Questões de Comunicação Social do ano 2013

Lista completa de Questões de Comunicação Social do ano 2013 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Considerando que os meios de comunicação são um dos principais emissores e formadores da opinião pública, julgue os itens que se seguem.

Na elaboração de um questionário de pesquisa qualitativa é preciso levar em consideração os objetivos da pesquisa, a relação conceito/item e a relação público-alvo/ amostra.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com referência a definições de público, pesquisa de opinião pública e pesquisa de mercado na área de comunicação, julgue os itens que se seguem.

Os métodos de pesquisa exploratório, quantitativo e qualitativo podem ser complementares, razão pela qual podem ser utilizados em uma mesma pesquisa, procedimento que caracteriza o modelo conhecido como bricolagem.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que diz respeito ao conceito de indústria cultural, julgue os itens a seguir.

Ao contrário dos estudos culturais, que enfatizam o papel ativo da audiência na recepção das mensagens dos meios de comunicação, o conceito de indústria cultural remete à manipulação e à perda de autonomia dos indivíduos.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito da interface entre relações públicas e a administração de empresas, julgue os itens subsequentes. A técnica para se obter o diagnóstico da situação de uma organização, com avaliação dos seus pontos fortes e fracos (ambiente interno) e indicação das ameaças e oportunidades (ambiente externo), é chamada de SWOT.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em relação à gestão da comunicação nas organizações, julgue os itens a seguir.

A comunicação integrada, que expressa uma visão global e transmite valores intrínsecos da empresa, limita-se à divulgação de produtos e serviços de uma organização.

  • C. Certo
  • E. Errado

Nas ações de trânsito coordenadas pelo Ministério das Cidades, que integram o Pacto Nacional pela Redução de Acidentes (Parada – Um Pacto pela Vida), como na ação “Onde tem táxi aqui?”, é correto afirmar que é perceptível

  • A. apenas uma ação isolada de comunicação, que visa a aumentar o uso de táxi das regiões nas quais houve a liberação do aplicativo nos celulares.
  • B. um acordo comercial com a empresa que disponibilizou o aplicativo, visando somente ao lucro e não à utilidade pública nas ações que podem ser consideradas, assim, mercadológicas.
  • C. o planejamento da comunicação institucional que prioriza a utilidade pública.
  • D. que há comunicação de utilidade pública, mas não há planejamento de comunicação institucional, mesmo com a identificação do Ministério das Cidades nos materiais comunicacionais.
  • E. que há um planejamento de comunicação não institucional, porém, não há comunicação de utilidade pública nesta ação que disponibilizava o aplicativo para celulares.

Em busca da redução dos “ruídos” de comunicação interna, o Ministério da Agricultura criou, em 2011, uma “sala de situação” para reunir todos os envolvidos nas negociações com a Rússia em relação ao embargo de carnes. A Secretaria de Relações Internacionais (SRI) do Agronegócio foi a responsável, dentro do ministério, pelo processo. A Secretaria de Defesa Agropecuária foi apenas uma consultora e prestadora de serviços à SRI. Quanto ao conceito de comunicação interna, marque V para verdadeiro ou F para falso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) A comunicação interna visa a estabelecer o processo oficial pelo qual a empresa e seu público interno se comunicam.

( ) A comunicação interna é o ponto de partida para o alinhamento do discurso de uma organização.

( ) A comunicação interna pode ser divulgada em meios de comunicação de massa, como TV, rádio e Internet.

( ) A comunicação interna pode se apresentar com murais, intranet e outros materiais que circulem entre os funcionários da instituição.

  • A. V/ F/ V/ F
  • B. F/ V/ F/ V
  • C. V/ V/ F/ F
  • D. F/ F/ V/ V
  • E. V/ V/ F/ V

No contexto atual da sociedade, a comunicação pode ser definida como

  • A. a troca de mensagens sem a interação do receptor.
  • B. a interação social através das mensagens, na qual se pressupõe o envolvimento de signos e códigos.
  • C. um processo que se organiza linearmente.
  • D. um sistema de mensagens que sempre funciona em qualquer tipo de veículo, sem que tenha ruídos.
  • E. uma forma de interação possível graças às novas tecnologias da informação.

Observe a imagem abaixo.

A imagem reflete um conceito conhecido como “rádio peão” ou “rádio corredor”, prática que atrapalha o bom andamento da organização, seja ela pública ou privada. Esse canal de comunicação pode ser classificado como

  • A. ferramenta de gestão.
  • B. canal de comunicação interna formal.
  • C. peça mercadológica.
  • D. canal de comunicação interna informal.
  • E. canal de comunicação externa.

De acordo com o texto acima e diante do contexto da Comunicação como ferramenta de gestão, analise as assertivas abaixo.

I. Pode-se perceber que a comunicação é ferramenta de gestão imprescindível para informar aos públicos de interesse as políticas e estratégias administrativas, além das comerciais, nos casos de empresas privadas.

II. Do mesmo jeito que a comunicação é uma das melhores ferramentas de gestão, ela também pode tornar-se um entrave quando não for corretamente utilizada.

III. A presença de uma assessoria de comunicação é de extrema importância na efetivação da política institucional de qualquer organização.

É correto o que se afirma em

  • A. I e II, apenas.
  • B. I e III, apenas.
  • C. II e III, apenas.
  • D. I, II e III.
  • E. II, apenas.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...