Questões sobre Comunicação Organizacional

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Questão premente nos dias de hoje diz respeito à convergência midiática. A produção, distribuição e consumo de conteúdo informativo em rede, por exemplo, é um dos desafios enfrentados pelas empresas de comunicação. Uma emissora de TV que deseja atingir parcela da audiência pode, por exemplo, apostar em um blog com conteúdo exclusivo desenvolvido pela equipe de jornalismo. Para consolidar essa nova plataforma como mais uma opção à disposição do público, a emissora responsável pelo weblog deverá considerar:

  • A. a imediata contratação de um blogueiro de renome como estratégia principal para alavancar a audiência;
  • B. os produtos desenvolvidos pela concorrência como modelos a serem seguidos;
  • C. a relativização das demais redes sociais da emissora a fim de que não haja concorrência interna;
  • D. a aposta na interatividade como estratégia de fidelização da audiência;
  • E. a possibilidade de restringir o acesso e cobrar determinado valor do assinante do produto.

Dentre as ferramentas de Comunicação Organizacional Integrada, a que apresenta o maior custo por contato e a maior taxa de conversão do receptor é:

  • A. propaganda;
  • B. promoção;
  • C. assessoria de imprensa;
  • D. relações públicas;
  • E. comunicação interpessoal.

A primeira referência para a criação de uma Política de Comunicação deve ser a análise do(a):

  • A. Estratégia de Marketing;
  • B. Estratégia de Relações Públicas;
  • C. Plano de Comunicação funcional;
  • D. Plano de Comunicação Integrado;
  • E. Visão e Missão da organização.

Uma comunidade de usuários, clientes e colaboradores de um órgão público foi formada para compartilhar informações a partir de um fórum de discussão. A forma mais adequada de a gerência de comunicação do órgão em questão atuar junto a essa comunidade é através de táticas para:

  • A. concentrar a comunicação nos formadores de opinião da comunidade;
  • B. controlar e administrar a maior parte do conteúdo publicado na comunidade;
  • C. direcionar a comunidade para servir ao órgão público em questão;
  • D. cultivar a comunidade para que a imagem e a marca do órgão sejam fortalecidos;
  • E. destacar as informações positivas na comunidade para reduzir as críticas.

A chamada comunicação “boca-a-boca” ocorre em sua maioria no ambiente off-line. Entretanto, os gestores de Comunicação se concentram na mensuração dos efeitos on-line porque:

  • A. alcança maior número de pessoas do que o off-line;
  • B. permite a utilização de robôs para gerar compartilhamentos falsos;
  • C. apresenta maior facilidade de monitoramento;
  • D. abrange prioritariamente o público mais jovem;
  • E. se trata de uma rede com a média de poder aquisitivo maior.

A interação entre as marcas e o público passou por uma mudança significativa com o advento dos chamados “smartphones”, que, ao contrário dos primeiros telefones celulares, podem:

  • A. utilizar sistema GPS;
  • B. enviar SMS;
  • C. se conectar à internet;
  • D. transmitir imagens e sons;
  • E. rodar programas.

As principais características da comunicação do ambiente digital que devem ser levadas em conta na gestão de crises de organizações são:

  • A. proximidade da informação e interatividade das mensagens;
  • B. proximidade da informação e conteúdo centralizado;
  • C. conteúdo centralizado e atualidade das informações;
  • D. conteúdo centralizado e interatividade das mensagens;
  • E. atualidade das informações e interatividade das mensagens.

O público forma a imagem de uma organização a partir:

  • A. das declarações de Visão, Missão e Valores da organização;
  • B. do relacionamento com jornalistas e profissionais de imprensa;
  • C. das políticas de comunicação corporativa da organização;
  • D. das práticas da empresa que são percebidas pelo público;
  • E. das atividades de cunho social, ou a sua ausência.

Com relação a imagem e identidade institucionais, assinale a opção correta.

  • A. A veiculação de um merchandising social como teaser para a veiculação imediata de um anúncio comercial deve ser buscada pelos programadores de mídia, pois possibilita o máximo de rendimentos midiáticos na promoção de ideias, serviços e produtos.
  • B. A imagem institucional corresponde à identidade institucional e se expressa no imediato reconhecimento da marca de um produto em espaços comerciais e promocionais, podendo os seus respectivos níveis de associação ser aferidos por sondagens em pontos de venda.
  • C. Desde que os seus empregadores não se oponham, os jornalistas podem negociar matérias pagas diretamente com outros profissionais de reconhecido capital simbólico, uma vez que esses profissionais transferem prestígio a marcas e imagens por meio de artigos assinados.
  • D. Para reconhecimentos do tipo ISO, certificações asseguradoras de um diferencial mercadológico para a imagem da organização, é suficiente que o discurso voltado para a responsabilidade socioambiental esteja expresso em documentos referentes à missão e aos valores da organização.
  • E. É desejável que o planejamento de comunicação organizacional integre as atividades de jornalismo, relações públicas e propaganda, que podem se complementar, não havendo inconvenientes no fato de que os resultados de suas ações ocupem espaços comuns na mídia.

Acerca dos fundamentos e das finalidades da comunicação nas organizações, assinale a opção correta.

  • A. Um assessor deve orientar o seu assessorado a não banalizar o atendimento de pedidos de entrevista, ou seja, deve orientá-lo a somente atender aqueles que lhe pareçam, de fato, relevantes.
  • B. Entrevistas coletivas devem ser convocadas somente quando houver segurança de que elas ofereçam à imprensa informações de efetivo valor noticioso, casos em que o interesse jornalístico não deve ser colocado em segundo plano em relação à organização e seus dirigentes.
  • C. A distribuição de brindes em dias de visita (open days), que deve ser planejada somente para familiares de empregados diretos e terceirizados, deve ser evitada para que essas ocasiões não sejam confundidas com propaganda indireta.
  • D. Cursos, oficinas, seminários e treinamentos não devem ter jornalistas como público-alvo, para se evitar que aspectos fora do foco temático desses eventos acabem por chamar a atenção de repórteres convidados.
  • E. Todo e qualquer acontecimento de importância organizacional deve ser objeto de um press-release, pois a sua constância subsidia repórteres e editores para suas matérias.
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