Questões de Comunicação Social do ano 2013

Lista completa de Questões de Comunicação Social do ano 2013 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A respeito do processo de edição de notícias para rádio e TV, julgue os itens subsecutivos.

Em rádio e TV, o termo cabeça faz referência ao lide da matéria, geralmente narrado pelo locutor ou apresentador do noticiário.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito do processo de edição de notícias para rádio e TV, julgue os itens subsecutivos.

O editor de um radiojornal é o responsável pela a edição de sonoras, BGs, escaladas, split e, quando o for o caso, da sonorização das matérias.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito do processo de edição de notícias para rádio e TV, julgue os itens subsecutivos.

Uma boa matéria radiojornalística deve apresentar clareza e precisão, conter frases longas e rebuscadas e contar com o uso de sonoras como forma de expressar a fala dos entrevistados.

  • C. Certo
  • E. Errado

 

Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens a seguir, a respeito da relação entre o jornalismo, os blogues e as redes sociais.

O blogue, que é uma versão evoluída das páginas pessoais na Internet, traz como inovação os posts datados — apresentados em ordem cronologicamente invertida — e proporciona maior interatividade entre os usuários.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que concerne à aplicação das tecnologias digitais na comunicação, julgue os itens subsequentes.

São formatos de arquivos de áudio utilizados na publicação de podcasts o MP3, o AAC, o MKV e o ODT.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que concerne à aplicação das tecnologias digitais na comunicação, julgue os itens subsequentes.

A implementação de ferramentas de comunicação online em uma organização deve estar em sintonia com a cultura organizacional. Dependendo da organização, o tradicional jornal mural pode ser mais efetivo que uma conta no Twitter ou uma página de intranet.

  • C. Certo
  • E. Errado

De acordo com o texto, é possível notar que os meios de comunicação ajustam o público-alvo à mensagem veiculada. Com base nos conceitos e nas características dos meios de comunicação, correlacione as colunas e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

Coluna A

1. Revista.

2. TV.

3. Rádio.

4. Jornal.

Coluna B

( ) Transmissão acessível a toda população, com grande cobertura demográfica e geográfica, permite concentração de audiência e segmentação. Dependendo do orçamento do anunciante, pode apresentar comercializações de 15s a 3min. Assis Chateaubriand foi o responsável por sua inserção no Brasil.

( ) Mídia local que apresenta alta cobertura com alta frequência de exposição. O formato comercial de 30s é o mais utilizado, mas também podem ser comercializados formatos de 10s, 15s, 45s e 1min, além dos patrocínios. Pode ser comunitário, até por apresentar maior quantidade de prestação de serviços. Roquete Pinto foi um nome de destaque para este meio.

( ) Apresenta editorias e cadernos temáticos, priorizando a informação, e contextualiza a investigação. Alguns títulos são auditados pelo IVC. Há controvérsias sobre quem teria sido o pioneiro no Brasil. Hipólito da Costa é um nome presente nesta controvérsia.

( ) Permitindo longevidade à mensagem, este meio de comunicação apresenta títulos gerais e específicos. Pode-se programar a dimensão da página para veiculações publicitárias.

O veículo O Cruzeiro foi destaque no cenário nacional.

  • A. 3/ 2/ 1/ 4
  • B. 4/ 3/ 2/ 1
  • C. 2/ 3/ 1/ 4
  • D. 2/ 4/ 3/ 1
  • E. 2/ 3/ 4/ 1

Acerca de conceitos, definições, atividades e função da comunicação social e da comunicação organizacional, julgue os itens a seguir.

A comunicação dirigida é aquela em que se busca concentrar o foco, de modo que os conteúdos difundidos atinjam o máximo de público, de acordo com a escala dos Gross Rating Points.

  • C. Certo
  • E. Errado

A redação de texto informativo para as mídias digitais, em relação à estruturação do texto escrito, apresenta mudanças quanto à organização da informação, ao planejamento da notícia, às etapas da produção, ao estilo e à forma de veiculação das informações. Com relação à redação de texto para a comunicação digital, julgue os itens a seguir.

Nos textos para as mídias digitais, devem-se empregar sentenças e parágrafos curtos e linguagem objetiva, bem como se deve evitar a utilização de adjetivos ou metáforas elaboradas.

  • C. Certo
  • E. Errado

A redação de texto informativo para as mídias digitais, em relação à estruturação do texto escrito, apresenta mudanças quanto à organização da informação, ao planejamento da notícia, às etapas da produção, ao estilo e à forma de veiculação das informações. Com relação à redação de texto para a comunicação digital, julgue os itens a seguir.

O uso da voz passiva no texto para comunicação digital reduz o número de palavras e torna a leitura mais dinâmica.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...