Questões de Comunicação Social do ano 2013

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Na análise das estratégias da atratividade e da condição de sustentação de longo prazo em um dado mercado ou segmento, os administradores de marketing podem se valer do Modelo das 5 Forças de Porter. Apresenta corretamente algumas das variáveis (Forças) consideradas neste modelo:

  • A.

    Grau de inovação tecnológica dos mercados; Intensidade competitiva; Influência dos canais de distribuição.

  • B.

    Custos de promoção da oferta no mercado; Poder de barganha dos compradores; Poder de barganha dos fornecedores.

  • C.

    Pontos fortes; Pontos fracos; Oportunidades.

  • D.

    Taxa de crescimento do PIB; Taxa de Câmbio; Nível de desemprego.

  • E.

    Grau de rivalidade no segmento ou mercado; Ameaça de novos entrantes; Ameaça de produtos substitutos.

Ao assumir a gestão de marketing de uma organização, Paulo, um profissional de marketing, observou que as estratégias eram idênticas para todos os clientes e consumidores. "Isso está errado", disse ele em reunião com a alta direção. "Nem todos os compradores possuem as mesmas necessidades e respondem de modo semelhante às ações de marketing. Precisamos estudá-los melhor e dividir o mercado em grupos distintos para avaliar quais merecem maior atenção e quais estratégias são mais adequadas para cada um deles". Para justificar as recomendações, Paulo utilizou, dentre os conceitos do planejamento em marketing, a análise

  • A.

    SWOT.

  • B.

    do posicionamento da oferta.

  • C.

    da segmentação do mercado.

  • D.

    das cadeias de valor.

  • E.

    do Brand Equity.

Um dos maiores desafios da gestão de marketing é lidar com a satisfação dos clientes, buscando alcançar a fidelidade, isto é, a preferência por uma marca em particular ou por um mesmo canal, que resulta na repetição da compra. Está corretamente relacionada com as teorias sobre a fidelidade:

  • A.

    Clientes satisfeitos não mudam para outras ofertas melhores.

  • B.

    Promoções continuadas permitem reter clientes in satisfeitos.

  • C.

    Pequenos aumentos na satisfação podem levar a grandes aumentos na fidelidade.

  • D.

    Clientes altamente satisfeitos têm maior probabilidade de elogiarem e defenderem a empresa.

  • E.

    O grau de fidelidade a um produto é proporcional ao grau de satisfação do consumidor.

Lucas está analisando o grau de fidelidade de sua base de clientes. Representa um índice relevante para análise do grau de fidelidade da base de clientes:

  • A.

    o número de indicações de novos clientes por parte de clientes atuais.

  • B.

    o valor médio das compras do cliente

  • C.

    a taxa de compra de marcas próprias da empresa

  • D.

    a taxa de crescimento da base de clientes

  • E.

    o índice do crescimento do faturamento

Quando uma organização contrata uma auditoria em marketing, significa que quer

  • A.

    avaliar o desempenho da equipe de vendas na lucratividade dos negócios.

  • B.

    investigar se houve ilícitos no uso das verbas destinadas ao setor.

  • C.

    avaliar a adequação das atividades de marketing da organização em relação aos objetivos previamente estabelecidos.

  • D.

    avaliar se o composto de marketing está ajustado a sua missão e a seus valores declarados.

  • E.

    avaliar o grau de satisfação do cliente em relação aos produtos e serviços disponibilizados no mercado.

O ROI é uma das medidas mais comumente utilizadas na avaliação de programas de marketing, e significa

  • A.

    Retorno sobre Investimento, ou o cálculo dos retornos obtidos pelo investimento realizado em ações de marketing.

  • B.

    Resultados Operacionais dos Impactos de marketing, isso é, a avaliação das modificações obtidas pela gestão das variáveis do composto do marketing.

  • C.

    Reativação de Operações Interrompidas, isso é, a capacidade de a empresa reativar clientes que deixaram de realizar compras mas que eram ativos no passado.

  • D.

    Results on Incomes, ou seja, Resultados de Receitas que expressam o desempenho de vendas da organização em relação às metas contábeis estabelecidas no trimestre.

  • E.

    Rewards On Impacts, ou seja, recompensas sobre impactos das atividades de gestão estratégica de marketing.

  • A.

    Se os dados expressos em cada linha da coluna D forem divididos pela somatória das vendas de todas as Marcas (X, Y e Z), pode-se organizar um gráfico de setor (em formato “pizza”) com os percentuais de participação de cada grupo na marca Y.

  • B.

    Para analisar a série histórica das vendas da marca X, devem ser tomadas as linhas da coluna C, referentes às vendas da Marca e organizar estes dados em um histograma (gráfico de barras).

  • C.

    Com os dados fornecidos no enunciado não é possível calcular as populações específicas de cada grupo analisado.

  • D.

    As vendas totais do mercado consideradas na planilha, devem ser obtidas a partir do somatório das vendas das Marcas X, Y e Z para todos os grupos da população em questão.

  • E.

    Para calcular o market share da Marca Z, basta somar os dados das vendas totais das unidades e dividir esse total pelo somatório da marca Z em todos os grupos.

Uma abordagem influente sobre motivação, e incorporada pelos profissionais de marketing, foi formulada pelo psicólogo Abraham Maslow, que propôs uma hierarquia das necessidades humanas. A proposta de Maslow

  • A.

    divide as motivações de consumo em 3 níveis: as motivações de associação (necessidade de se ajustar a grupos de referência); motivações de poder (quando o consumidor busca controlar o ambiente à sua volta); e motivações de singularidade (centradas na afirmação da identidade do consumidor).

  • B.

    propõe que fatores pessoais e culturais se combinam para criar um desejo, que é a manifestação no nível mais elevado da hierarquia da motivação humana.

  • C.

    estabelece que certos comportamentos são motivados por instintos inatos, que são comportamentos universais da espécie humana.

  • D.

    divide as necessidades humanas em "utilitárias", isto é, aquelas que enfatizam atributos tangíveis e objetivos das ofertas e em necessidades "hedônicas", que são subjetivas e próprias da experiência além dos aspectos funcionais das ofertas.

  • E.

    é a de que os seres humanos procuram primeiro satisfazer suas necessidades básicas antes de buscar satisfazer níveis mais elaborados de necessidades, como status, amizade ou autorrealização.

Envolvimento com a oferta é um conceito central para analisar o comportamento do consumidor. Na aplicação deste conceito,

  • A.

    o envolvimento é baseado em aspectos racionais da decisão de compra, pois o comprador ativa critérios cognitivos para avaliação de compras que considera complexas.

  • B.

    clientes que devotam interesse por uma oferta, apenas em uma ocasião específica podem ser clas sificados como envolvidos situacionais.

  • C.

    clientes envolvidos profundamente têm intenso foco nos atributos originais da oferta, por isso é difícil atraí-los como experimentadores de novas versões relacionadas à oferta principal.

  • D.

    clientes envolvidos são mais sensíveis a variações do preço do produto, pois possuem maior referência histórica dos preços praticados.

  • E.

    clientes com baixo envolvimento geralmente são mais sensíveis a argumentos técnicos.

A classificação da população pelo critério socioeconômico é amplamente utilizada na definição de estratégias de marketing. Sobre aspectos relacionados a esta classificação, é correto afirmar que

  • A.

    mobilidade social é a passagem de indivíduos, quan do ascendem de uma classe social para outra.

  • B.

    número de banheiros, número de empregados domésticos e número de aparelhos de rádio no domicílio são alguns dos itens medidos para operacionalizar a classificação socioeconômica dos res pondentes, de acordo com o Critério Brasil.

  • C.

    os critérios de classes sociais comumente utilizados contemplam a classe social subjetiva, ou seja, a classe com que o consumidor se identifica.

  • D.

    o critério de classe social equivale à classificação por faixas de renda, já que é a renda que permite o acesso a uma determinada classe social.

  • E.

    de acordo com o Critério Brasil, assumido pela ABEP (Associação Brasileira de Empresas de Pesquisas), a classificação socioeconômica de um indivíduo é determinada por critérios de renda pessoal, itens de posse e nível educacional do chefe da família.

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