Questões sobre Marketing

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Julgue os próximos itens, relativos a promoção, merchandising e gestão de marcas.

No composto de marketing, o fator praça abrange, entre outros aspectos, ações de propaganda e promoções de vendas, tais como sorteios, experimentação e degustação de produtos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os próximos itens, relativos a promoção, merchandising e gestão de marcas.

Ações como citação, utilização ou consumo de produtos ou serviços em programas de televisão, de rádio ou em filmes são conhecidas como merchandising editorial ou tie-in.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os próximos itens, relativos a promoção, merchandising e gestão de marcas.

Para a construção de marcas fortes, o fator qualidade é importante apenas nos momentos iniciais de inserção ou expansão dos produtos e(ou) serviços no mercado; posteriormente, a fidelização à marca ocorre de forma natural, independentemente da qualidade.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito de marketing esportivo e cultural e de identidade e imagem corporativa, julgue os itens subsequentes.

A lei de incentivo à cultura, conhecida como Lei Rouanet, fornece às empresas a opção de aplicar parcelas do imposto sobre a renda no Fundo Nacional de Cultura.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito de marketing esportivo e cultural e de identidade e imagem corporativa, julgue os itens subsequentes.

As políticas de remuneração e de planos de carreira existentes em uma organização são fontes prioritárias, muitas vezes exclusivas, do clima e da identidade corporativa.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito de marketing esportivo e cultural e de identidade e imagem corporativa, julgue os itens subsequentes.

O uso de blogs contribui para a percepção socialmente compartilhada da imagem de uma empresa, já que essa ferramenta favorece a troca de opiniões e experiências de diversos indivíduos relativas a serviços ou produtos da empresa em análise.

  • C. Certo
  • E. Errado

A figura apresenta um exemplo de um importante instrumento de comunicação corporativa – neste caso específico da “Vale” – que apresenta as seguintes características, EXCETO:

  • A.

    Em sua produção devem ser privilegiados os critérios jornalísticos, sem desconsideração total do assessorado.

  • B.

    Além da equipe de profissionais necessária à produção do veículo, é aconselhável a criação de um conselho editorial formado por representantes da assessoria e profissionais de destaque na organização.

  • C.

    Possui capacidade de reunir uma variedade de gêneros jornalísticos, como reportagem, entrevista, artigo, fotografia e ilustração.

  • D.

    Em função do objetivo proposto, o caráter institucional deve sobrepor sua função informativa.

  • E.

    Sua periodicidade deve ser mais estendida do que a de um boletim, no entanto, deve ser menor (ter menos tempo de veiculação de uma edição) do que a de uma revista.

Sobre o Marketing Cultural é correto afirmar:

  • A. vincula-se a questões culturais e tem como alvo a sociedade em vez do mercado e, como interesse, não o particular, mas o público.
  • B. para obter melhor relação custo/benefício de um projeto de Marketing Cultural é recomendável o investimento em várias áreas culturais.
  • C. são quatro as posições dos participantes do processo Marketing Cultural: organização patrocinadora, produtor cultural, mecenas e meios de divulgação.
  • D. os adotantes escolhidos como alvo são indivíduos, grupos ou populações inteiras que constituem os alvos dos apelos para mudança feitos pelo especialista em Marketing Cultural.
  • E. utiliza-se a expressão Marketing Cultural predominantemente para se referir a projetos culturais apoiados por empresas. Trata-se, de uma das modalidades do Marketing Institucional.

No que se refere a moda e identidade visual, julgue os itens seguintes.

Estratégias de marketing e programas de comunicação criam uma identidade positiva para as marcas de moda, além de contribuir para aumentar o valor da marca junto ao consumidor.

  • C. Certo
  • E. Errado

Sobre os conceitos de marketing e venda podemos afirmar:

  • A. a venda enfatiza a necessidade do comprador.
  • B. o conceito de venda só pode ser praticado por organizações que visam lucro.
  • C. o conceito de venda é praticado mais agressivamente com bens de fácil venda.
  • D. o conceito de venda parte de uma perspectiva de dentro para fora da organização e o conceito de marketing de fora para dentro.
  • E. o conceito de marketing fundamenta-se em quatro pilares principais: mercado-alvo, necessidade dos consumidores, ponto de venda e rentabilidade.
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