Lista completa de Questões de Comunicação Social do ano 2014 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Comunicação Social - Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística - Intituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN) - 2014
Ao redigir um texto jornalístico para televisão, o profissional desta área deve considerar as características próprias deste veículo. Analise-as.
I. A informação visual é a principal expressão deste veículo, onde a própria imagem já oferece informações significativas ao telespectador, portanto, o texto não deve ser descritivo, mas complementar à imagem.
II. O imediatismo está presente na produção jornalística para TV, já que a alta tecnologia permite que fatos sejam veiculados no momento exato em que ocorrem, exigindo uma linguagem adequada ao estilo da emissora, o que pode ser alcançado pela audiência.
III. O ritmo da televisão, de um modo geral, colabora para que seus conteúdos jornalísticos tendam a uma superficialidade, que deve ser cuidadosamente trabalhada no texto devido à instantaneidade de transmissão das informações em tempo e hora predefinidos.
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Intituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN) - 2014
É imprescindível a uma assessoria de imprensa a atualização de seu __________________ para que possa realizar com eficiência o contato com os veículos de comunicação, seus editores e repórteres, a fim de alcançar espaços significativos e gratuitos de divulgação, formatando um _________________ notícias, reportagens e notas substanciais sobre a organização assessorada. Assinale a afirmativa que completa correta e sequencialmente a afirmativa anterior.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Intituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN) - 2014
Muito utilizado nas assessorias de comunicação, o release pode ter formatos distintos de acordo com a finalidade, o veículo e o objeto de divulgação. Sobre um release produzido especificamente para rádio e televisão, analise.
I. Devem ser produzidos em situações específicas, como na divulgação de eventos em programas de entrevistas, reportagens e notícias diversas.
II. Os textos devem seguir o mesmo modelo daqueles produzidos para os demais veículos sem atenção às convenções específicas.
III. São elaborados para quaisquer tipos de divulgação que tiverem como objetivos os veículos eletrônicos.
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Intituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN) - 2014
Uma das questões que podem interferir na eficácia da comunicação numa organização são os canais pelos quais as informações são difundidas. Sobre as técnicas desenvolvidas entre os canais de comunicação, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) As fontes não têm necessidade de conhecimento nenhum sobre as características técnicas de cada canal, apenas os produtores.
( ) Comunicados oficiais de impacto são canais de comunicação seletivos, destinados a receptores específicos e privilegiados.
( ) E-mails via internet são canais tempestivos, enquanto os boletins noticiosos são rápidos e as conversas pessoais, simultâneas.
( ) Reuniões gerais, eventos e convocações são canais que permitem ampla visibilidade, difusão e sentido de atração.
A sequência está correta em
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Intituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN) - 2014
A organização de entrevistas coletivas requer um grau de conhecimento profundo de suas estruturas para que se possa alcançar sucesso no empreendimento desta ação. Diante do exposto, é correto afirmar que
Comunicação Social - Audiovisual e Fotografia - Intituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN) - 2014
Nas mídias eletrônicas audiovisuais, a lapada é um efeito obtido quando uma imagem vai sendo gradualmente retirada da tela no mesmo instante que outra vai surgindo, num movimento que se assemelha a abertura de uma cortina. Nas redações de televisão, este termo virou sinônimo de
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Intituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN) - 2014
Dois importantes estudos teóricos na área do jornalismo são o(a) _________________, que concentra suas pesquisas na produção de informação com base no andamento normal da cobertura informativa em períodos prolongados, atentando aos critérios de importância e noticiabilidade definidos por meio da cultura profissional dos jornalistas, da organização do trabalho e dos processos produtivos; e o(a) _________________, que foca na seleção e filtragem das notícias, suas relevâncias ou não, tendo como fonte principal de expectativas as orientações e valores produtivos constituídos através dos jornalistas ou de seus superiores. Enquanto o(a) primeiro(a) estabelece uma certa censura, definindo o que será notícia ou não, o(a) segundo(a) realiza uma filtragem vinculada às rotinas de produção da informação. Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente a afirmativa anterior.
Comunicação Social - Produção Gráfica - Intituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN) - 2014
Relacione adequadamente os tipos de papéis para impressão às respectivas destinações.
A sequência está correta em
Comunicação Social - Jargões e Vocabulário Jornalístico - Intituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN) - 2014
Na hipótese da agenda setting, o frame temporal é o parâmetro que
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Instituto de Estudos Superiores do Extremo Sul (IESES) - 2014
Esta teoria da comunicação representa um clássico exemplo de privilégio a ação pessoal. O conceito referese à pessoa que tem o poder de decidir se deixa passar a informação ou se a bloqueia. O comunicador acaba sendo o responsável pela progressão ou morte da notícia. Estamos falando da teoria:
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...