Questões de Comunicação Social do ano 2016

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Numa situação em que o fotógrafo opta pela elevação do valor do ISO da câmera para obter uma correta exposição, pode-se concluir que

  • A. a objetiva está em sua máxima abertura e o fotógrafo não pretende elevar o tempo de exposição.
  • B. há luz excessiva na cena para a exposição pretendida pelo fotógrafo.
  • C. o fotógrafo pretende evitar o registro de ruídos na imagem.
  • D. a objetiva é pouco luminosa e o fotógrafo não pretende diminuir o tempo de exposição.
  • E. a objetiva está em sua abertura máxima, mas o fotógrafo não dispõe de filtros ND, o que tornaria desnecessária a elevação do ISO.

Num registro fotográfico, sob uma determinada condição de luz, o valor do diafragma proposto pelo fotômetro é de f. 5.6 e o fotógrafo opta pela abertura f.4. A intensidade luminosa que atinge o sensor

  • A. cai pela metade.
  • B. permanece inalterada.
  • C. dobra.
  • D. triplica.
  • E. cai para ¼.

Numa fotografia noturna, em um ambiente de pouca luz, onde não existe possibilidade de se utilizar qualquer iluminação adicional, uma das opções satisfatórias para uma exposição correta é aumentar a sensibilidade do sensor. Numa situação similar, qual outro opção técnica pode ser utilizada como recurso?

  • A. Diminuir a abertura do diafragma.
  • B. Aumentar o tempo de exposição.
  • C. Utilizar filtros ND (densidade neutra).
  • D. Utilizar objetivas grande-angular.
  • E. Diminuir a distância entre o fotógrafo e o assunto.

Observe as imagens a seguir.

Considerando-se que ambas as fotografias foram registradas no mesmo local, hora do dia e no mesmo eixo de enquadramento, assinale a alternativa correta.

  • A. Ambas as imagens foram registradas com objetivas de igual distância focal, mas na imagem “B” o fotógrafo estava mais próximo ao canhão.
  • B. A imagem “A” foi registrada com uma grande-angular, enquanto a imagem “B” foi registrada com uma teleobjetiva, e o fotógrafo aproximou-se do canhão.
  • C. A imagem “A” foi registrada com uma teleobjetiva, enquanto a imagem “B” foi registrada com uma grande- angular, e o fotógrafo aproximou-se do canhão.
  • D. A imagem “A” foi registrada com uma teleobjetiva, enquanto a imagem “B” foi registrada com uma grande- angular, e o fotógrafo distanciou-se do canhão.
  • E. A imagem “A” foi registrada com uma grande-angular, enquanto a imagem “B” foi registrada com uma teleobjetiva, e o fotógrafo distanciou-se do canhão.

Observe o gráfico a seguir.

Grande parte das câmeras fotográficas digitais oferece uma representação gráfica que fornece uma avaliação de exposição tanto antes como após a captação da imagem. O gráfico representado é o Histograma. A que se referem os eixos “X” e “Y”, respectivamente?

  • A. Luminosidade em escala crescente e quantidade de pixels na imagem.
  • B. Luminosidade em escala decrescente e diagrama de representação cromática (CIE).
  • C. Curva logarítmica da exposição e quantidade de pixels na imagem.
  • D. Diagrama de representação cromática (CIE) e quantidade de pixels na imagem.
  • E. Curva sensitométrica e profundidade de campo representando a maior área de foco.

Observe a fotografia a seguir, onde, à direita, a imagem foi dividida em quatro zonas iluminadas unicamente por uma vela acesa.

Fazendo-se uma medição da luz incidente, distribuída nas zonas descritas, é correto afirmar que

  • A. a energia luminosa na zona 1 é inferior em relação a todas as outras, pois, conforme o esquema, ela é a zona de menor área.
  • B. não há mudança de intensidade luminosa em todas as zonas, pois se trata de apenas uma fonte emissora e a luz se propaga ao infinito.
  • C. a energia luminosa é mais intensa na zona 1 e vai se reduzindo progressivamente até a zona 4.
  • D. para se determinar a intensidade luminosa nas áreas indicadas, é necessário que se faça uma medição da luz refletida e não da luz incidente como propõe o enunciado.
  • E. a energia luminosa é menos intensa na zona 1 e vai se acentuando progressivamente somente até a zona 3, onde ainda ilumina o rosto da criança.

Na fotografia a seguir, registrada sobre película de emulsão preto e branco, no intuito de se obter maior contraste entre as nuvens brancas e o céu azul, muitas vezes o fotógrafo utiliza um filtro colorido. Entre os filtros descritos a seguir, qual o que traduz o efeito?

  • A. O filtro de conversão âmbar série Wratten 85, pois as películas são balanceadas para luz de tungstênio e, em externas, há predominância da luz azul.
  • B. O filtro de densidade neutra, pois este filtro eleva o contraste nas áreas de luminosidade intensa.
  • C. O filtro UV que reflete os raios ultravioleta provenientes do céu e elimina a transmissão da luz azul.
  • D. O filtro azul para aumentar a densidade da própria cor.
  • E. O filtro amarelo, pois se trata da cor complementar ao azul.

Observe as três imagens a seguir.

Todas as imagens, “A”, “B” e “C”, foram registradas no mesmo horário do dia, com diferença de poucos segundos entre um registro e outro. A imagem “A” foi registrada com temperatura de cor day light (luz do dia). Em seguida, o fotógrafo efetuou mudanças que geraram diferentes resultados, tanto na imagem “B” quanto na imagem “C”. Tendo como referência a imagem “A”, quais mudanças ocorreram?

  • A. Na imagem “B”, a câmera foi configurada com uma temperatura de cor, em graus Kelvin, inferior àquela da imagem “A”; enquanto na imagem “C”, a temperatura de cor configurada foi superior.
  • B. As três imagens são registradas sob a mesma temperatura de cor, mas em “B”, tem-se uma sobrexposição em relação a “A”, prevalecendo a transmissão das ondas de maior frequência (azul), e, em “C”, uma subexposição, prevalecendo a transmissão das ondas de menor frequência (vermelho).
  • C. Na imagem “B”, a câmera foi configurada com uma temperatura de cor, em graus Kelvin, superior àquela da imagem “A”; enquanto na imagem “C”, a temperatura de cor configurada foi inferior.
  • D. As três imagens são registradas sob a mesma temperatura de cor, mas em “B” o fotógrafo utilizou, na câmera, um filtro de conversão âmbar (série Wratten 85) e, em “C”, um filtro de conversão azul (série Wratten 80).
  • E. Nas câmeras digitais (DSLR), não há possibilidade de mudança na configuração da temperatura de cor, os resultados observados em “B” e “C” podem, somente, ser obtidos na pós-produção.

Desde os primórdios do processo fotográfico, e depois com o advento do cinema, a relação geométrica do formato do enquadramento tem sofrido inúmeras variações. Primeiramente proposta pelos gregos e posteriormente adotada pelos renascentistas, uma determinada proporção entre base e altura de um retângulo sugeriam beleza, harmonia e simetria. Essa relação geométrica que ficou conhecida como proporção áurea é:

  • A. 1 : 1,500
  • B. 1 : 1,618
  • C. 1 : 1,778
  • D. 1 : 2,350
  • E. 1 : 1,333

Observe a imagem a seguir, registrada por um fotógrafo numa manhã de sol, na praia, durante uma partida de voleibol.

 A câmera utilizada foi uma DSLR fullframe com fotômetro incorporado e à frente da objetiva encontrava-se um filtro de densidade neutra ND 0.6. A primeira leitura de exposição, feita pelo fotômetro, foi esta: ISO 200; 1/60; f.22. Observe o resultado da imagem e, considerando que o fotógrafo tenha alterado as configurações de exposição, assinale a alternativa que corresponde ao resultado obtido.

  • A. ISO 400; 1/250; f.4 e eliminação do filtro ND 0.6.
  • B. ISO 100; 1/30; f.22 e manutenção do filtro ND 0.6.
  • C. ISO 200; 1/500; f.2.8 e manutenção do filtro ND 0.6.
  • D. ISO 200; 1/1000; f.11 e eliminação do filtro ND 0.6.
  • E. ISO 100; 1/1000; f.2 e manutenção do filtro ND 0.6
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