Questões sobre Comunicação Organizacional

Lista completa de Questões sobre Comunicação Organizacional para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Julgue os seguintes itens, a respeito de estratégias e técnicas de comunicação dirigida e assessoria de imprensa. O objetivo do house organ é informar o público externo de mudanças em uma corporação.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em relação ao press release, assinale a opção correta.

  • A. A função do press release não é subsidiar o trabalho de apuração de informações do repórter, mas provocar o interesse de redações jornalísticas pelo assunto a ser divulgado.
  • B. É facultativa a inclusão de títulos e subtítulos no texto do press release.
  • C. A quantidade de laudas do texto do press release, o qual deve apresentar informações completas, não deve ser limitada.
  • D. O texto do press release não deve conter informações sobre o assessor de imprensa.
  • E. O texto do press release deve ser produzido com a utilização de técnicas de redação jornalística.

Para Margarida Kunsch, a atuação harmoniosa da comunicação institucional, comunicação mercadológica, comunicação interna e comunicação administrativa corresponde à comunicação

  • A. empresarial.
  • B. corporativa.
  • C. pública.
  • D. colaborativa.
  • E. organizacional.

Assinale a opção correta, a respeito de notas oficiais.

  • A. A nota oficial pode substituir um aviso de pauta.
  • B. É facultativa a impressão de nota oficial em papel timbrado que contenha logomarca e outros elementos de identidade visual da instituição.
  • C. Em uma situação de crise, a nota oficial pode ser emitida pelo assessor de imprensa sem a anuência do alto escalão, desde que sejam considerados a missão e os valores da organização.
  • D. A nota oficial não precisa ser lida da forma como foi redigida.
  • E. Sintetizar as informações necessárias para esclarecer fatos relativos à situação emergencial vivenciada pela instituição é essencial na elaboração da redação de uma nota oficial, que deve ser direta e objetiva.

No que concerne ao processo de entrevistas, assinale a opção correta.

  • A. Criar um bom ambiente para o repórter, em entrevistas coletivas, com cadeiras, serviço de água e café, entrega de pastas contendo papel e caneta é algo ultrapassado.
  • B. Entrevistas coletivas devem ser realizadas somente no período vespertino.
  • C. Em situações em que jornalistas não dominem determinados assuntos técnicos, o entrevistado deve utilizar termos rebuscados como estratégia de manipulação da mídia.
  • D. O repórter deve encaminhar, antes da publicação, o texto final da entrevista para que o entrevistado aprove.
  • E. Distribuição de press kits para repórteres, além de ser importante para manter o nível da entrevista, serve para tentar direcioná-la para os interesses da instituição.

A respeito de responsabilidade social, consumo sustentável e relações com a comunidade, julgue os itens a seguir. Uma organização deve buscar se relacionar constantemente com a comunidade para garantir que esta se mobilize contra qualquer fato de repercussão negativa que venha a envolver a organização.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito de responsabilidade social, consumo sustentável e relações com a comunidade, julgue os itens a seguir. A responsabilidade social das organizações — uma prática voluntária — não deve ser confundida com ações impostas pelo governo ou por incentivos externos como, por exemplo, benefícios fiscais.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca dos instrumentos de comunicação interna e de comunicação digital, julgue os itens seguintes. Conversas informais e reuniões grupais são os instrumentos de comunicação interna mais adequados para que a alta gestão transmita mensagens corporativas a seus colaboradores.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca dos instrumentos de comunicação interna e de comunicação digital, julgue os itens seguintes. Os instrumentos de comunicação interna podem ser formais, como relatórios administrativos, memorandos, manuais de políticas e procedimentos, ou informais, como conversas com colegas e reuniões informais com o superior.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca dos instrumentos de comunicação interna e de comunicação digital, julgue os itens seguintes. O buzz marketing é utilizado como um press release virtual para disseminar informações em jornais e revistas disponíveis na Internet.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...