Questões sobre Comunicação Organizacional

Lista completa de Questões sobre Comunicação Organizacional para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Considere:

I. Características, internas e externas, lemas, ações e valores que definem o que a empresa é.

II. Percepção que as pessoas têm em relação a uma instituição. Ou seja, “Como o outro me vê?”. Pode ser transitória.

III. Refere-se ao conceito ou opinião que se forma sobre essa instituição no decorrer do tempo.

Os itens I, II e III são, respectivamente, definidos como

  • A. imagem, identidade e reputação.
  • B. imagem, identidade e reputação.
  • C. reputação, identidade e imagem.
  • D. identidade, reputação e imagem.
  • E. identidade, imagem e reputação.

A intranet ocupa hoje um importante espaço nas organizações. Sobre ela, considere que

I. é uma espécie de mural eletrônico.

II. tem um público cativo e delimitado.

III. funciona somente como repositório de informações administrativas e normas.

IV. acelera a circulação de informações.

Está correto o que consta APENAS em

  • A. III e IV.
  • B. I e II.
  • C. II e IV.
  • D. II, III e IV.
  • E. I, II e III.

Entre os vários instrumentos de comunicação interna utilizados pela Assessoria de Comunicação está a realização de workshops. Eles ajudam o assessorado a tomar conhecimento sobre assuntos de interesse, além de possibilitar o estreitamento entre a assessoria e o corpo dirigente. Os workshops NÃO são recomendados para

  • A. mostrar a função dos assessores de imprensa.
  • B. explicar a conjuntura econômica e política do país.
  • C. apresentar o funcionamento da mídia e dos veículos.
  • D. preparar o assessorado exclusivamente para coletivas.
  • E. mostrar o funcionamento da comunicação na área pública.

A comunicação organizacional integrada é formada por um mix que compreende

  • A. nível estratégico (executivo), nível tático (gerência) e nível operacional (produção de bens/serviços).
  • B. relações públicas (comunicação institucional), comunicação interna (ou administrativa) e marketing (comunicação mercadológica).
  • C. jornalismo (comunicação com o público externo), publicidade (comunicação com o consumidor) e produção editorial (criação e impressão de material de campanha).
  • D. plano de comunicação (comunicação institucional), plano de marketing (comunicação mercadológica) e plano de mídia (comunicação da marca).
  • E. identificação demográfica (comunicação regional), de interesses de colaboradores (comunicação institucional) e expectativas de clientes (comunicação externa).

Considere:

I. O treinamento periódico de funcionários, baseado em planos existentes, habilitando-os a lidarem com situações de incerteza.

II. A avaliação de riscos, feita de maneira multidisciplinar, visando a identificar os pontos fracos que podem ocasionar crises ou emergências.

III. A preparação antecipada do departamento jurídico para refutar toda e qualquer acusação que por ventura atinja a empresa.

Em comunicação de crise, está correto o que consta em

  • A. I e II, apenas.
  • B. I e III, apenas.
  • C. II, apenas.
  • D. III, apenas.
  • E. I, II e III.

O Planejamento Estratégico de Comunicação só funciona com sucesso quando a empresa ou instituição tem uma política de comunicação desenvolvida e plenamente em vigor. Em sua formulação destaca-se:

I. Estar ligada ao processo de gestão, tendo todos os executivos comprometidos.

II. A estrutura que dá suporte à comunicação deve ser profissionalizada.

III. Ser efetivamente implementada independentemente dos stakeholders.

IV. Expressar os valores, a missão e a visão da empresa ou instituição.

Está correto o que consta APENAS em

  • A. I, III e IV.
  • B. II, III e IV.
  • C. I, II e IV.
  • D. I e IV.
  • E. II e III.

I. Os stakeholders, pessoas ou grupos que possuem interesses na organização, podem ser considerados públicos de grande importância quando se faz o planejamento de comunicação, mas não devem ser considerados eles próprios todos os públicos com os quais se estabelecerá o relacionamento.

PORQUE

II. o próprio termo “público” é polissêmico, havendo quem defenda a sua identificação de forma específica, classificando os públicos de acordo com o seu potencial de influência nas atividades fim da organização, mesmo que não possuam nela interesse direto.

Essa questão contém duas afirmações. Assinale:

  • A. Se as duas afirmações são verdadeiras e a segunda justifica a primeira.
  • B. Se as duas afirmações são verdadeiras e a segunda não justifica a primeira.
  • C. Se a primeira afirmação é verdadeira e a segunda é falsa.
  • D. Se a primeira afirmação é falsa e a segunda é verdadeira.
  • E. Se as duas são falsas.

Acerca de comunicação organizacional, julgue os itens subsequentes. A organização de comitês gestores da comunicação compostos por stakeholders é possível e aconselhável às organizações.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito do evento como parte integrante da comunicação das organizações, julgue os itens subsecutivos. O conjunto de regras preestabelecidas que disciplinam a organização dos eventos é denominado precedência.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito do evento como parte integrante da comunicação das organizações, julgue os itens subsecutivos. O evento com tema geralmente científico, o qual tem coordenador, expositores e em que é permitida a participação da plateia para intercâmbio de informações, denomina-se simpósio.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...