Questões de Comunicação Social do ano 2016

Lista completa de Questões de Comunicação Social do ano 2016 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Observe a figura a seguir.

Trata-se do visor LCD de uma câmera DSLR e cinco itens importantes são destacados. Quatro deles são variáveis para a configuração e elaboração da exposição no momento do registro da imagem. Respectivamente, em ordem crescente, são eles:

  • A. 1. Tempo de exposição; 2. Número de fotos disponíveis na memória; 3. Compensação de exposição; 4. Velocidade do obturador; 5. Visor digital.
  • B. 1. Abertura do diafragma; 2. Sensibilidade do sensor; 3. Compensação de exposição; 4. Tempo de exposição; 5. Visor óptico.
  • C. 1.Abertura do diafragma; 2. Sensibilidade do sensor; 3. Tempo de exposição; 4. Número de fotos disponíveis na memória; 5. Visor digital.
  • D. 1. Velocidade do obturador; 2. Sensibilidade do sensor; 3. Tempo de exposição; 4. Compensação de exposição; 5. Visor óptico.
  • E. 1. Abertura do diafragma; 2. Sensibilidade do sensor; 3. Número de fotos disponíveis na memória; 4. Velocidade do obturador; 5. Visor digital.

Em linguagem fotográfica, definem-se variantes que colaboram, criativa e tecnicamente, na realização de uma imagem. Entre elas, pode-se destacar a composição, exposição e iluminação. Relacionando-se cada uma das variantes apresentadas a uma determinada característica tecno-criativa, são elas, respectivamente:

  • A. projeto fotográfico; texto explicativo da imagem; natural ou artificial.
  • B. texto explicativo da imagem; relação entre sensibilidade do sensor, abertura do diafragma e velocidade do obturador; luz do dia e/ou luz de tungstênio.
  • C. opinião política do fotógrafo; discussão do projeto fotográfico; gradação de cinzas e cores.
  • D. avaliação dos diferentes níveis de cinza; veiculação da imagem na mídia; disposição espacial dos refletores.
  • E. disposição espacial dos elementos no enquadramento; relação entre sensibilidade do sensor, abertura do diafragma e velocidade do obturador; distribuição de luzes e sombras.

Define-se Editoração Gráfica como

  • A. a distribuição de livros e periódicos em forma de fascículos colecionáveis e, posteriormente, levados à encadernação.
  • B. parte do processo da finalização de um livro ou periódico; significa organizar textos e imagens em matrizes que, posteriormente, serão utilizados na impressão.
  • C. parte do processo de catalogação e fichamento de livros e periódicos para a distribuição e veiculação em bibliotecas públicas e privadas.
  • D. a eliminação de imagens, originalmente captadas no processo fotoquímico, impossibilitadas de serem utilizadas no processo eletrônico-digital.
  • E. a colorização de material fotográfico, originalmente registrado em preto e branco, inviável à editoração de livros infantis.

Observando-se a fotografia a seguir, exemplo clássico da história do fotojornalismo, é correto afirmar:

  • A. o caráter dramático da imagem decorre das atribuições reportativas, sob as quais a fotografia de imprensa está geralmente submetida, e gera sensação de estupor e horror.
  • B. o caráter dramático da fotografia foi obtido de forma indireta, usando montagem de duas imagens distintas para se obter um resultado chocante.
  • C. a imagem foi publicada de forma ilegal, não tendo havido consentimento e/ou cessão de direitos por parte das pessoas que aparece nela.
  • D. até hoje não foi possível confirmar a autenticidade da foto.
  • E. as duas pessoas de etnia oriental não são compatíveis com o ambiente do local que aparece na foto.

Entre inúmeros filtros disponíveis no mercado, aquele utilizado para minimizar e até mesmo eliminar reflexos, em vidro ou água, é o filtro

  • A. cross screen.
  • B. ultravioleta.
  • C. polarizador.
  • D. densidade neutra.
  • E. enhance.

Entre os vários tipos de refletores de luz contínua, hoje disponíveis no mercado, há dois tipos muito usados em fotografia. São os refletores que usam lâmpadas fluorescentes a gás em baixa pressão, e aqueles que usam lâmpadas quartzo-halógenas com filamento de tungstênio e lente fresnel. Pode-se afirmar que os resultados práticos obtidos para cada tipo de refletor, respectivamente, são:

  • A. ambos os tipos de refletores geram a mesma qualidade de sombra, e o que muda é a intensidade luminosa para a mesma potência elétrica.
  • B. luz dura com sombras definidas e luz difusa com sombras em dégradé.
  • C. luz difusa com sombras duras e luz dura com sombras em dégradé.
  • D. luz difusa com sombras em dégradé e luz dura com sombras definidas.
  • E. luz dura sem formação de sombras e luz difusa com sombras em dégradé.

Em fotojornalismo, o uso do foco automático é extremamente útil em situações que requeiram agilidade e destreza para o registro da imagem. Na prática, em quais situações o uso do foco automático é menos eficiente do que o foco manual?

  • A. Com o uso de câmeras mirrorless que não têm espelho para redirecionar a imagem para o visor óptico.
  • B. Quando há pouca iluminação disponível na cena.
  • C. Com o uso de câmeras analógicas de suporte fotoquímico.
  • D. Quando o registro da imagem é feito em preto e branco e não há contraste cromático.
  • E. Com o uso de objetivas zoom, nas quais há diversas opções de distância focal.

Observe a imagem a seguir.

Em fotografia, as condições de foco e desfoco entre os assuntos dispostos no enquadramento caracterizam diferentes resultados estéticos.

No que diz respeito à “profundidade de campo”, a alteração de quais recursos determinam diferentes resultados?

  • A. A distância focal da objetiva, a abertura do diafragma e a área do sensor.
  • B. O tempo de exposição, a abertura do diafragma e a sensibilidade do sensor.
  • C. A distância focal da objetiva, a temperatura de cor e a sensibilidade do sensor.
  • D. O tempo de exposição, o formato wide-screen e a abertura do diafragma.
  • E. A velocidade do obturador, a sensibilidade do sensor e a distância focal da objetiva.

O histograma apresentado a seguir é compatível com a seguinte imagem:

  • A.
  • B.
  • C.
  • D.
  • E.

Na edição de imagens digitais, torna-se por vezes necessário recortar parte da imagem para aplicá-la sobre fundo diferente, como se pode ver nas imagens a seguir. Regiões da imagem com detalhes finos ou parcialmente transparentes apresentam com frequência dificuldades na operação de seleção, como se pode ver abaixo no detalhe dos cabelos.

Em tais situações, no software Adobe Photoshop CS6, pode-se usar a seguinte opção:

  • A. smooth.
  • B. feather.
  • C. refine edge.
  • D. contrast.
  • E. border.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...