Lista completa de Questões sobre Legislação em Comunicação Social para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Comunicação Social - Legislação em Comunicação Social - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Acerca do assunto abordado no texto acima, julgue os próximos itens.
O direito de resposta, garantido pela Lei de Imprensa, é um instrumento importante, mas não é suficiente para assegurar a ética no jornalismo.
Comunicação Social - Legislação em Comunicação Social - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Considerando o texto acima como referência inicial, julgue os itens seguintes.
A auto-regulamentação da imprensa já existe no Brasil e foi proposta pelo STF, com o aval da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ), em 1995.
Comunicação Social - Legislação em Comunicação Social - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Tomando o texto acima como ponto de partida, julgue os itens subseqüentes.
No Brasil, durante o período de campanha eleitoral, as pesquisas de opinião pública a respeito de candidatos a cargos políticos não podem ser divulgadas. Essa proibição está expressa na Lei de Imprensa, que só permite a divulgação de tais pesquisas no dia da eleição, no período de 9h a 15h.
Comunicação Social - Legislação em Comunicação Social - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Considerando o texto acima, julgue os itens a seguir.
A Lei de Imprensa oferece proteção especial aos jornalistas investigativos, em todas as situações de trabalho.
Comunicação Social - Legislação em Comunicação Social - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Em relação ao texto acima e ao tema nele mencionado, julgue os itens a seguir.
No contexto recente, a liberdade de expressão no Brasil foi reconquistada, com o fim do regime militar e a redemocratização do país, e foi consagrada pela Constituição de 1988.
Comunicação Social - Legislação em Comunicação Social - Fundação Mariana Resende Costa (FUMARC) - 2005
Segundo o Decreto nº. 83.284, de 13 de março de 1979, que regulamentou a profissão de jornalista, a prestação de serviço gratuito, ou com pagamentos simbólicos, sob pretexto de estágio, bolsa de estudo, bolsa de complementação e convênio, constitui:
Fraude.
Crime.
Desvio de função.
Contravenção penal.
Comunicação Social - Legislação em Comunicação Social - Fundação Mariana Resende Costa (FUMARC) - 2005
Art. 1º - O acesso à informação pública é um direito inerente à condição de vida em sociedade, que não pode ser impedido por nenhum tipo de interesse.
Art. 2º - A divulgação de informação, precisa e correta, é dever dos meios de comunicação pública, independente da natureza de sua propriedade.
Art. 3º - A informação divulgada pelos meios de comunicação pública se pautará pela real ocorrência dos fatos e terá por finalidade o interesse social e coletivo.
Os artigos acima fazem parte:
da Lei de Imprensa (Decreto-Lei nº 972, de 02/09/1967).
da Carta da Organização das Nações Unidas.
do Código de Ética da Associação Nacional de Jornais.
do Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros.
Comunicação Social - Legislação em Comunicação Social - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
A respeito do texto acima e considerando o passado e o presente da imprensa e da radiodifusão brasileiras, julgue os seguintes itens.
Curiosamente, na Lei de Imprensa ainda em vigor Lei n.º 5.250, de 1967 , o conceito de imprensa é restringido aos jornais e periódicos impressos, estando de fora os serviços de radiodifusão e as agências de notícias.
Comunicação Social - Legislação em Comunicação Social - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
A respeito do texto acima e considerando o passado e o presente da imprensa e da radiodifusão brasileiras, julgue os seguintes itens.
Curiosamente, na Lei de Imprensa ainda em vigor Lei n.º 5.250, de 1967 , o conceito de imprensa é restringido aos jornais e periódicos impressos, estando de fora os serviços de radiodifusão e as agências de notícias.
Comunicação Social - Legislação em Comunicação Social - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Com base na legislação e nas políticas públicas que regem a comunicação no Brasil, julgue os itens a seguir.
Desde o primeiro momento, o modelo de concessões públicas (trusteeship model) foi o adotado no Brasil. A primeira transmissão de rádio no Brasil se deu em 1922, sendo que a primeira legislação regulamentando a questão só apareceu no primeiro governo Vargas, na forma dos decretos n.º 20.047/1931 e n.º 21.111/1932.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...