Questões sobre Marketing

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Um plano de marketing institucional começa, em geral, com uma análise situacional, detecção de problemas e oportunidades, e definição das metas e objetivos. Para tanto, são estabelecidas táticas e estratégias. A diferença entre estratégia e tática em planos de marketing é que a primeira

  • A.

    refere-se às análises e orientações de longo prazo que direcionam as atividades de uma instituição, e as táticas referem-se às decisões operacionais de curto prazo, do dia-a-dia da instituição.

  • B.

    leva em conta o planejamento futuro da instituição e a segunda refere-se às ações de médio e longo prazos.

  • C.

    está fundamentada na solução dos problemas cotidianos da instituição e a segunda é estabelecida para prazos mais longos.

  • D.

    é definida a curto prazo, a partir da análise de conjuntura e do plano de venda, e a segunda é definida para combater os concorrentes.

  • E.

    refere-se a orientações de curto prazo do dia-a-dia institucional, e a segunda refere-se apenas a análises estruturais institucionais de longo prazo.

Uma campanha com base no marketing viral depende de alguns fatores para ser bem-sucedida, EXCETO de

  • A.

    compra dos espaços corretos na mídia.

  • B.

    definição cuidadosa do público-alvo.

  • C.

    determinação eficaz das emoções a trabalhar.

  • D.

    pesquisa de ações similares que deram certo.

  • E.

    utilização eficiente das redes sociais.

Uma empresa está patrocinando um projeto de recuperação ambiental e vem obtendo ótimos resultados, tais como: a recuperação do meio ambiente e a geração de renda para os moradores da região. Para dar visibilidade nacional ao projeto, o setor de comunicação da empresa deve

  • A.

    criar um house organ para ser distribuído aos funcionários do projeto.

  • B.

    distribuir brindes para os envolvidos diretamente no projeto.

  • C.

    enviar press releases detalhados para veículos da mídia.

  • D.

    escolher um único veículo e enviar um material resumido sobre o projeto.

  • E.

    promover um evento voltado somente para a comunidade beneficiada.

No que concerne ao questionário, um instrumento de coleta de dados utilizado por diferentes tipos de pesquisa, assinale a opção correta.

  • A.

    No questionário, só se admitem perguntas fechadas que possibilitem a tabulação dos dados em números percentuais.

  • B.

    Perguntas abertas podem influenciar menos o respondente, pois não apresentam um conjunto predeterminado de impressões.

  • C.

    Perguntas dicotômicas induzem facilmente a interpretações incorretas dos dados.

  • D.

    O questionário deve ser aplicado imediatamente após a sua redação, sob pena de perda de atualidade do instrumento.

  • E.

    Para que o respondente não se canse e desista de participar da pesquisa, cada assunto deve corresponder a apenas uma questão no questionário.

O texto mostra um exemplo de marketing viral (ou buzz marketing), uma tendência de marketing que explora redes sociais e mídias mais interativas e não convencionais para expandir o conhecimento de uma marca. Acerca do marketing viral, assinale a opção correta.

  • A.

    Um problema quando se planeja uma campanha embasada em marketing viral é o custo envolvido na sua produção, que costuma ser alto.

  • B.

    O marketing viral é um sintoma do fortalecimento da comunicação para as massas.

  • C.

    rentemente da teoria do two step flow, para o marketing viral não interessa identificar os formadores de opinião, mas impactar o maior número de pessoas possível.

  • D.

    O consumidor pró-ativo, também conhecido como prossumidor, é um público geralmente não adepto ao marketing viral, dadas suas características de produção independente.

  • E.

    Uma tática muito usada pelo marketing viral é a de chocar os consumidores.

Acerca do marketing esportivo, assinale a opção correta.

  • A.

    É uma atividade ligada especificamente a eventos esportivos.

  • B.

    É uma atividade ligada especificamente a produtos esportivos.

  • C.

    É a mesma coisa que marketing pessoal, mas voltado a atletas.

  • D.

    É o marketing para empresas ligadas ao ramo esportivo.

  • E.

    É um segmento do marketing devidamente aplicado ao campo dos esportes.

Ainda com relação ao marketing esportivo, assinale a opção correta.

  • A.

    O marketing esportivo só funciona para produtos tangíveis.

  • B.

    É suficiente que o marketing esportivo esteja dentro do P de promoção.

  • C.

    O marketing esportivo não visa a fidelização de clientes.

  • D.

    O marketing esportivo usa uma mistura estratégica dos 4Ps.

  • E.

    O marketing esportivo é o mesmo que marketing de endosso.

 

Considere a epígrafe acima e julgue os itens seguintes, que se referem ao planejamento de mídia.

Um plano de mídia deve considerar estritamente os dados de programação de mídia baseados em veículos, programas, audiência e preço.

  • C. Certo
  • E. Errado

 

Considere a epígrafe acima e julgue os itens seguintes, que se referem ao planejamento de mídia.

Um plano de mídia deve, além de inserções, considerar outros fatores, como target e objetivos de marketing.

  • C. Certo
  • E. Errado

 

Com base no texto acima, julgue os itens a seguir.

A confecção de ecobags pelas mães de alunos do Instituto Amigos do Vôlei é uma ação de marketing esportivo.

  • C. Certo
  • E. Errado
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