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Comunicação Social - Comunicação Integrada - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Tendo em vista que o grande desafio das organizações na atualidade é gerar relacionamento efetivo, eficaz e duradouro com seus públicos, buscando, com isso, o fortalecimento do seu conceito institucional, julgue os itens a seguir.
A comunicação integrada envolve conteúdos múltiplos, equipes multidisciplinares, integração, informatização de processos, comunicação em tempo real, entre outros.
Em relação ao pensamento de Margarida Kunsch sobre Comunicação Integrada, analise as questões a seguir, indique com V a(s) verdadeira(s), com F a(s) falsa(s), e, ao fi nal, marque a opção correta.
( ) A comunicação integrada pressupõe a junção da comunicação institucional, da comunicação mercadológica e da comunicação interna.
( ) Os termos comunicação interna e endomarketing são sinônimos.
( ) O papel ideal do profi ssional de Relações Públicas é o de ser um estrategista e de uma pessoa com visão de mundo e de negócios.
( ) As relações públicas de marketing englobam a comunicação integrada de marketing.
( ) A principal diferença entre as atividades de relações públicas e as atividades de marketing é que as primeiras colocam ênfase no aspecto institucional e as de marketing enfatizam o aspecto mercadológico de uma organização.
Comunicação Social - Comunicação Integrada - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Em termos de comunicação institucional, o diagnóstico é realizado após o planejamento estratégico, sempre por uma consultoria externa.
Comunicação Social - Comunicação Integrada - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Cultura organizacional é o processo de interação, imitação e aprendizagem estabelecido entre a organização e seus públicos, podendo, portanto, ser considerada sinônimo de imagem institucional. Acerca desse assunto, julgue os itens subseqüentes.
A comunicação integrada é entendida como a junção da comunicação interna, da institucional, da mercadológica e da administrativa. Por meio dela é possível atingirem-se os objetivos estratégicos da organização, a solidificação de sua imagem institucional e, inclusive, a boa vontade de seus públicos de relacionamento.
A Organization of News Ombudsmen estabelece diretrizes e deveres para o trabalho do ombudsman. Sobre essas normas e indicações, assinale a afirmativa INCORRETA:
O ombudsman deve trabalhar para aumentar a credibilidade do veículo.
Deve ser um crítico interno do trabalho realizado: o processo e o produto.
Deve alertar a direção da redação sobre todas as queixas contra o veículo.
Deve representar os colegas de trabalho nas situações de conflito com a direção.
Numa campanha publicitária que objetiva reposicionar a imagem de uma empresa ou instituição governamental diante da opinião pública, a estratégia mais aconselhável de veiculação é a utilização da mídia:
Considerando a emergência do fenômeno do rumor num ambiente de crise institucional deve-se
evitar a exposição pública da organização.
levar em conta que toda crise é passageira.
promover ampla campanha publicitária de reforço da imagem institucional.
promover ampla campanha de divulgação de dados verossímeis.
A Promoção de Vendas é um importante elemento do mix de comunicação integrada, tendo recebido atenção crescente nos últimos anos, quando da elaboração dos orçamentos de comunicação de empresas de todos os tipos e portes. Neste contexto, o merchandising no ponto de venda integra o plano de comunicação quando é o caso de:
diminuir a metragem linear de exposição do produto.
reduzir os recursos investidos em equipes de promotores.
aumentar a visibilidade do produto na ocasião de compra.
aumentar os recursos investidos em venda pessoal.
estimular o consumidor a buscar mais informações no ponto de venda.
Segundo José Carlos Veronezzi, autor do livro Mídia de A a Z, um plano de mídia deve conter, no mínimo, quatro itens: Informações básicas, Objetivos, Estratégias e os Anexos importantes para ilustrar o plano. As Informações básicas devem trazer os seguintes elementos:
Produto, Mercado, Concorrência, Target, Objetivos de marketing, Táticas e Níveis de Veiculação.
Produto, Mercado, Concorrência, Target, Objetivos de marketing, Verba e Período.
Produto, Mercado, Concorrência, Target, Objetivos de marketing, Táticas e Cronograma de veiculação.
Produto, Mercado, Concorrência, Target, Objetivos de marketing, Programações básicas e Táticas.
Produto, Mercado, Concorrência, Target, Objetivos de marketing, Verba e Programações básicas.
Comunicação Social - Comunicação Integrada - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
"Diversos processos podem ser usados para adquirir a confiança e a compreensão dos funcionários da empresa, porém, o mais importante é o de saber ouvir" (Andrade, 2003). O profissional específico para esta atividade é:
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