Questões sobre Comunicação Organizacional

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Um dos grandes desafios para as publicações internas de uma organização está na obtenção de um fluxo contínuo de informações. Para isso, a melhor fonte regular de notícias internas da organização é/são:

  • A. profissionais de comunicação;
  • B. diretoria geral;
  • C. corpo gerencial;
  • D. colaboradores internos;
  • E. assessoria de comunicação.

Uma organização que possua uma política de comunicação organizacional que busque benefícios para busca e alcance da eficácia, da eficiência e da efetividade organizacional, em benefício dos públicos e da sociedade como um todo e não só da empresa isoladamente (KUNSCH, Margarida. Obtendo Resultados com Relações Públicas. 2006), deve ter em total integração:

I. A comunicação institucional, o que envolve o trabalho de relações públicas, assessoria de imprensa, publicidade e editoração, assim como do relacionamento com agências porventura contratadas para uma ou mais dessas atividades.

II. A comunicação mercadológica, com atividades de propaganda, relacionamento com o cliente e eventos, assim como do relacionamento com agências porventura contratadas para realizar uma ou mais dessas atividades.

III. A comunicação interna e a comunicação administrativa.

IV. Os contatos realizados pela força de vendas diretamente com o cliente para a negociação e fechamento de contratos.

Está correto o que consta APENAS em

  • A. I, II e III.
  • B. I, II e IV.
  • C. I, III e IV.
  • D. I e II.
  • E. III e IV.

Situações de crises geradas na internet dificilmente podem ser completamente evitadas. Uma maneira bastante eficaz para atenuar seus efeitos é

  • A. reivindicar na justiça o impedimento de citações e uso da marca em redes sociais e motores de busca.
  • B. promover campanhas preventivas nos meios eletrônicos e impressos de comunicação massiva.
  • C. concentrar toda a comunicação da organização na web em uma única rede social, normalmente a de maior número de usuários.
  • D. realizar constante monitoramento das maiores e mais penetrantes redes sociais para se antecipar à viralização de boatos.
  • E. manter um grupo permanente para elaboração de respostas a possíveis crises geradas pelas deficiências da organização, marca ou produto.

Trata-se de

  • A. um release promocional para divulgação de um produto.
  • B. uma nota oficial que traz a posição da empresa sobre um fato veiculado na imprensa.
  • C. um anúncio de oportunidade que se aproveitou de reportagem para divulgar um produto.
  • D. uma notícia veiculada pela imprensa sobre defeitos em um produto.
  • E. uma peça publicitária veiculada para aumentar a venda do produto.

No que tange à comunicação com os diversos setores (executivo, administrativo e operacionais) de uma organização, os departamentos de Recursos Humanos − RH e Relações Públicas − RPs atuam

  • A. de forma independente, com atuação secular e planejamentos estratégicos diversos.
  • B. hierarquicamente, tendo as RPs subordinadas ao departamento de RH.
  • C. hierarquicamente, tendo o departamento de RH subordinado ao de Comunicação.
  • D. de forma independente, tendo as RPs como apoio ao RH para estabelecimento de relações harmoniosas entre os setores.
  • E. hierarquicamente, com a terceirização completa do departamento de comunicação subordinado ao setor de RH.

A secretaria municipal de transportes públicos de uma capital brasileira criou um perfil em uma rede social. Entre os objetivos deste perfil estão:

I. Divulgação de notas e comunicados à população.

II. Interação com os usuários de transporte público por meio de respostas aos comentários.

III. Comunicação oficial dos acontecimentos sem interação com o usuário que faz comentários.

IV. Divulgação de fotos dos eventos promovidos pela secretaria.

Traz os objetivos do perfil na rede social desta secretaria o que consta APENAS em

  • A. I, III e IV.
  • B. I e III.
  • C. I, II e IV.
  • D. II e III.
  • E. IV.

A presidência de uma instituição privada, que quer aumentar sua presença espontânea na mídia jornalística, contratou um assessor de imprensa. Depois de fazer a entrevista inicial com o presidente da organização, o assessor diagnosticou as seguintes situações:

I. A instituição tem um passivo de ações trabalhistas geradas durante uma época de crise financeira.

II. O presidente é prolixo nas respostas e não gosta de dar entrevistas.

III. O presidente não conhece os veículos de comunicação especializados para os clientes da instituição.

IV. O presidente tem como um dos objetivos de sua gestão, organizar e deixar bem estruturado um centro de documentação e memória. Podem ser resolvidas, exclusivamente, pelo processo de media training, as situações que constam

APENAS em

  • A. II e IV.
  • B. I, II e IV.
  • C. II e III.
  • D. I e III.
  • E. III e IV.

Considere os elementos do release abaixo.

A sequência correta, para I, II e III é:

  • A. Assunto, serviço, contato para imprensa.
  • B. Notícia, rodapé, serviço.
  • C. Serviço, contato para imprensa, ouvidoria.
  • D. Assunto, clipping, fale conosco.
  • E. Clipping, serviço, fale conosco.

Considere os releases abaixo.

O modelo I e o modelo II de release são, respectivamente:

  • A. I é do tipo convite e deve ser usado apenas em eventos que vão acontecer. O release II é do tipo cobertura, mas não deve ser utilizado pelas assessorias, pois o excesso de informações em nada contribui com a atividade jornalística.
  • B. I é do tipo convite. Não deve ser usado pelas assessorias pois não traz informações relevantes. O release II é do tipo testemunho. Deve ser evitado pelas assessorias pois traz muitas informações que atrapalham o cotidiano dos jornalistas.
  • C. I é do tipo convite. É empregado apenas pelas assessorias que não contam com jornalistas em sua equipe. O release II é do tipo testemunho e é o único tipo de release recomendado, pois traz todas as informações necessárias para o trabalho do jornalista.
  • D. I é do tipo clipping, recorta as informações principais retiradas da imprensa. O release II é do tipo cobertura e tem como único objetivo ser uma notícia pronta para que os jornalistas apenas a utilizem, sem necessidade de apuração.
  • E. I é do tipo convite. Tem como objetivo chamar a imprensa para um evento. O release II é do tipo testemunho. Tem como um dos objetivos destacar um especialista, geralmente da instituição assessorada, para servir de fonte para a imprensa sobre um assunto de interesse.

Um órgão público municipal de assistência à população idosa criou um novo procedimento de atendimento em que marcações das consultas são feitas pela Internet. Para marcar este lançamento, a instituição promoveu um evento, seguido por coletiva, com a presença do presidente do órgão e do secretário municipal de assistência e desenvolvimento social. No dia seguinte ao evento, a clipagem das notícias nos veículos eletrônicos e impressos da cidade não encontrou nenhuma notícia que descrevesse o evento e a fala dos gestores. Havia apenas uma reportagem, no principal jornal da cidade, com a informação do novo procedimento, um guia explicando como a população deveria usar o serviço e a repercussão, positiva, entre os idosos entrevistados. A partir da situação acima, considere:

I. Apesar de não terem sido encontradas notícias que descrevam o evento, o clipping trouxe informações positivas, pois o principal cliente, a população idosa, pareceu bem atendida com a iniciativa

PORQUE

II. a clipagem deve ser refeita até encontrar, ao menos em blogs, alguma notícia que traga o evento e a fala dos gestores.Do contrário, nem deve ser entregue.

  • A. A afirmação I é verdadeira, a II é falsa e a segunda não justifica a primeira.
  • B. Ambas as afirmações são verdadeiras e a segunda justifica a primeira.
  • C. A afirmação I é verdadeira, a II é falsa e a segunda justifica a primeira.
  • D. A afirmação II é verdadeira, a I é falsa e a segunda é consequência da primeira.
  • E. Ambas as afirmações são verdadeiras e a primeira é consequência da segunda.
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