Questões de Comunicação Social do ano 2013

Lista completa de Questões de Comunicação Social do ano 2013 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

No que se refere à segmentação e ao posicionamento de mercado, julgue os itens que se seguem.

De acordo com o critério substancial, o diferencial da marca não pode ser facilmente copiável pelos concorrentes.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que se refere à segmentação e ao posicionamento de mercado, julgue os itens que se seguem.

A demografia configura-se como a base tradicional de segmentação de mercado.

  • C. Certo
  • E. Errado

Uma empresa que oferece serviços de limpeza terceirizados para escritórios está avaliando sua demanda para o próximo ano. NÃO representa uma variável importante para este cálculo:

  • A.

    Custo dos materiais de limpeza.

  • B.

    Preço médio da hora de serviço.

  • C.

    PIB − Produto Interno Bruto.

  • D.

    Índice de construção de novos prédios comerciais.

  • E.

    Valor do salário mínimo.

Quanto à construção da imagem institucional, assinale a alternativa correta.

  • A. O design tem pouca efetividade quanto à materialização da cultura institucional em si.
  • B. O design estratégico deve entender o produto como um veículo que serve como meio de comunicação de uma mensagem da empresa para os indivíduos.
  • C. A imagem institucional precede a identidade institucional, segundo Kapferer.
  • D. Essa construção é fruto de uma série de fatores, alguns controlados e outros imprevisíveis, ficando muitas vezes vulnerável às oscilações de mercado.
  • E. Os objetivos estratégicos de uma instituição não têm interferência direta na estratégia de construção da própria imagem.

Assinale a alternativa correta.

  • A. O jornalismo público caracteriza-se principalmente pelo atendimento ao interesse de parte preponderante da população, devidamente quantificada por instrumentos públicos de medição.
  • B. No jornalismo público, o critério de noticiabilidade está mais definido pela agenda do cidadão do que pelos políticos e pelos poderes econômicos, ao contrário do que é praticado pelos meios de comunicação atualmente, que consideram os cidadãos mais como vítimas e consumidores do que como portadores potenciais de discurso público.
  • C. O conceito de jornalismo público inspirou o desenvolvimento do conceito de Responsabilidade Social das Empresas (RSE).
  • D. Com a abertura política, em meados dos anos de 1980, consolidou-se, no Brasil, o conceito de jornalismo público, superando os anos de censura imposta pelo governo militar.
  • E. Um dos propósitos do jornalismo público é reconectar os cidadãos com a vida pública, lançando mão de estratégias como a democratização do acesso à internet e aos demais meios de comunicação.

Assinale a alternativa correta.

  • A. Quando se detecta a presença de signos e códigos na comunicação, dá-se o processo tipicamente estudado pela semiótica.
  • B. Ao cunhar a expressão “o meio é a mensagem”, o sociólogo canadense Marshall McLuhan quis mostrar que o meio não é apenas um veículo ou um canal de comunicação.
  • C. Com base nos modelos de Laswell, Schramm e Lazarfeld, o paradigma funcionalista formulava duras críticas ao processo utilizado pelos agentes de extensão rural, o que inspirou o clássico trabalho de Paulo Freire, “Comunicação ou Extensão”.
  • D. De acordo com as teorias do filósofo e sociólogo alemão Jüergen Habermas, a esfera pública é a dimensão social do processo comunicativo que ganhou relevância ao longo do século 20, tendo seu ponto máximo estabelecido pelo advento das novas tecnologias de comunicação e informação.
  • E. Para os sociólogos John e Matilde Riley, o processo que se estabelece entre o comunicador e o receptor independe da estrutura de relações sociais.

A respeito dos processos de comunicação, assinale a alternativa correta.

  • A. Para Martin Barbero, a recepção é tão somente uma etapa no interior do processo de comunicação.
  • B. A crítica ao modelo funcionalista por teóricos e pesquisadores em comunicação levou ao desenvolvimento de novos métodos de pesquisa da comunicação, adequados à realidade latinoamericana.
  • C. Os estudos de recepção agrupam a família, o trabalho e o lazer como um espaço homogêneo, dando condições à chamada comunicação de massa.
  • D. As pesquisas em comunicação na América Latina, realizadas nos anos de 1980 e 1990, confirmam os estudos que, até então, privilegiavam o emissor e os efeitos da comunicação em detrimento do receptor.
  • E. Outro fator importante para a estagnação dos estudos de comunicação na América Latina foi a Teologia da Libertação, segmento progressista da Igreja Católica.

A respeito de planejamento de campanha publicitária e estrutura das agências de publicidade, julgue os itens seguintes.

A área de atendimento desempenha uma dupla função, tanto representa a agência como os interesses do cliente no âmbito da própria agência.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito de planejamento de campanha publicitária e estrutura das agências de publicidade, julgue os itens seguintes.

O briefing, fornecido pela agência, reúne informações que orientam o planejamento de uma campanha.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca de redação publicitária e planejamento editorial e de mídia, julgue os itens a seguir.

Atrair os olhos das pessoas para a leitura é o objetivo do contraste, elemento de design empregado em impressos e portais de conteúdo.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...