Questões sobre Comunicação Organizacional

Lista completa de Questões sobre Comunicação Organizacional para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Julgue os próximos itens, relativos às estratégias e técnicas de comunicação organizacional. Mailing — lista de contatos de interesse específico da empresa — é uma ferramenta da comunicação corporativa.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que se refere ao planejamento da divulgação de informações no ambiente organizacional e junto aos seus públicos, assinale a opção correta.

  • A. Dado o instituto da liberdade de imprensa, o jornalista assessor de imprensa não deve submeter textos produzidos pela sua assessoria ao seu assessorado, sejam eles destinados aos instrumentos de comunicação interna, sejam voltados para a imprensa e público externos.
  • B. Todos os contatos entre repórteres e fontes de uma organização, bem como a marcação e a realização de entrevistas, devem ser submetidos ao controle da assessoria de imprensa, devendo tal pressuposto constar claramente do plano de assessoria de imprensa.
  • C. Artigos assinados por funcionários de uma organização e publicados na grande imprensa de forma esparsa ou em colunas periódicas devem, obrigatoriamente, passar pelo crivo prévio da assessoria de imprensa se citarem a organização.
  • D. As relações da organização com a imprensa exigem a estruturação de um plano de assessoria, no qual devem constar, basicamente, dois tipos de módulos: divulgação de informações junto à imprensa e edição de informativos.
  • E. Por implicar relações de confiança entre assessorado e assessor, o planejamento de uma assessoria de comunicação não pode ser contratado ou licitado junto a terceiros.

Julgue os próximos itens, relativos às estratégias e técnicas de comunicação organizacional. O fluxo de comunicação descendente leva as informações da base da organização para o comando hierárquico.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito de comunicação interna e endomarketing©, assinale a opção correta.

  • A. Por estar centrado em objetivos comunicacionais estritamente afetos ao setor de recursos humanos, o endomarketing© não pode ser considerado uma estratégia mercadológica.
  • B. Marketing institucional é aquele voltado para a satisfação dos clientes do público interno quando da aquisição de produtos, bens ou serviços da empresa ou da instituição para a qual trabalham.
  • C. Os subcampos pertinentes à comunicação interna incluem a comunicação administrativa — memorandos, cartas circulares, instruções, entre outros instrumentos — e a comunicação social — que pode utilizar boletins, jornais internos, videojornais, revistas e intranet.
  • D. Circunscrita ao campo das relações humanas, a comunicação interpessoal — comunicação face a face, comunicação entre funcionários e entre chefias e subordinados — não tem sido enquadrada como subárea da comunicação interna, por não depender de suportes midiáticos.
  • E. Dado seu caráter unidimensional, a comunicação interna não é operada conforme a lógica dos fluxos ascendente e descendente da comunicação organizacional, característica acentuada com o advento de tecnologias como o email e a intranet.

Julgue os próximos itens, relativos às estratégias e técnicas de comunicação organizacional. Um acontecimento programado, que gera expectativa e necessidade de retorno institucional, inclui-se entre os instrumentos de marketing.

  • C. Certo
  • E. Errado

Sabendo que a comunicação institucional é essencial para a condução dos objetivos e a manutenção da reputação da instituição, assinale a opção correta.

  • A. A comunicação de uma empresa deve resultar dos esforços isolados de um único setor, uma vez que isso garante uma imagem institucional una e sem distorções.
  • B. A gestão de uma marca se fundamenta na elaboração e criação de uma logo forte e consolidada, o que, por si só, garante uma imagem positiva e de sucesso para a instituição.
  • C. A comunicação institucional pode contribuir não apenas para a acreditação e o fortalecimento da imagem da instituição, como também para o desenvolvimento social e interpessoal dentro da instituição.
  • D. As instituições que apostam em uma comunicação transparente, com a intenção de agregar valor ao seu produto ou serviço e de ampliar sua imagem positiva, devem investir mais em campanhas publicitárias do que em assessoria de imprensa.
  • E. A identidade institucional é representada por suas logomarcas e pelas aplicações dessas logomarcas em peças como embalagens, fachadas ou placas de sinalização, que reafirmem a identidade visual da instituição.

Julgue os próximos itens, relativos às estratégias e técnicas de comunicação organizacional. A interação e o feedback são características da comunicação digital e objetivos das relações públicas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os seguintes itens, a respeito de estratégias e técnicas de comunicação dirigida e assessoria de imprensa. A nota oficial pode ser utilizada pela assessoria de imprensa para esclarecer o público sobre problemas estruturais eventualmente ocorridos nos eventos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os seguintes itens, a respeito de estratégias e técnicas de comunicação dirigida e assessoria de imprensa. Define-se pauta como a reunião das principais informações sobre o público, o preço e a comunicação, além dos modelos de análise que compõem o ambiente competitivo para um evento.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os seguintes itens, a respeito de estratégias e técnicas de comunicação dirigida e assessoria de imprensa. Denomina-se entrevista coletiva a ação de receber os profissionais de veículos de comunicação, em um mesmo dia, mas em horários diferentes, para garantir-lhes acesso amplo aos diversos processos de produção da notícia.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...