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Na análise das estratégias da atratividade e da condição de sustentação de longo prazo em um dado mercado ou segmento, os administradores de marketing podem se valer do Modelo das 5 Forças de Porter. Apresenta corretamente algumas das variáveis (Forças) consideradas neste modelo:
Grau de inovação tecnológica dos mercados; Intensidade competitiva; Influência dos canais de distribuição.
Custos de promoção da oferta no mercado; Poder de barganha dos compradores; Poder de barganha dos fornecedores.
Pontos fortes; Pontos fracos; Oportunidades.
Taxa de crescimento do PIB; Taxa de Câmbio; Nível de desemprego.
Grau de rivalidade no segmento ou mercado; Ameaça de novos entrantes; Ameaça de produtos substitutos.
Ao assumir a gestão de marketing de uma organização, Paulo, um profissional de marketing, observou que as estratégias eram idênticas para todos os clientes e consumidores. "Isso está errado", disse ele em reunião com a alta direção. "Nem todos os compradores possuem as mesmas necessidades e respondem de modo semelhante às ações de marketing. Precisamos estudá-los melhor e dividir o mercado em grupos distintos para avaliar quais merecem maior atenção e quais estratégias são mais adequadas para cada um deles". Para justificar as recomendações, Paulo utilizou, dentre os conceitos do planejamento em marketing, a análise
SWOT.
do posicionamento da oferta.
da segmentação do mercado.
das cadeias de valor.
do Brand Equity.
Um dos maiores desafios da gestão de marketing é lidar com a satisfação dos clientes, buscando alcançar a fidelidade, isto é, a preferência por uma marca em particular ou por um mesmo canal, que resulta na repetição da compra. Está corretamente relacionada com as teorias sobre a fidelidade:
Clientes satisfeitos não mudam para outras ofertas melhores.
Promoções continuadas permitem reter clientes in satisfeitos.
Pequenos aumentos na satisfação podem levar a grandes aumentos na fidelidade.
Clientes altamente satisfeitos têm maior probabilidade de elogiarem e defenderem a empresa.
O grau de fidelidade a um produto é proporcional ao grau de satisfação do consumidor.
Lucas está analisando o grau de fidelidade de sua base de clientes. Representa um índice relevante para análise do grau de fidelidade da base de clientes:
o número de indicações de novos clientes por parte de clientes atuais.
o valor médio das compras do cliente
a taxa de compra de marcas próprias da empresa
a taxa de crescimento da base de clientes
o índice do crescimento do faturamento
Quando uma organização contrata uma auditoria em marketing, significa que quer
avaliar o desempenho da equipe de vendas na lucratividade dos negócios.
investigar se houve ilícitos no uso das verbas destinadas ao setor.
avaliar a adequação das atividades de marketing da organização em relação aos objetivos previamente estabelecidos.
avaliar se o composto de marketing está ajustado a sua missão e a seus valores declarados.
avaliar o grau de satisfação do cliente em relação aos produtos e serviços disponibilizados no mercado.
O ROI é uma das medidas mais comumente utilizadas na avaliação de programas de marketing, e significa
Retorno sobre Investimento, ou o cálculo dos retornos obtidos pelo investimento realizado em ações de marketing.
Resultados Operacionais dos Impactos de marketing, isso é, a avaliação das modificações obtidas pela gestão das variáveis do composto do marketing.
Reativação de Operações Interrompidas, isso é, a capacidade de a empresa reativar clientes que deixaram de realizar compras mas que eram ativos no passado.
Results on Incomes, ou seja, Resultados de Receitas que expressam o desempenho de vendas da organização em relação às metas contábeis estabelecidas no trimestre.
Rewards On Impacts, ou seja, recompensas sobre impactos das atividades de gestão estratégica de marketing.
Se os dados expressos em cada linha da coluna D forem divididos pela somatória das vendas de todas as Marcas (X, Y e Z), pode-se organizar um gráfico de setor (em formato pizza) com os percentuais de participação de cada grupo na marca Y.
Para analisar a série histórica das vendas da marca X, devem ser tomadas as linhas da coluna C, referentes às vendas da Marca e organizar estes dados em um histograma (gráfico de barras).
Com os dados fornecidos no enunciado não é possível calcular as populações específicas de cada grupo analisado.
As vendas totais do mercado consideradas na planilha, devem ser obtidas a partir do somatório das vendas das Marcas X, Y e Z para todos os grupos da população em questão.
Para calcular o market share da Marca Z, basta somar os dados das vendas totais das unidades e dividir esse total pelo somatório da marca Z em todos os grupos.
Uma abordagem influente sobre motivação, e incorporada pelos profissionais de marketing, foi formulada pelo psicólogo Abraham Maslow, que propôs uma hierarquia das necessidades humanas. A proposta de Maslow
divide as motivações de consumo em 3 níveis: as motivações de associação (necessidade de se ajustar a grupos de referência); motivações de poder (quando o consumidor busca controlar o ambiente à sua volta); e motivações de singularidade (centradas na afirmação da identidade do consumidor).
propõe que fatores pessoais e culturais se combinam para criar um desejo, que é a manifestação no nível mais elevado da hierarquia da motivação humana.
estabelece que certos comportamentos são motivados por instintos inatos, que são comportamentos universais da espécie humana.
divide as necessidades humanas em "utilitárias", isto é, aquelas que enfatizam atributos tangíveis e objetivos das ofertas e em necessidades "hedônicas", que são subjetivas e próprias da experiência além dos aspectos funcionais das ofertas.
é a de que os seres humanos procuram primeiro satisfazer suas necessidades básicas antes de buscar satisfazer níveis mais elaborados de necessidades, como status, amizade ou autorrealização.
Envolvimento com a oferta é um conceito central para analisar o comportamento do consumidor. Na aplicação deste conceito,
o envolvimento é baseado em aspectos racionais da decisão de compra, pois o comprador ativa critérios cognitivos para avaliação de compras que considera complexas.
clientes que devotam interesse por uma oferta, apenas em uma ocasião específica podem ser clas sificados como envolvidos situacionais.
clientes envolvidos profundamente têm intenso foco nos atributos originais da oferta, por isso é difícil atraí-los como experimentadores de novas versões relacionadas à oferta principal.
clientes envolvidos são mais sensíveis a variações do preço do produto, pois possuem maior referência histórica dos preços praticados.
clientes com baixo envolvimento geralmente são mais sensíveis a argumentos técnicos.
A classificação da população pelo critério socioeconômico é amplamente utilizada na definição de estratégias de marketing. Sobre aspectos relacionados a esta classificação, é correto afirmar que
mobilidade social é a passagem de indivíduos, quan do ascendem de uma classe social para outra.
número de banheiros, número de empregados domésticos e número de aparelhos de rádio no domicílio são alguns dos itens medidos para operacionalizar a classificação socioeconômica dos res pondentes, de acordo com o Critério Brasil.
os critérios de classes sociais comumente utilizados contemplam a classe social subjetiva, ou seja, a classe com que o consumidor se identifica.
o critério de classe social equivale à classificação por faixas de renda, já que é a renda que permite o acesso a uma determinada classe social.
de acordo com o Critério Brasil, assumido pela ABEP (Associação Brasileira de Empresas de Pesquisas), a classificação socioeconômica de um indivíduo é determinada por critérios de renda pessoal, itens de posse e nível educacional do chefe da família.
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