Questões de Comunicação Social do ano 2014

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A natureza estratégica do patrocínio esportivo indica que esse é um investimento com grande potencial de retorno. Sendo assim, no escopo da comunicação mercadológica, o patrocínio

  • A. é desenvolvido como projeto de marketing, independente da estratégia mercadológica global do patrocinador.
  • B. é uma forma de marketing direto, altamente segmentado, que cria oportunidades de publicidade e vantagens comerciais diferenciadas.
  • C. é uma oportunidade de estimular relacionamentos duradouros entre os maiores fãs do esporte patrocinado.
  • D. é visto como uma aliança que apresenta oportunidades de marketing, tanto para o esporte quanto para o patrocinador.
  • E. tem como objetivo único o retorno financeiro para o patrocinador, uma vez que gera renda extra, ao se associar a marcas reconhecidas no mundo dos esportes.

Algumas importantes empresas brasileiras fazem grandes investimentos em projetos sociais, culturais e ambientais. Tais investimentos refletem uma preocupação que vai além das questões que permeiam a distribuição de renda desigual na sociedade. Eles fazem parte de um projeto maior que tem como objetivo

  • A. aplicar em recursos humanos.
  • B. cuidar da reputação corporativa.
  • C. difundir o marketing share.
  • D. investir na comunicação interna.
  • E. valorizar o marketing virtual.

Duas das ferramentas da comunicação integrada de marketing mais frequentemente utilizadas no universo do marketing esportivo são

  • A. licenciamento e logística
  • B. produto e distribuição
  • C. promoção de vendas e publicidade
  • D. relações públicas e pesquisa de mercado
  • E. vendas pessoais e merchandising

Nas modernas estratégias de comunicação social corporativa, recomendadas para a valorização da marca e dos produtos, NÃO se aplica a constatação de que o

  • A. dumping social inviabiliza qualquer investimento em responsabilidade social.
  • B. erro de um patrocinado influencia na imagem da marca patrocinadora.
  • C. investimento em ações sociais representa um desvio na relação empresarial.
  • D. passivo ambiental é uma nova preocupação que ronda os acionistas.
  • E. marketing ecológico é eficaz para elevar a reputação corporativa.

Segundo publicação da Associação dos Consultores Legislativos e de Orçamento e Fiscalização Financeira da Câmara dos Deputados, a Política Nacional de Telecomunicação, implantada em 1996, por meio de uma Emenda Constitucional, acarretará no desaparecimento de veículos de comunicação como as atuais emissoras de rádio e TV. Há uma corrente de estudiosos do setor que acredita nesta tendência com a justificativa de que

  • A. as redes sociais, responsáveis pela globalização, convergem, hoje, todos os tipos de mídia e serão responsáveis pela extinção dos demais veículos, principalmente aqueles que geram custos para o consumidor.
  • B. os investimentos que estão sendo realizados na expansão e na modernização da planta de telecomunicações brasileira farão com que qualquer pessoa possa criar a sua emissora de rádio ou TV, inserindo-a na rede.
  • C. a trajetória histórica da evolução tecnológica comprova que a cada surgimento de uma nova mídia, mídias antigas e tradicionais deixam de existir, perdendo espaço paulatinamente aos novos e modernos veículos.
  • D. no mundo globalizado, onde os fatos se difundem praticamente no tempo que acontecem, há mais espaço a veículos que não podem repassar as informações de forma instantânea e imediata, como ocorre na internet.
  • E. nos países, considerados de primeiro mundo, onde as tecnologias na área de telecomunicação já estão bem avançadas, vários veículos tradicionais já deixaram de existir ou perderam grande parte de sua representatividade.

Sobre as regulamentações que tratam da comunicação audiovisual de acesso condicionado no Brasil, é correto afirmar que

  • A. as atividades nesta área são restritas à produção, à programação e à distribuição.
  • B. empresas adequadas à legislação brasileira, mesmo com sedes fora do país, podem realizar atividades neste setor.
  • C. no que diz respeito ao conteúdo da programação, a cada três canais de espaço qualificado existentes no pacote, pelo menos um deve ser brasileiro.
  • D. os canais brasileiros de espaço qualificado só podem veicular conteúdo audiovisual brasileiro, mas sua produção pode ser efetuada por produtoras estrangeiras que estejam adequadas à legislação do Brasil.
  • E. qualifica-se a comunicação audiovisual de acesso condicionante por um complexo de atividades que envolvem a transmissão e recepção de conteúdo por meios eletrônicos quaisquer de imagens ou apenas de sons em veículos abertos.

Leia o texto a seguir.

“Este não é um serviço de imprensa secreto. Todo nosso trabalho é feito às claras. Pretendemos fazer a divulgação de notícias. Isto não é agenciamento de anúncios. Se acharem que o nosso assunto ficaria melhor na seção comercial, não usem. Nosso assunto é exato. Maiores detalhes, sobre qualquer questão, serão dados prontamente. E qualquer diretor de jornal interessado será auxiliado, com o maior prazer, na verificação direta de qualquer declaração de fato. Em resumo, nosso plano é divulgar, prontamente, para o bem das empresas e das instituições públicas, com absoluta franqueza, à imprensa e ao público dos Estados Unidos, informações relativas a assuntos de valor e de interesse para o público.”

É correto afirmar que o texto é um(a)

  • A. apresentação referencial contida na obra Manual de Assessoria de Comunicação no Brasil, elaborado pela FENAJ.
  • B. declaração universal dos deveres do assessor de comunicação, estabelecida pela Cátedra Unesco de Comunicação.
  • C. documento histórico elaborado por Ivy Lee, lançando pioneiramente os princípios gerais da RP ou assessoria de imprensa.
  • D. esclarecimento do Governo Americano sobre a atuação investigativa da Secretaria de Comunicação do Presidente dos EUA.
  • E. introdução ao projeto de comunicação da Rhodia no Brasil, denominado Portas Abertas, que foi um marco na comunicação empresarial.

Considerando os conceitos jornalísticos, marque a alternativa que apresenta especificamente uma caricatura, peça jornalística que começou a ser publicada nos veículos impressos, a partir do século XIX.

  • A.
  • B.
  • C.
  • D.
  • E.

Analise as assertivas correlatas.

I. “Na reportagem para veículos impressos, os fatos devem ser narrados com objetividade, anunciando a informação, de forma concisa e humanizada, com um texto de natureza expressionista".

II. “A reportagem proporciona mais detalhamento e contextualização do que foi anunciado, mantendo conexão com a atualidade, mas não de forma imediatista, como ocorre com a notícia.

A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta

  • A. As duas proposições estão completamente incorretas.
  • B. A primeira proposição é uma afirmativa verdadeira e a segunda falsa.
  • C. A primeira proposição é uma afirmativa falsa e a segunda, verdadeira.
  • D. As duas proposições são verdadeiras, mas não estabelecem relação entre si.
  • E. As duas proposições são verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.

Leia a afirmação a seguir.

Tal afirmação especifica que

  • A. os veículos de comunicação online brasileiros seguem a tendência mundial de estarem associados a veículos impressos tradicionais, transmitindo apenas as informações já divulgadas nestes, de forma concisa, atemporal e não linear.
  • B. a era da informação digital ressuscita o profissional responsável pela reformulação do texto para a web, tornando-o mais elegante, claro, com informações mais aprofundadas e interativas dos fatos já divulgados em outras mídias.
  • C. o jornalismo na internet tem um caráter puramente superficial, onde as informações são apenas copiadas de outros veículos para a rede, com a única preocupação de concisão do texto, já que se trata de uma mídia de leitura rápida.
  • D. a extinta função, comum aos jornais impressos, ressurge no início da era das mídias digitais com os profissionais que adaptam à linguagem online os textos produzidos para outros veículos ou sem as características específicas desta nova mídia.
  • E. o retorno do copydesk às redações online com a renomeação para “empacotador” é uma realidade, pois promove correções nos textos, a fim de criar uma linguagem jornalística específica a esta mídia, com formatos homogêneos e lineares.
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