Lista completa de Questões sobre Ética na Comunicação para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Comunicação Social - Ética na Comunicação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Em uma empresa jornalística, há vários profissionais que podem modificar os conteúdos elaborados pelos repórteres. Essas alterações, no entanto, podem ter implicações deontológicas. Com base no que estabelece o Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros, assinale a opção correta, acerca desse assunto.
O terceiro que altera conteúdo de um texto é o responsável pela alteração.
Compete ao superior hierárquico imediato ao repórter responder solidariamente pelas alterações editoriais que se fizerem necessárias.
As alterações textuais promovidas pelo editor-chefe não têm implicações deontológicas negativas, uma vez que ele é o responsável natural por toda edição.
Quando um conteúdo é alterado por terceiros, o crédito da matéria deve ser dividido com o eventual coautor.
Quando um conteúdo é alterado por terceiros, o leitor, mediante nota da redação, deve ser informado dessa alteração.
Sob o ponto de vista ético, o assessor de imprensa em um órgão público deve
fornecer as informações solicitadas pela imprensa apenas quando não prejudicarem a imagem do órgão atendido.
fornecer sempre a informação solicitada pela imprensa com transparência total, por se tratar de órgão público.
zelar pela imagem do órgão público e divulgar os dados sempre enaltecendo o lado mais positivo das atividades desenvolvidas.
divulgar apenas as informações que estiverem ao alcance, já que a burocracia impede o atendimento com a agilidade necessária.
divulgar somente o que for autorizado pela chefia do órgão público.
Comunicação Social - Ética na Comunicação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
O artigo 2.º do Código de Ética dos Jornalistas refere-se ao direito fundamental à informação de relevante interesse público e determina, no seu inciso III, que a liberdade de imprensa, direito e pressuposto do exercício do jornalismo, implica compromisso com a responsabilidade social inerente à profissão. Considerando esse dispositivo, julgue os próximos itens.
Informações de interesse público são aquelas que dizem respeito à sociedade civil organizada.
Comunicação Social - Ética na Comunicação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
A respeito do tema objeto do fragmento de texto acima e dos fundamentos sociológicos da comunicação, julgue os itens seguintes.
A economia política da comunicação desenvolveu-se a partir dos anos 60, com o respaldo da teoria da dependência. Um dos focos dos estudos embasados por essa perspectiva analítica foi a crítica ao imperialismo cultural. Segundo essa visão, as indústrias culturais passaram a ser vistas como agentes do capital a serviço da dependência cultural.
Comunicação Social - Ética na Comunicação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Com relação à ética e à legislação no jornalismo, julgue os itens subsequentes.
O Código de Ética dos Jornalistas Profissionais estabelece critérios deontológicos para a prática e o exercício profissional de acordo com critérios recomendados pela Organização Internacional dos Jornalistas e expostos na Convenção de Budapeste.
Comunicação Social - Ética na Comunicação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Conforme o Código de Ética dos Profissionais de Relações Públicas, o profissional dessa área deve empenhar-se para criar estruturas e canais de comunicação que favoreçam o diálogo e a livre circulação de informações. Além disso, tal documento estabelece que ao profissional dessa área é vedado disseminar informações falsas ou enganosas ou permitir a difusão de notícias que não possam ser comprovadas por meio de fatos conhecidos e demonstráveis. Com base nessas informações e no que prescreve o referido código, julgue os próximos itens.
Infere-se, do estabelecido no código citado, que as informações de livre circulação devem ser aquelas pautadas em verdades comprovadas.
Comunicação Social - Ética na Comunicação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Conforme o Código de Ética dos Profissionais de Relações Públicas, o profissional dessa área deve empenhar-se para criar estruturas e canais de comunicação que favoreçam o diálogo e a livre circulação de informações. Além disso, tal documento estabelece que ao profissional dessa área é vedado disseminar informações falsas ou enganosas ou permitir a difusão de notícias que não possam ser comprovadas por meio de fatos conhecidos e demonstráveis. Com base nessas informações e no que prescreve o referido código, julgue os próximos itens.
Do ponto de vista da ética, é suficiente que o profissional de relações públicas, ao fazer circular uma informação, cheque a veracidade desta com a respectiva fonte.
Indique o inciso que está INCORRETAMENTE redigido, porque não atende o art. 2o do Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros (aprovado em agosto de 2007). O referido artigo afirma que Como o acesso à informação de relevante interesse público é um direito fundamental, os jornalistas não podem admitir que ele seja impedido por nenhum tipo de interesse, razão por que:
I. a divulgação da informação precisa e correta é dever dos meios de comunicação e deve ser cumprida independentemente de sua natureza jurídica − se pública, estatal ou privada − e da linha política de seus proprietários e/ou diretores.
II. a produção e a divulgação da informação devem se pautar pela veracidade dos fatos e ter por finalidade o interesse público.
III. a liberdade de imprensa, direito e pressuposto do exercício do jornalismo, implica compromisso com a responsabilidade social inerente à profissão.
IV. a prestação de informações pelas organizações públicas e privadas, incluindo as não-governamentais, é uma obrigação social, desde que não interfira no equilíbrio das instituições legitimamente eleitas pelo povo.
V. a obstrução direta ou indireta à livre divulgação da informação, a aplicação de censura e a indução à autocensura são delitos contra a sociedade, devendo ser denunciadas à comissão de ética competente, garantido o sigilo do denunciante.
Veículos jornalísticos que colocam os interesses de governantes ou de anunciantes acima do dever de transmitir toda informação que seja de interesse público estão deixando de lado sua (seu)
Comunicação Social - Ética na Comunicação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
A respeito das atividades das assessorias de imprensa, julgue os itens subsequentes.
O Código de Ética dos Jornalistas brasileiros não permite que, no meio de comunicação em que trabalha, o repórter realize a cobertura de organização pública, privada ou nãogovernamental da qual seja assessor, empregado, prestador de serviço ou proprietário.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...