Lista completa de Questões de Comunicação Social do ano 2013 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Comunicação Social - Meios de comunicação e mídia - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
A respeito do processo de edição de notícias para rádio e TV, julgue os itens subsecutivos.
Em rádio e TV, o termo cabeça faz referência ao lide da matéria, geralmente narrado pelo locutor ou apresentador do noticiário.
Comunicação Social - Meios de comunicação e mídia - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
A respeito do processo de edição de notícias para rádio e TV, julgue os itens subsecutivos.
O editor de um radiojornal é o responsável pela a edição de sonoras, BGs, escaladas, split e, quando o for o caso, da sonorização das matérias.
Comunicação Social - Meios de comunicação e mídia - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
A respeito do processo de edição de notícias para rádio e TV, julgue os itens subsecutivos.
Uma boa matéria radiojornalística deve apresentar clareza e precisão, conter frases longas e rebuscadas e contar com o uso de sonoras como forma de expressar a fala dos entrevistados.
Comunicação Social - Meios de comunicação e mídia - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens a seguir, a respeito da relação entre o jornalismo, os blogues e as redes sociais.
O blogue, que é uma versão evoluída das páginas pessoais na Internet, traz como inovação os posts datados apresentados em ordem cronologicamente invertida e proporciona maior interatividade entre os usuários.
Comunicação Social - Meios de comunicação e mídia - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
No que concerne à aplicação das tecnologias digitais na comunicação, julgue os itens subsequentes.
São formatos de arquivos de áudio utilizados na publicação de podcasts o MP3, o AAC, o MKV e o ODT.
Comunicação Social - Meios de comunicação e mídia - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
No que concerne à aplicação das tecnologias digitais na comunicação, julgue os itens subsequentes.
A implementação de ferramentas de comunicação online em uma organização deve estar em sintonia com a cultura organizacional. Dependendo da organização, o tradicional jornal mural pode ser mais efetivo que uma conta no Twitter ou uma página de intranet.
De acordo com o texto, é possível notar que os meios de comunicação ajustam o público-alvo à mensagem veiculada. Com base nos conceitos e nas características dos meios de comunicação, correlacione as colunas e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
Coluna A
1. Revista.
2. TV.
3. Rádio.
4. Jornal.
Coluna B
( ) Transmissão acessível a toda população, com grande cobertura demográfica e geográfica, permite concentração de audiência e segmentação. Dependendo do orçamento do anunciante, pode apresentar comercializações de 15s a 3min. Assis Chateaubriand foi o responsável por sua inserção no Brasil.
( ) Mídia local que apresenta alta cobertura com alta frequência de exposição. O formato comercial de 30s é o mais utilizado, mas também podem ser comercializados formatos de 10s, 15s, 45s e 1min, além dos patrocínios. Pode ser comunitário, até por apresentar maior quantidade de prestação de serviços. Roquete Pinto foi um nome de destaque para este meio.
( ) Apresenta editorias e cadernos temáticos, priorizando a informação, e contextualiza a investigação. Alguns títulos são auditados pelo IVC. Há controvérsias sobre quem teria sido o pioneiro no Brasil. Hipólito da Costa é um nome presente nesta controvérsia.
( ) Permitindo longevidade à mensagem, este meio de comunicação apresenta títulos gerais e específicos. Pode-se programar a dimensão da página para veiculações publicitárias.
O veículo O Cruzeiro foi destaque no cenário nacional.
Comunicação Social - Meios de comunicação e mídia - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Acerca de conceitos, definições, atividades e função da comunicação social e da comunicação organizacional, julgue os itens a seguir.
A comunicação dirigida é aquela em que se busca concentrar o foco, de modo que os conteúdos difundidos atinjam o máximo de público, de acordo com a escala dos Gross Rating Points.
Comunicação Social - Meios de comunicação e mídia - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
A redação de texto informativo para as mídias digitais, em relação à estruturação do texto escrito, apresenta mudanças quanto à organização da informação, ao planejamento da notícia, às etapas da produção, ao estilo e à forma de veiculação das informações. Com relação à redação de texto para a comunicação digital, julgue os itens a seguir.
Nos textos para as mídias digitais, devem-se empregar sentenças e parágrafos curtos e linguagem objetiva, bem como se deve evitar a utilização de adjetivos ou metáforas elaboradas.
Comunicação Social - Meios de comunicação e mídia - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
A redação de texto informativo para as mídias digitais, em relação à estruturação do texto escrito, apresenta mudanças quanto à organização da informação, ao planejamento da notícia, às etapas da produção, ao estilo e à forma de veiculação das informações. Com relação à redação de texto para a comunicação digital, julgue os itens a seguir.
O uso da voz passiva no texto para comunicação digital reduz o número de palavras e torna a leitura mais dinâmica.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...