Questões sobre Comunicação Organizacional

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Com relação à comunicação de crise, julgue os itens que se seguem. A construção de uma imagem organizacional forte e bem estruturada é um elemento fundamental para que a organização consiga superar possíveis crises e se torne reconhecida pela ética e responsabilidade.

  • C. Certo
  • E. Errado

As revistas, como veículo de comunicação institucional, se caracterizam pela comunicação

  • A. nformal.
  • B. ascendente.
  • C. horizontal.
  • D. descendente.
  • E. individualizada.

Com relação à comunicação de crise, julgue os itens que se seguem. Em se tratando de crises organizacionais, uma solução eficaz é a prevenção, para a qual as empresas podem compor comitês específicos que tratem do tema e que sejam integrados por profissionais de áreas diferentes, incluindo os da comunicação.

  • C. Certo
  • E. Errado

Para ser lida pelos empregados e ser um elemento eficiente de comunicação interna, uma publicação institucional deve

  • A. investir em pautas sugeridas pelos empregados e ter seções abertas para a publicação de suas contribuições.
  • B. ser planejada e produzida integralmente pelos empregados sem qualquer interferência do assessor de comunicação.
  • C. tratar de assuntos de interesse dos empregados de modo paternalista para assegura-lhes que a empresa sabe o que é melhor para eles.
  • D. informar somente fatos positivos, omitindo quaisquer problemas que tragam instabilidade à imagem a empresa.
  • E. considerar o empregado como parceiro, compartilhando qualquer informação, mesmo as de caráter confidencial.

Em uma instituição, os colaboradores estão divididos entre os que prestam serviços internos, cumprindo a jornada dentro das instalações da organização, e os que atuam em campo, que recebem as tarefas diárias ao chegar pela manhã e entregam o relatório ao final do expediente. Considere os itens abaixo sobre o planejamento de comunicação para estes públicos.

I. A Intranet, para ser um recurso útil, não pode ter acesso restrito pelos computadores da instituição, mas também pelo sistema de login e senha a partir de outras máquinas com acessa à Internet, tablets ou smartphones.

II. Os murais são recursos importantes para a comunicação aos colaboradores, pois atingem tanto os internos como os em campo, desde que estejam colocados nos locais em que os que atuam externamente passem para receber tarefas e entregar relatórios.

III. Para que não haja conflitos no clima organizacional entre colaboradores internos e externos, a única estratégia de comunicação que mostraria que a empresa se preocupa da mesma forma com todos é boletim eletrônico via e-mail.

IV. Pela característica da instituição, alguns comunicados estratégicos precisam ficar somente nos murais, pois compartimentar a informação é uma estratégia eficiente para controlar os fluxos de notícia.

Estão corretos APENAS os itens

  • A. I, II e IV.
  • B. I e II.
  • C. II e IV.
  • D. II e III.
  • E. I e III.

Considere as situações abaixo que envolvem uma mesma entidade de serviços públicos ao cidadão paulistano.

1. A entidade planeja divulgar os resultados anuais que mostram o crescimento do número de atendimentos e de casos bemsucedidos.

2. Uma rádio allnews de grande audiência divulgou a reclamação de um cidadão que alega ter ficado muitas horas sem ser atendido na praça de serviços desta instituição.

3. O superintendente da instituição foi convidado por um programa de TV para explicar o funcionamento dos serviços, mas ele nunca deu entrevistas antes e está inseguro.

Sobre essas situações, é correto afirmar que

  • A. todas as situações são tratadas pela equipe de assessoria de imprensa, mas a única em que o superintendente terá contato direto com os jornalistas é a situação “3”.
  • B. as situações “1” e “3”, como são positivas, devem ser tratadas pela equipe de assessoria de imprensa, enquanto que a situação “2” é exclusividade da equipe de media training.
  • C. as situações “2” e “3”, devem ser tratadas pela equipe de assessoria de imprensa pois envolvem o relacionamento com a imprensa. Já a situação “1” é de alçada exclusiva da superintendência.
  • D. todas as situações são tratadas pela equipe de assessoria de imprensa, mas a situação “2”, como é negativa é a única que necessita de ação de media training.
  • E. todas as situações são tratadas pela equipe de assessoria de imprensa e podem incluir ações de media training com o superintendente, pois em todas poderá haver interação com veículos de imprensa que solicitem entrevistas.

Após uma ação bem-sucedida da assessoria de imprensa, vários telejornais noticiaram uma nova forma dos cidadãos acessarem os serviços de uma instituição pública instalada em uma grande região metropolitana. A audiência dos telejornais levou ao aumento das ligações para o telefone central e as chamadas passaram a ser atendidas por diversos colaboradores. No entanto, nem todos estavam cientes das novas formas de acesso aos serviços. A partir deste cenário, considere as proposições abaixo:

I. Além do investimento em assessoria de imprensa a instituição deveria também investir na comunicação interna.

PORQUE

II. Dentro dos conceitos de comunicação integrada, tanto os colaboradores da instituição como o público externo são considerados públicos de interesse e deveriam receber as mesmas informações, mas cada um por meio do veículo mais adequado.

Sobre essas proposições, é correto afirmar:

  • A. apesar de estabelecerem relação entre elas, as duas estão incorretas.
  • B. as duas são corretas, mas a segunda não explica a primeira.
  • C. as duas são corretas, mas a primeira não pode ser explicada pela segunda.
  • D. as duas são corretas e a segunda explica a primeira.
  • E. a primeira é verdadeira, a segunda, apesar de incorreta, pode ser uma consequência da primeira.

Uma empresa familiar da área de serviços, com mais de vinte anos de mercado, encomendou uma pesquisa para medir a percepção do público depois de uma modernização na forma de atendimento que já completara seis meses. Ao final da pesquisa, que durou 30 dias, constatou-se que, apesar da modernização, o público ainda percebia a organização da mesma forma negativa que antes, mesmo que apontassem os avanços no atendimento. Sobre essa situação, considere as afirmativas abaixo.

I. Uma das explicações para a percepção não ter se alterado é que a reputação da empresa é muito ruim e são necessárias várias ações de alteração na imagem para modificar a reputação.

II. A imagem é consolidada, enquanto a reputação da empresa é passageira. Como a imagem da empresa é associada a fatos negativos, a mudança na reputação não provocou os efeitos desejados.

III. O investimento na modernização deve ser acompanhado do planejamento de comunicação integrada, que compreende ações para informar a todos os colaboradores sobre as mudanças e também para que o público externo tenha conhe cimento de que a empresa fez modificações para melhorar o atendimento.

Está correto o que se afirma APENAS em

  • A. II.
  • B. III.
  • C. I e III.
  • D. II e III.
  • E. I.

Suponha que você é responsável pela atualização do portal corporativo de uma empresa pública. Considere as afirmações abaixo.

I. O portal corporativo segue os mesmos princípios da distribuição de conteúdo que os demais veículos da internet: divisão do conteúdo em níveis de leitura por meio de hipertextos e uso de recursos multimídia.

II. O portal corporativo também tem de manter atualização constante. Informações desatualizadas transmitem imagem ne gativa da instituição

III. Diferente dos demais veículos na Internet, o portal corporativo precisa se preocupar com a fidelidade da informação, a atualização fica em segundo plano.

IV. No portal corporativo a interação fica por conta do canal Fale Conosco ou Ouvidoria. As redes sociais devem ser tratadas em separado.

Está correto o que se afirma APENAS em

  • A. I e III.
  • B. I e II.
  • C. I, III e IV.
  • D. III e IV.
  • E. I e IV.

Nenhuma empresa está isenta de passar por acontecimentos que gerem situações de crise. Quando eles ocorrem, imediatamente inicia-se o interesse da mídia em cobri-los solicitando entrevistas com responsáveis pela empresa. Assim sendo, em uma gestão de crise é recomendável

  • A. aproveitar o espaço na TV para explicar tudo nos mínimos detalhes.
  • B. só se pronunciar para defender a empresa dos ataques feitos pela opinião pública.
  • C. evitar a entrega de material escrito pois ele pode ser utilizado de maneira errada.
  • D. ter sempre à mão uma série de dados que possam auxiliar nas respostas.
  • E. fugir das questões polêmicas, simplesmente ignorando o que foi perguntado.
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