Por exemplo, havia a suposição de que a televisão iria eliminar o rádio ou mesmo o cinema, mas hoje se fala que a tendência é o três em um (computador, televisão e internet). Aparentemente, um caminho sem volta que representa dias contados para os jornais impressos, porém eles ainda perduram. Com base nessa análise, é correto afirmar que

  • A. os jornais impressos já são coisa do passado.
  • B. não há mercado para os jornais impressos.
  • C. um meio não elimina o outro.
  • D. os meios de comunicação são dinâmicos e um incorpora o outro, pondo fim à trajetória do veículo anterior.
  • E. cada veículo possui sua época.

As notícias concorrem entre si. O processo de produção da notícia começa na pauta, quando o jornalista define que assunto será motivo de cobertura. Em muitos casos, a pauta define até o enfoque para a cobertura. Assim, o trabalho de edição vai além de uma mera escolha de imagens ou de palavras. Com base nessa análise, de que forma o jornalista deve trabalhar o próprio texto para oferecer um retrato real da notícia?

  • A. O jornalista deve apurar os fatos na própria redação e sair com a matéria pronta.
  • B. Mesmo com as orientações recebidas, o jornalista deve buscar entender exatamente os fatos para evitar distorções e notícia vazia.
  • C. Hoje, a apuração pode ser feita pela internet, uma vez que as fontes estão com mensagens e pensamentos publicados nas redes sociais e nos sites. Dessa forma, não há mais necessidade de se perder tempo com apurações mais detalhadas.
  • D. O jornalista deve receber as orientações e cumprir conforme o roteiro recebido da pauta.
  • E. O jornalista deve apurar e deixar que o editor decida sobre a forma que irá trabalhar a notícia, sem se preocupar com a sua própria apuração.

É correto afirmar que os processos comunicacionais possuem uma relação íntima com

  • A. a vida nos planetas.
  • B. o crescimento do bebê.
  • C. a prática de mais riquezas.
  • D. os desenvolvimentos sociais.
  • E. novas conquistas individualistas.

Entre os veículos de comunicação, o que possui como principal característica – de utilidade pública – a prestação de serviço à coletividade é o(a)

  • A. cinema.
  • B. rádio.
  • C. televisão.
  • D. jornal.
  • E. internet.

Considerando que a interatividade na comunicação é fundamental no atual momento, assinale a alternativa correta.

  • A. A interatividade na comunicação deve ser fluida e independente dos outros veículos.
  • B. A interatividade na comunicação só acontece se a mensagem for adequada para o veículo, com uma linguagem específica desse veículo, cujos elementos possam sinalizar a integração entre seus diversos formatos.
  • C. Uma integração de veículos propicia uma linguagem única, com a mensagem central focada no assunto que se deseja divulgar.
  • D. A interatividade na comunicação é o sucesso de uma mensagem.
  • E. A interatividade está associada necessariamente à integração com todos os veículos de comunicação disponíveis.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...