Questões de Comunicação Social do ano 2016

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Uma comunidade de usuários, clientes e colaboradores de um órgão público foi formada para compartilhar informações a partir de um fórum de discussão. A forma mais adequada de a gerência de comunicação do órgão em questão atuar junto a essa comunidade é através de táticas para:

  • A. concentrar a comunicação nos formadores de opinião da comunidade;
  • B. controlar e administrar a maior parte do conteúdo publicado na comunidade;
  • C. direcionar a comunidade para servir ao órgão público em questão;
  • D. cultivar a comunidade para que a imagem e a marca do órgão sejam fortalecidos;
  • E. destacar as informações positivas na comunidade para reduzir as críticas.

O uso de mídias sociais por empresas e organizações permite que os usuários, ao contrário do que acontece com as mídias tradicionais, possam:

  • A. ter um envolvimento com uma marca em um nível mais profundo do que nunca;
  • B. experimentar uma comunicação de mão dupla com as organizações;
  • C. ser ouvidos em suas necessidades, desejos e demandas pelos gestores das organizações;
  • D. participar de pesquisa e enquetes sobre opinião pública e imagem corporativa;
  • E. realizar críticas às organizações, suas políticas e ações sociais.

A chamada comunicação “boca-a-boca” ocorre em sua maioria no ambiente off-line. Entretanto, os gestores de Comunicação se concentram na mensuração dos efeitos on-line porque:

  • A. alcança maior número de pessoas do que o off-line;
  • B. permite a utilização de robôs para gerar compartilhamentos falsos;
  • C. apresenta maior facilidade de monitoramento;
  • D. abrange prioritariamente o público mais jovem;
  • E. se trata de uma rede com a média de poder aquisitivo maior.

A interação entre as marcas e o público passou por uma mudança significativa com o advento dos chamados “smartphones”, que, ao contrário dos primeiros telefones celulares, podem:

  • A. utilizar sistema GPS;
  • B. enviar SMS;
  • C. se conectar à internet;
  • D. transmitir imagens e sons;
  • E. rodar programas.

A diferença básica, no meio digital, entre a rede social Facebook e o Google está no fato de que a estratégia de cada um, respectivamente, visa a:

  • A. organizar a Internet e criar uma Internet paralela;
  • B. organizar a Internet e segmentar a Internet;
  • C. criar uma Internet paralela e segmentar a Internet;
  • D. criar uma Internet paralela e organizar a Internet;
  • E. segmentar a Internet e criar uma Internet paralela.

Para que uma empresa consiga gerar a viralização de informações no ambiente digital, é necessário planejar adequadamente a forma e o conteúdo das mensagens veiculadas por ela. O ponto mais importante desse planejamento de mensagens está no(a):

  • A. conteúdo, principalmente na profundidade da informação;
  • B. conteúdo, principalmente na originalidade da informação;
  • C. conteúdo, principalmente na interatividade da informação;
  • D. forma, principalmente no uso da linguagem coloquial;
  • E. forma, principalmente no uso da linguagem publicitária.

As mídias sociais potencializaram a existência de grupos sociais fechados, chamados vulgarmente de “panelinhas”, que fortalecem os laços comuns, mas reduzem a abertura do grupo para novas ideias e informações. Esta abertura, que faz parte da exploração da rede por empresas, é facilitada por:

  • A. líderes de opinião que conectam dois ou mais grupos;
  • B. programas de monitoramento das conexões;
  • C. mecanismos de busca e ferramentas de interação;
  • D. robôs que transmitem conteúdo por parte de empresas;
  • E. funcionários de empresas dentro dos grupos.

As principais características da comunicação do ambiente digital que devem ser levadas em conta na gestão de crises de organizações são:

  • A. proximidade da informação e interatividade das mensagens;
  • B. proximidade da informação e conteúdo centralizado;
  • C. conteúdo centralizado e atualidade das informações;
  • D. conteúdo centralizado e interatividade das mensagens;
  • E. atualidade das informações e interatividade das mensagens.

Uma rede social interna de uma organização, que conta com a participação exclusiva de seus funcionários, constitui um caso de Comunicação:

  • A. B2B;
  • B. B2C;
  • C. B2E;
  • D. C2C;
  • E. E2E.

O público forma a imagem de uma organização a partir:

  • A. das declarações de Visão, Missão e Valores da organização;
  • B. do relacionamento com jornalistas e profissionais de imprensa;
  • C. das políticas de comunicação corporativa da organização;
  • D. das práticas da empresa que são percebidas pelo público;
  • E. das atividades de cunho social, ou a sua ausência.
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