Questões de Comunicação Social do ano 2013

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Sobre o modelo do Ciclo de Vida da Família, pelo qual os profissionais de marketing buscam identificar padrões e relações nos hábitos e necessidades de famílias, como grupos de consumidores, é INCORRETO afirmar:

  • A.

    O último estágio é o dos "sobreviventes", no qual há aumento de gastos com saúde e também aumentam necessidades relacionadas com a carência de amor e afeto dos filhos.

  • B.

    Há uma tendência crescente de que crianças e adolescentes passem a ter maior poder de decisão e influência no consumo domiciliar.

  • C.

    Há um grande aumento no número de unidades domésticas com pais e mães solteiros, o que não é previsto no modelo.

  • D.

    No estágio do "ninho vazio", os jovens casais ainda não têm filhos e estão preocupados em formar patrimônio.

  • E.

    O modelo é limitado porque considera a "média" ou o "típico" e não considera variações comuns dentro de cada um de seus estágios.

É recomendável se valer de um modelo exploratório de pesquisa quando

  • A.

    busca-se testar hipóteses específicas e examinar relacionamentos.

  • B.

    buscam-se resultados conclusivos na tomada de decisão.

  • C.

    o objetivo é proporcionar esclarecimento e compreensão das dimensões relacionadas com os fenômenos avaliados.

  • D.

    dispõe-se de uma amostra grande e representativa.

  • E.

    há conhecimento prévio e preciso das variáveis relacionadas com o fenômeno analisado.

A empresa XYZ está analisando mudanças na embalagem do seu principal produto. Decidiu-se realizar uma série de discussões em grupo (Focus Group). No total foram 4 grupos com 12 participantes cada, em um total de 48 pessoas. A afirmação que se mostra adequada para a situação e objetivos deste tipo de pesquisa é:

  • A.

    A grande maioria dos entrevistados aprovou as mudanças. Isso indica que a empresa deva realizar estudos empíricos, com amostras mais robustas, antes da tomada de decisão.

  • B.

    Ao final do trabalho foi apresentado um relatório que resumia, de forma quantitativa, porcentagens e tabelas com os resultados obtidos na discussão.

  • C.

    As reuniões da discussão foram realizadas em locais especialmente equipados, em sala de espelho unidirecional, com microfones por toda a sala, apenas com profissionais contratados para a pesquisa, já que não é recomendável que os profissionais da empresa assistam à discussão.

  • D.

    As discussões dos grupos de foco foram conduzidas por um moderador, que manteve-se a maior parte do tempo calado, como forma de não interferir na discussão e também para preservar a espontaneidade dos participantes.

  • E.

    Cada grupo foi composto por participantes com heterogeneidade das características demográficas e socioeconômicas, bem como de grau de experiência e envolvimento com o produto, já que o propósito foi buscar o máximo possível de opiniões diferentes sobre o tema.

Quanto aos tipos de escala comumente utilizadas na elaboração de questionários para estudos do tipo survey (levantamento em campo), é correto afirmar que uma questão

  • A.

    que pede ao entrevistado para organizar marcas de produtos pela ordem de preferência se vale da escala por intervalo.

  • B.

    que solicita aos respondentes expressarem seu grau de concordância ou discordância com frases ou afirmações, em respostas que vão de "Discordo Totalmente" a "Concordo Totalmente", se vale da escala de Diferencial Semântico.

  • C.

    envolvendo uma escala nominal é aquela na qual são atribuídos números a respostas não numéricas. A análise das respostas será realizada pela distribuição da frequência (porcentagens), médias e desvio padrão.

  • D.

    que oferece ao respondente uma escala de classificação, na qual os pontos extremos são adjetivos que representam opostos (como "desagradável" e "agradável", por exemplo) se vale da escala de Likert.

  • E.

    sobre determinado aspecto que envolva um ponto de zero absoluto (idade, por exemplo) se vale de uma escala de proporção.

Em uma pesquisa do tipo quantitativa, quando se consideram critérios e decisões de amostragem,

  • A.

    para que uma amostragem seja considerada aleatória simples, cada elemento deve ter uma probabilidade de seleção conhecida e idêntica, de acordo com os grupos previamente definidos para a estratificação da população.

  • B.

    censo é um tipo de amostra que envolve a contagem completa de cada elemento de uma população.

  • C.

    a amostragem por cotas é um tipo de amostragem probabilística na qual o pesquisador usa dois estágios no processo de definição da amostra, inicialmente definindo a proporção de uma determinada característica da população e então sorteando os elementos a serem pesquisados.

  • D.

    uma amostra não-probabilística é aquela que depende do julgamento pessoal do pesquisador, em vez do acaso, na escolha dos elementos da amostra.

  • E.

    em um estudo com amostragem probabilística, considera- se uma unidade amostral como o indivíduo capaz de responder ao questionário apresentado.

Vendas pessoais são muito importantes para as empresas, especialmente naquelas em que a natureza do produto ou serviço comercializado envolve a necessidade de esclarecimentos, negociação e o suporte a clientes e compradores. Vantagem típica da força de vendas como canal de comunicação do composto de marketing:

  • A.

    Ausência de conflitos, pois há grande integração entre objetivos de marketing e de vendas no atendimento e na satisfação de desejos e necessidades dos clientes.

  • B.

    Aumento do controle da mensagem, já que os vendedores atuam de forma homogênea e sincronizada, comunicando as mensagens de marketing previamente definidas.

  • C.

    Aumento da confiança do comprador, já que a interação pessoal eleva os níveis de credibilidade nos argumentos oferecidos.

  • D.

    Amplo alcance, pois a força de vendas sempre se comunica com potenciais compradores sem desperdício da cobertura no esforço.

  • E.

    Permite interagir com o cliente e ajustar a mensagem de acordo com a dinâmica do processo.

"Precisamos tentar manter todos os nossos clientes, de ano para ano." No livro Mitos do Marketing que estão matando seus negócios, os autores Kevin Clancy e Robert S. Shulman dizem que a frase entre aspas expressa um equívoco.

Esta frase está errada porque o que importa

  • A.

    é o faturamento das operações, não o número de clientes.

  • B.

    é atender o maior número de clientes, desde que de forma a compensar o investimento realizado.

  • C.

    é fazer de tudo para que clientes atuais fiquem satisfeitos.

  • D.

    é o cliente atual entender claramente o posicionamento da oferta.

  • E.

    são os objetivos claros de suas receitas, ano a ano, o que depende do ambiente de negócios.

Brand Equity e Branding são dois termos em inglês com ampla circulação nas atividades da gestão em marketing que significam, respectivamente,

  • A.

    o modelo de finanças que avalia o retorno do investimento em uma marca/atividades que dotam produtos e serviços com o poder de uma marca.

  • B.

    o retorno associado a investimentos em marca/atividade da gestão de marketing relacionada à escolha de nomes e signos gráficos para representar uma marca.

  • C.

    o patrimônio de valor estabelecido pela associação de uma oferta a uma marca específica/atividades de gestão que envolvem a criação de valor para uma marca.

  • D.

    a área de finanças que avalia o patrimônio das marcas pelo ponto de vista contábil/atividades de gestão relacionadas com o design de signos gráficos que representam as ofertas.

  • E.

    o retorno obtido pelo fluxo de caixa gerado por determinadas marcas do portfólio da organização/atividades de reconhecimento das significações da marca por parte dos públicos-alvo das organizações.

A empresa de produtos alimentícios na qual Julião trabalha pretende lançar um novo sabor de determinado produto no mercado. Entretanto, a empresa prevê dificuldades em estimular as vendas no lançamento, já que há uma preferência consolidada pelo sabor original do produto. Entre as diversas técnicas promocionais disponíveis, NÃO recomenda-se

  • A.

    ações de marketing direto, para aumentar a venda do novo sabor por meio de contatos diretos com os consumidores.

  • B.

    investimentos em propaganda na mídia de massa, para aumentar a consciência da existência do novo sabor.

  • C.

    promoção de vendas, com a distribuição de amostras grátis em pontos de venda, como forma de estimular a experimentação.

  • D.

    esforços nas redes sociais, como forma de aumentar os comentários espontâneos sobre o lançamento.

  • E.

    atividades de relações públicas com canais de distribuição, para conquistar uma atitude positiva por parte dos intermediários na colocação do produto.

Uma das atividades mais disseminadas no mercado é o telemarketing, ou o esforço de contatar clientes e consumidores, atendê-los ou realizar vendas por meio do telefone. Pelo ponto de vista da gestão do composto de marketing, o motivo que justifica a utilização dessa atividade é

  • A.

    a intimidade: a gestão dos contatos com os clientes permite maior confiança e intimidade, alcançadas pela maior flexibilidade nos diálogos e scripts de atendimento e interação, ajustados a cada pessoa.

  • B.

    a receptividade: a interação pessoa a pessoa permite o tratamento pessoal e a formulação de mensagens exclusivas na comunicação com o cliente, o que aumenta a aceitação deste tipo de contato.

  • C.

    o custo: o telemarketing pode substituir a disponibilização de vendedores e atendentes em locações físicas, o que gera economia de recursos.

  • D.

    a inovação: há cada vez mais formatos diferenciados para o atendimento do público e também nos esforços de abordagem e qualificação de potenciais clientes.

  • E.

    a frequência: pelo seu custo reduzido e pela facilidade de contato com o consumidor, o telemarketing ativo oferece maior eficiência na repetição da mensagem junto aos públicos-alvo.

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