Questões sobre Comunicação Empresarial

Lista completa de Questões sobre Comunicação Empresarial para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Com relação ao jornalismo institucional, julgue os itens seguintes.

É função do jornalismo institucional atender às demandas dos meios de comunicação, mas não é sua função avaliar as deficiências desses meios.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca da comunicação empresarial, julgue os itens que se seguem.

As salas de imprensa na Web têm como objetivo prioritário o fornecimento de informações para contato com os jornalistas da organização, facilitando, assim, o acesso a informações empresariais por parte dos jornalistas externos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca da comunicação empresarial, julgue os itens que se seguem.

Um dos objetivos da comunicação interna, nas empresas, é promover atitudes necessárias à promoção da cooperação entre os trabalhadores e à satisfação nos cargos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca da comunicação empresarial, julgue os itens que se seguem.

A realização de pesquisas voltadas para a avaliação de resultados de ações de comunicação empresarial aumenta a vulnerabilidade de ações futuras.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca da comunicação empresarial, julgue os itens que se seguem.

Em situação de crise, a comunicação empresarial deve pautarse pelos princípios da verdade, da transparência, da agilidade e da responsabilidade.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em tempos de globalização, as organizações voltaram atenção especial ao meio ambiente social e assumiram novas estratégias de comunicação com as seguintes providências e ações, EXCETO:

  • A.

    Agilidade nas respostas e no atendimento às demandas.

  • B.

    Postura low profile.

  • C.

    Flexibilidade da definição das demandas de natureza política, preservando a identidade técnica.

  • D.

    Consolidação de uma imagem de envolvimento social.

  • E.

    Qualificação do sistema de porta-vozes, a fim de evitar surpresas.

“É um dos instrumentos de estratégia da gestão da comunicação e tem por objetivo alcançar uma meta definida a partir da integração de uma série de instrumentos e ações em um prazo previamente determinado e com um objetivo claramente definido.” Trata-se de:

  • A.

    Teaser.

  • B.

    Campanha.

  • C.

    Lobby.

  • D.

    Terceiro Setor.

  • E.

    Consulta Pública.

A comunicação digital oferta um novo espaço de exposição, diálogo e contato entre organizações e seus respectivos públicos através de diversas ferramentas e suas características, das quais podemos afirmar, EXCETO:

  • A.

    Os e-mails são muito utilizados para comunicação interna e externa, geralmente para reforçar ou sobrepor informações já disponibilizadas em outros meios.

  • B. O website é tradicionalmente utilizado para o relacionamento com o meio externo com canais diferenciados de informação e interatividade limitada ao “fale conosco” e enquetes.
  • C.

    O blog é essencialmente dialógico, autoral, temático, agregador, com utilização de linguagem coloquial voltada a grupos de interesse.

  • D.

    A Intranet possui caráter utilitário apenas integrado ao sistema de gestão, caracterizado como página default da rede interna com interatividade bidirecional.

  • E.

    Wikis e SMS são instrumentos de expressão e opinião com conteúdo gerado pelo usuário, com características fortes de multimedialidade, hipermedialidade e interatividade.

Instrumento muito utilizado pelas assessorias de comunicação atualmente, o publieditorial é muito questionado eticamente pelo fato de que:

  • A.

    Consiste em informações baseadas em especulações financeiras, a fim de criar expectativas no mercado.

  • B.

    Se apresenta como uma matéria jornalística, mas, na verdade, é uma publicidade, portanto, paga.

  • C.

    Abusa nas técnicas de convencimento e persuasão, principalmente nos comerciais voltados à televisão.

  • D.

    Fere o Código de Ética do Profissional de Relações Públicas quando omite informações cruciais no que diz respeito aos interesses sociais de uma comunidade.

  • E.

    Se configura em abuso financeiro devido à utilização dos editoriais de veículos consagrados para expor informações de interesse exclusivo da organização.

A eficácia da comunicação organizacional depende da sinergia que for estabelecida com o planejamento estratégico geral da organização. Nesse sentido, as diretrizes da comunicação da organização devem:

  • A.

    evitar a flexibilidade à mudança e as necessidades oriundas da competitividade e do perfil de consumidor.

  • B.

    ser coerentes com a missão, os valores, os negócios, objetivos e metas estabelecidas.

  • C.

    impedir as influências externas que se dão na interação entre os indivíduos e a cultura organizacional.

  • D.

    facilitar a cooperação entre responsáveis pela comunicação de diferentes organizações, incluindo aquelas que são competidoras no mercado.

  • E.

    resultar num planejamento assimétrico com relação aos princípios gerais da organização.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...