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Comunicação Social - Comunicação Integrada - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Com relação aos instrumentos do mix da comunicação nas organizações, julgue os itens seguintes.
Marketing, publicidade, propaganda, promoção, vendas, merchandising e feiras são considerados instrumentos de comunicação mercadológica.
Comunicação Social - Comunicação Integrada - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Considerando que o conceito de campanha apresenta interpretação específica quando se trata de comunicação institucional, julgue os itens subsequentes.
As campanhas institucionais podem ser delegadas apenas à assessoria de comunicação ou de relações públicas, publicidade e imprensa da própria organização, já que, pela natureza de seus objetivos, as estratégias são estritamente organizacionais.
Comunicação Social - Comunicação Integrada - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
No que concerne à comunicação organizacional e integrada, julgue os itens que se seguem.
Um dos principais objetivos da comunicação integrada é identificar as ações diversas de jornalismo, publicidade e relações públicas, de forma a permitir a hierarquização dessas ações e a definição das áreas de atuação de cada uma delas com significativa independência.
Comunicação Social - Comunicação Integrada - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Com relação aos processos de comunicação interna das organizações, julgue os itens que se seguem.
Considerando-se que, em muitas empresas, nem todos os empregados têm acesso à Internet e às novas tecnologias, o jornal mural, os veículos impressos e os boletins setoriais são meios eficientes para a comunicação interna nessas organizações.
Comunicação Social - Comunicação Integrada - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Com relação aos processos de comunicação interna das organizações, julgue os itens que se seguem.
A comunicação interna não é uma ação exclusiva da área de comunicação das organizações, sendo as interações face a face ainda muito eficazes para manter ativo o sistema de comunicação interna e para buscar a adesão dos empregados aos valores, objetivos e metas da organização.
O relacionamento assessoria de comunicação e mídia é essencial na construção de uma imagem estruturada de forma positiva frente à opinião pública. No que diz respeito aos instrumentos deste trabalho, é correto afirmar:
O press release é uma ferramenta ultrapassada, não mais recomendada seu envio à imprensa, já que os instrumentos digitais são hoje predominantes nas redações.
Muito utilizado na década de 1990, o press tour é condenável hoje, pois leva o jornalista a um local de interesse da organização, compromete o trabalho isento de reportagem sobre o tema, ferindo, portanto, a ética profissional.
Através do media training, as organizações preparam seus executivos, dispensando a utilização de porta-vozes.
O press kit com brindes é uma ação constante nas assessorias e muito bem aceita nas redações, gerando bons espaços nos veículos de comunicação de massa.
A formação de porta-vozes é uma ação fundamental da Assessoria, já que não se recomenda ao assessor falar em nome da empresa, mas um executivo qualificado e treinado para atender às demandas dos diversos veículos.
A melhoria dos contatos ou dos resultados advindos desses contatos passa pelo entendimento das motivações que as organizações e a imprensa têm. Isso envolve compreender o porquê do contato, manter no discurso as key messages (...), definir o público-alvo da mensagem, (...) Qual das definições melhor define a palavra sublinhada no trecho anterior:
Os pontos mais relevantes a serem destacados.
A política e a cultura da organização.
A missão que a organização almeja alcançar.
As visões da organização diante do fato divulgado.
As fontes de informação a ser contactadas para tratar do tema.
Na comunicação integrada pode-se apontar como integrantes da Comunicação Institucional:
Acionistas, Governos e Sindicatos.
Funcionários, Consultores e Cooperados.
Franqueados, Concorrência e Parceiros.
Clientes/Consumidores e Usuários.
Familiares dos empregados, Profissionais de Mercado e Comunidades.
Com o crescimento da utilização do conceito de gerenciamento de projetos nas organizações, essa prática passa a ser aplicada, também, em projetos de comunicação integrada. Sob a ótica do ciclo de vida de um projeto, NÃO pode ser caracterizada como um projeto a
criação de uma cartilha de educação ambiental.
elaboração do planejamento anual de propaganda.
execução da rotina de follow up para confirmar o recebimento de um release.
realização de pesquisa de clima organizacional.
reestruturação do setor de atendimento ao cliente.
Comunicação integrada pode ser entendida como um conjunto de práticas as quais permitem à organização se relacionar com seus públicos e com a sociedade em geral com eficácia. Para isso, é necessário que haja uma ação conjugada entre a comunicação administrativa, a institucional e a mercadológica. Dentre as ferramentas utilizadas pela comunicação mercadológica para atingir seus objetivos, tem-se:
marketing direto, relações públicas e imagem corporativa.
marketing social, jornalismo empresarial e benchmarketing.
marketing, promoção de vendas e merchandising.
propaganda institucional, relações públicas e assessoria de imprensa.
venda pessoal, ponto de venda e assessoria de imprensa.
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