Questões de Comunicação Social do ano 2016

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O uso de redes sociais entre funcionários de uma organização pode reforçar o espírito de corpo e disseminar uma cultura colaborativa, através da difusão da informação por diversos setores. Um dos perigos em potencial para o não atingimento desse objetivo está no desenvolvimento de redes sociais centradas em um(a):

  • A. grupo que trabalhe regularmente off-line;
  • B. área funcional da organização;
  • C. grupo que trabalhe regularmente on-line;
  • D. área geográfica da organização;
  • E. grupo demográfico homogêneo.

A Agência Magnum é uma cooperativa de fotógrafos francesa fundada, em 1947, por quatro importantes profissionais da época. As duas imagens a seguir tornaram-se conhecidas em todo o mundo.

Os autores das fotos, respectivamente, são

  • A. Sebastião Salgado e Jean Mazon.
  • B. Pierre Verger e Walker Evans.
  • C. Henri Cartier Bresson e Robert Capa.
  • D. Dorothea Lange e René Burri.
  • E. David Seymour e Tomas Farkas.

A imagem a seguir foi registrada, utilizando-se de uma antiga técnica fotográfica chamada “daguerreótipo”.

Em que se constituía essa técnica e por que recebe esse nome?

  • A. A imagem era fixada em emulsão fotoquímica provida de pigmentos coloridos. Chama-se “daguerreótipo” por ter sido criada na época da Revolução de 1830, na França.
  • B. A imagem era registrada em papel fotográfico colorido mas, pela ausência de fixadores, com o tempo, as cores se desbotavam. Louis Daguerre foi o primeiro a usar fixadores químicos.
  • C. Trata-se da primeira fotografia registrada sob iluminação elétrica (c. 1870). Chamava-se “daguerreótipo”, pois Louis Daguerre foi o primeiro a usá-la e abandonar o uso do flash.
  • D. A imagem era fixada sobre uma placa de cobre, ou outro metal, com um banho de prata na superfície. Chamava-se “daguerreótipo” em referência ao seu inventor Louis Daguerre.
  • E. Trata-se de uma técnica na qual o registro fotográfico, pela baixa sensibilidade da emulsão, permitia apenas a visualização do contorno. Louis Daguerre, artista plástico da época, finalizava o processo usando a pintura.

Após a observação da imagem a seguir, capturada pelo fotógrafo Cristiano Mascaro, pode-se afirmar que a imagem foi registrada, utilizando-se

  • A. curto tempo de exposição, pois o personagem à frente permanece estático em relação ao bonde em movimento.
  • B. ISO reduzido, pois se trata de uma imagem registrada à noite com mínimo tempo de exposição.
  • C. superexposição, pois se pode notar tanto objetos estáticos como em movimento.
  • D. diafragma de pequena abertura, pois se pode notar o bonde desfocado em relação ao personagem em foco.
  • E. longo tempo de exposição, resultando-se num registro borrado do movimento do bonde.

Nas câmeras analógicas, a imagem é formada sobre uma emulsão fotoquímica gerando a imagem latente; nas câmeras eletrônico-digitais, a emulsão fotoquímica foi substituída pelo

  • A. LCD (liquid cristal display).
  • B. cartão de memória.
  • C. despolido.
  • D. sensor.
  • E. view-finder.

Observe as figuras a seguir e assinale a alternativa correta.

  • A. A figura A representa um refletor com feixe de luz mais concentrado, gerando menor área iluminada com maior intensidade luminosa.
  • B. A figura B representa um refletor com feixe de luz mais concentrado, gerando menor área iluminada com maior intensidade luminosa.
  • C. A figura B representa um refletor com feixe de luz mais concentrado, gerando maior área iluminada com menor intensidade luminosa.
  • D. A figura A representa um refletor com feixe de luz menos concentrado, gerando menor área iluminada com menor intensidade luminosa.
  • E. A figura A representa um refletor com lâmpada de pouco uso e maior intensidade; a figura B, uma lâmpada em fim de vida, com menor intensidade luminosa.

Mesmo à luz do dia, fotógrafos podem utilizar o flash com função de preenchimento. Qual o resultado obtido?

  • A. Essa técnica é apropriada para fotografias com processamento fotoquímico que, diferentemente do processamento eletrônico-digital, gera imagens em alto contraste.
  • B. Não há necessidade de uso do flash durante o dia, pois a iluminação diurna é suficiente para o registro da imagem.
  • C. Essa técnica produz uma imagem com luz mais distribuída, pois a iluminação do flash gera uma luz de compensação para as sombras.
  • D. Caso não haja um correção na exposição, a imagem pode resultar superexposta devido à menor intensidade de luz do flash em relação à luz do dia.
  • E. Essa técnica produz imagens com maior profundidade de campo, pois a luz do flash somada à iluminação diurna permite a utilização de diafragmas de menor abertura.

As câmeras DSLR podem ser divididas em 3 categrorias de sensor. Observe o quadro a seguir e assinale a alternativa correta.

  • A. Para que se possa aproximar ou ampliar o conteúdo da imagem, é necessário que o fotógrafo se aproxime ou se afaste com a câmera, independentemente da distância focal da objetiva e/ou do tamanho do sensor.
  • B. Uma objetiva considerada normal para um sensor fullframe, no formato APSC – fator 1.6, passa a ter efeito de uma grande angular, redimensionando o conteúdo de informação da imagem.
  • C. Uma objetiva considerada grande angular, normal ou teleobjetiva, será sempre considerada grande angular, normal ou teleobjetiva, independentemente do formato do sensor.
  • D. Uma objetiva considerada normal para um sensor APSC, no formato fullframe, passa a ter efeito de uma meia teleobjetiva, redimensionando o conteúdo da imagem.
  • E. Uma objetiva considerada normal para um sensor fullframe, no formato APSC – fator 1.6, passa a ter efeito de uma meia teleobjetiva, redimensionando o conteúdo da imagem.

A potência de um flash eletrônico portátil é, tecnicamente, expressa por um número-guia (guide-number, GN). Quanto mais alto o número, mais potente é o flash. Utilizando- se um flash com número guia fixado em metros, de valor 48, qual será a abertura solicitada pelo fotômetro para se fotografar um assunto distante 3 metros do plano focal da câmera (com ajuste ISO 400)?

  • A. 5.6
  • B. 16
  • C. 2.8
  • D. 4
  • E. 8

Uma das mais importantes características de uma câmera fotográfica é o controle da quantidade de luz que atinge o sensor digital ou o filme. No chamado “triângulo da exposição”, três variáveis são consideradas principais. São elas:

  • A. sensibilidade, distância focal e tempo de exposição.
  • B. distância focal, tempo de exposição e diafragma.
  • C. plano focal, distância focal e diafragma.
  • D. sensibilidade, tempo de exposição e diafragma.
  • E. sensibilidade, plano focal e tempo de exposição.
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