Questões de Comunicação Social do ano 2015

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Como recurso usado por uma organização pública, este canal corporativo tem como finalidade integrar serviços e informações, disponíveis apenas internamente, para promover acesso externo, também inclui conexão a servidor de e-mails, comunicadores via web, consulta a documentos, busca com operadores booleanos, interatividade com setores específicos etc. Esta é a definição de

  • A. website.
  • B. portal.
  • C. mídia social.
  • D. help desk.
  • E. digital call center.

No trato da informação produzida por instituições públicas, é facultativo disponibilizar na internet, em tempo real, informações

  • A. concernentes a procedimentos licitatórios, editais e resultados, bem como a todos os contratos celebrados.
  • B. sobre competências, estrutura organizacional, endereços, telefones e horários de atendimento ao público.
  • C. relativas à execução orçamentária e financeira em municípios com menos de dez mil habitantes.
  • D. de dados gerais para o acompanhamento de programas, ações, projetos e obras de órgãos e entidades públicas.
  • E. sobre respostas a perguntas mais frequentes da sociedade.

Considere as afirmações abaixo sobre o jornalismo digital.

I. Para fazer sucesso, não é suficiente que uma reportagem seja boa; ela também precisa ser publicada no horário certo.

II. Os relatórios de audiência são importantes, mas não apresentam grande influência no que será publicado no site.

III. A arquitetura da informação mostra em que área do site devem ser publicados os vários tipos de matérias.

IV. É necessário saber por que determinada seção está disposta naquele espaço da tela.

Está correto o que se afirma em

  • A. I, II e III, apenas.
  • B. II, III e IV, apenas.
  • C. I, III e IV, apenas.
  • D. III e II, apenas.
  • E. I, II, III e IV.

Para Figueiredo e Cervellini, a opinião pública pode ser entendida como “todo fenômeno que, tendo origem em um processo de discussão coletiva e que se refira a um tema de relevância pública (ainda que não diga respeito a toda a sociedade), esteja sendo expresso publicamente, seja por sujeitos individuais em situações diversas, seja em manifestações coletivas”.

A partir dessa perspectiva, é correto afirmar que a opinião pública

  • A. pode ser expressa individualmente, mas deve refletir a opinião de um grupo.
  • B. pode versar sobre qualquer assunto independente de sua relevância.
  • C. não necessita de visibilidade nem de ser expressa publicamente.
  • D. é o somatório de diversas opiniões individuais aferidas por pesquisas de opinião.
  • E. pode se constituir por meio do debate público ou por uma crença individual não manifesta.

O maior investimento que uma organização pode fazer para minimizar o efeito de crises junto à opinião pública, através da empresa, consiste em:

  • A. melhorar os procedimentos operacionais para que não haja falhas nos processos da organização;
  • B. estabelecer uma política que centralize as informações em um setor específico de comunicação;
  • C. realizar um treinamento específico para crises com o corpo técnico-gerencial;
  • D. fazer uma pesquisa de imagem regular para orientar as publicações institucionais da organização;
  • E. manter um bom relacionamento profissional entre a assessoria de imprensa com os jornalistas dos veículos externos.

Na maioria das vezes, o produtor de telejornal está subordinado às chefias de reportagens e edição, tendo um destacado papel na realização das matérias. Em sua rotina diária na realização de pautas sua função compreende a

  • A. pesquisa, levantamento de informações e agendamento de reportagens externas.
  • B. redação do teaser da matéria que será veiculada no telejornal.
  • C. operação da câmera nas reportagens externas realizadas pelos repórteres.
  • D. operação da câmera somente nas reportagens realizadas no estúdio.
  • E. elaboração da apresentação dos standups nos telejornais noturnos.

O planejamento de comunicação de uma organização deve situar a organização na sociedade e no contexto em que está inserida. A partir deste diagnóstico, relaciona-se com seus agentes ou grupos (internos e externos), ou seja, os públicos, a opinião pública e a sociedade. As propostas deste planejamento devem considerar o uso de um mix de comunicação organizacional integrada formado por

  • A. definição de produto, preço, praça e promoção.
  • B. objetivos de neuromarketing, endomarketing, promoção e merchandising.
  • C. previsão de cobertura, frequência, intensidade e continuidade.
  • D. comunicação administrativa, interna, institucional e mercadológica.
  • E. reconhecimento de fatos, formas de relatar, organização do trabalho e publicação.

A tática narrativa usada na gestão de comunidades digitais na qual são usados textos, fotos, vídeos e memes, entre outros, na construção de histórias únicas e reais sobre temas de interesse dos membros dessa comunidade digital, criando engajamento e proximidade, é chamada de

  • A. gatekeeping.
  • B. casting.
  • C. newsmaking.
  • D. spoiler.
  • E. storytelling.

Uma das características da linguagem da publicidade e da propaganda é o diálogo entre texto e imagem, fundamental para a perfeita comunicação com o consumidor. Além disso, a estruturação do texto publicitário apresenta também, entre suas principais características,

  • A. a elaboração de frases curtas e o uso da ordem indireta.
  • B. o abuso na utilização de gírias para agradar o consumidor.
  • C. o descompromisso com o vernáculo gramaticalmente correto.
  • D. a persuasão, a concisão e o caráter informativo.
  • E. o uso de expressões estrangeiras universalizadas.

No entanto, ao receber uma camada de verniz ou mesmo de plastificação, adquirindo assim um certo brilho, o preto passa a transmitir

  • A. alegria e vitalidade.
  • B. luxo e distinção.
  • C. furor e vulgaridade.
  • D. verdade e profundidade.
  • E. calma e serenidade.
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