Questões sobre Comunicação Empresarial

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A formação e a consolidação da identidade corporativa dependem do seguinte fator:

  • A.

    como a empresa é tratada na mídia, pois isso não reflete as atividades reais da instituição.

  • B.

    como a empresa realmente se comporta, já que a comunicação empresarial não atinge o público.

  • C.

    como o público vê a empresa, já que essa opinião não pode ser modificada através da comunicação.

  • D.

    o que a comunicação da empresa transmite, pois o alcance da mídia encobre as ações da empresa.

  • E.

    o que a empresa realmente faz, pois a opinião do público também faz parte dessa identidade.

Em relação ao público externo, a comunicação empresarial tem como objetivo(s)

  • A.

    criar uma imagem discreta da empresa, com base somente na informação publicitária.

  • B.

    descobrir novas formas de se relacionar com seus funcionários e fornecedores, com base na informação não publicitária.

  • C.

    desenvolver uma comunicação passiva com seus públicos, através da informação publicitária.

  • D.

    promover uma empresa, através da informação não publicitária.

  • E.

    investir e consolidar a imagem corporativa junto aos seus funcionários, através da informação não publicitária.

Julgue os itens seguintes, referentes à divulgação de informações no ambiente organizacional e à assessoria de imprensa.

Com o objetivo de registrar as informações provindas das denominadas rádio peão ou rádio corredor, deve-se afixar um quadro de sugestões em lugares de passagem ou de concentração de pessoas, como uma cantina.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens seguintes, referentes à divulgação de informações no ambiente organizacional e à assessoria de imprensa.

Em razão de os valores organizacionais serem subjetivos e as pessoas serem diferentes, a busca de consensos, em ambientes organizacionais, não é prioridade das instituições.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca de comunicação institucional e relacionamento da organização com seus diferentes públicos, julgue os itens subsequentes.

No relacionamento com o público interno, a organização deve considerar as demandas de informação dos colaboradores, bem como o papel de comunicador que estes podem desempenhar ao produzirem ou sustentarem um discurso genuíno sobre a empresa fora do ambiente profissional, como, por exemplo, em casa, nas reuniões com familiares, amigos, vizinhos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca de comunicação institucional e relacionamento da organização com seus diferentes públicos, julgue os itens subsequentes.

Comunicação interna não deve ser confundida com transmissão de informações sobre a gestão da empresa, incluindo-se filosofia, crenças, missão, valores e objetivos da organização, informações, em regra, apenas de conhecimento de seus gestores.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca de comunicação institucional e relacionamento da organização com seus diferentes públicos, julgue os itens subsequentes.

No relacionamento com seus colaboradores, a organização deve priorizar discursos transparentes e coerentes, com linguagem adequada, que demonstrem respeito às diferenças e atenção às necessidades, demandas e desejos do público interno.

  • C. Certo
  • E. Errado

Srour (2000) observa que em uma economia competitiva, o mundo empresarial está a mercê de um jogo de forças que o leva a estabelecer distinções entre os vários stakeholders com os quais interage. Os empresários de um modo geral tendem a tratar seus stakeholders, obedecendo à seguinte hierarquia:

  • A. 1º clientes; 2º acionistas; 3º gestores; 4º trabalhadores.
  • B. 1º acionistas; 2º trabalhadores; 3º clientes; 4º gestores.
  • C. 1º trabalhadores; 2º acionistas; 3º clientes; 4º gestores.
  • D. 1º gestores; 2º clientes; 3º acionistas; 4º trabalhadores.
  • E. 1º acionistas; 2º clientes; 3º gestores; e 4º trabalhadores.

Uma dessas metodologias é a auditoria de imagem na mídia. Sobre ela, é CORRETO dizer que:

  • A.

    trata-se da simples mensuração da presença de uma organização na mídia;

  • B.

    incorpora apenas aspectos qualitativos da presença de uma organização na mídia;

  • C.

    requer, de quem a executa, conhecimento aprofundado de Comunicação Empresarial e de produção jornalística;

  • D.

    exige planejamento, mas dispensa conhecimento prévio dos veículos que integrarão a mostra analisada;

  • E.

    os resultados de uma auditoria de imagem na mídia realizada em um período específico podem ser aplicados em um período de tempo maior.

O gestor da comunicação em uma organização deve formular estratégias de relacionamento com diferentes stakeholders, entre eles, os colabores e seus familiares. A respeito da comunicação interna e das ferramentas utilizadas para sua execução, julgue os itens subsequentes.

Para otimizar os gastos com a comunicação institucional, o gestor pode produzir um mesmo veículo para os públicos interno e externo, tendo, contudo, o cuidado de incluir encartes direcionados a cada um dos públicos na publicação.

  • C. Certo
  • E. Errado
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