Questões sobre Campanha Publicitária

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A sonoplastia consiste na manipulação de sons e músicas em função da própria música ou som. Com referência a esse assunto, julgue os próximos itens.

O jingle é uma mensagem publicitária cantada, já o spot utiliza a fala como principal elemento, com música de fundo.

  • C. Certo
  • E. Errado

O e-mail marketing é usado como canal de comunicação e relacionamento de instituições públicas ou privadas com seus públicos e tem gerado bons negócios quando usadas com criatividade. Os três tipos de campanhas do e-mail marketing são:

  • A.

    clipping, newsletter e mala direta digital.

  • B.

    newsletter, mala direta digital e pesquisa online.

  • C.

    boletim informativo, newsletter e mailing.

  • D.

    mala direta digital, boletim informativo e clipping.

  • E.

    mailing, newsletter e pesquisa online.

Em julho de 2010, a agência África fez veicular a pergunta: Por que a lata da cerveja X é branca? Um filme de 30 segundos antecipou a mudança da cor da lata, que se tornou predominantemente vermelha. Esse tipo de propaganda é chamado de

  • A.

    follow up.

  • B.

    approach.

  • C.

    case history.

  • D.

    teaser.

  • E.

    gimmick.

Uma cliente não aprovou uma peça publicitária para televisão alegando que o fade-in foi muito rápido para introduzir a imagem do produto no contexto visual dominante. Por fade-in entende-se

  • A.

    a percepção completa da imagem.

  • B.

    o surgimento gradual da imagem.

  • C.

    a fusão da imagem com o fundo cenográfico.

  • D.

    a sobreposição de duas imagens estáticas.

  • E.

    o crescimento desproporcional da imagem em relação ao cenário.

Uma marca norte-americana de cerveja, com baixo teor alcoólico, tem ampliado suas vendas com um comercial que a compara com as concorrentes com teor normal de álcool. A propaganda lembra que a cerveja pode ser consumida à vontade porque não deixa o consumidor com ressaca. Em propaganda diz-se que a mensagem favoreceu

  • A.

    a relação do produto com o consumo.

  • B.

    o posicionamento da marca.

  • C.

    o conhecimento de pontos de venda.

  • D.

    o reconhecimento das vantagens de um produto sobre o outro.

  • E.

    o recall pelo atributo.

“Técnica desenvolvida por Alex Osborn, em 1963, que significa literalmente tempestade cerebral e consiste na reunião de um grupo de pessoas em torno de um tema em busca de novas ideias.” Trata-se:

  • A.

    Brainstorming.

  • B.

    Broadcasting.

  • C.

    Benchmarking.

  • D.

    Briefing.

  • E.

    Breakdown.

Muito utilizado principalmente na publicidade, o briefing é um instrumento adequado para:

  • A.

    Descrever as instruções e diretrizes transmitidas de forma resumida pela chefia aos responsáveis pela realização de um trabalho, como uma campanha publicitária.

  • B.

    Anunciar um novo produto de forma estratégica, iniciando a campanha pela criação de expectativas até o lançamento no mercado.

  • C.

    Aproximar o cliente ao público-alvo, desenvolvendo ações de exposição e demonstração em pontos de vendas estratégicos.

  • D.

    Transmitir informações sobre o cliente em veículos de comunicação em formato jornalístico, embora seja de fato uma “matéria paga”.

  • E.

    Incentivar o surgimento de novas ideias através da reunião de vários profissionais num trabalho conjunto de edição de campanhas.

Redatores publicitários usam frequentemente celebridades, para associá-las a determinados produtos ou campanhas. As peças baseadas nesse tipo de artifício são chamadas de:

  • A.

    propaganda institucional.

  • B.

    anúncio testemunhal.

  • C.

    publicidade direcionada.

  • D.

    peça gráfica.

  • E.

    venda direta.

No desenvolvimento de slogans, os redatores empregam técnicas para ampliar a eficácia do texto. Especifique as técnicas empregadas, respectivamente, nos slogans “Pense forte, pense Ford", "Lula-lá" e "Tomou Doril, a dor sumiu".

  • A.

    Paralelismo, aliteração e coloquialidade.

  • B.

    Aliteração, ressonância e rima.

  • C.

    Ressonância, ironia e trocadilho.

  • D.

    Neologismo, paralelismo e duplo sentido.

  • E.

    Rima, ressonância e aliteração.

O fluxo de trabalho de uma agência de propaganda tem como base um processo colaborativo que requer um modelo que gerencie uma complexa rede de projetos e de colaboradores, como fornecedores e veículos, cada qual com suas demandas específicas. No ambiente de uma agência, as áreas que mais se aproximam do conceito de Gerência de Projetos são

  • A.

    Estúdio e Criação.

  • B.

    Tráfego e Atendimento.

  • C.

    Mídia e Planejamento.

  • D.

    Produção e RTVC.

  • E.

    Financeiro e Diretoria de novos negócios.

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