Questões sobre Marketing

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Ocorre todas as vezes que uma informação passa de um ponto a outro e tem como propósito organizar a passagem da informação certa − das pessoas certas para as pessoas certas − na hora certa, da maneira certa e ao custo certo. Essa descrição, adaptada do texto de Rafael Sampaio, refere-se ao

  • A.

    briefing.

  • B.

    telemarketing.

  • C.

    merchandising.

  • D.

    target.

  • E.

    mailing.

Considere:

I. Quem é capaz de surpreender o consumidor é o funcionário. Para isso ele precisa ser bem preparado, bem informado e feliz. (Analisa de Medeiros Brum)

II. A falta de interesse em realizar um bom serviço e atitudes e comportamentos negativos e antipáticos por parte dos empregados têm um impacto bastante negativo no aspecto funcional da qualidade percebida do serviço. (Christian Grönroos)

III. É um processo cujo foco é sintonizar e sincronizar, para implementar e operacionalizar, a estrutura de marketing da empresa ou organização que visa ação-para-o-mercado. (Saul Faingaus Bekin)

IV. Exige conhecimento profundo dos públicos de interesse, dos stakeholders, e, convenhamos, a maioria das nossas organizações não anda fazendo direito a lição de casa. (Wilson da Costa Bueno)

Referem-se ao endomarketing as afirmações

  • A.

    I, II, III e IV.

  • B.

    I, II e IV, apenas.

  • C.

    I, III e IV, apenas.

  • D.

    II, III e IV, apenas.

  • E.

    I, II e III, apenas.

Um tipo de pesquisa de mercado, usado para coletar dados sobre uma empresa e seus concorrentes, permite uma análise comparativa com o objetivo de propor ações de melhoria para um negócio. Um pesquisador se faz passar por um cliente e analisa diversos fatores, como atendimento, disposição dos produtos nas lojas, preços e formas de pagamento, serviços oferecidos, entre outros aspectos. Para isso, ele dispõe de um formulário de orientação com os tópicos que terá de avaliar. Essa pesquisa é chamada de

  • A.

    teste clínico.

  • B.

    qualitativa.

  • C.

    teste cego.

  • D.

    quantitativa.

  • E.

    cliente oculto.

Esse tipo de ação é chamado de marketing

  • A.

    direto.

  • B.

    pessoal.

  • C.

    espontâneo

  • D.

    cultural.

  • E.

    viral.

Para ganhar da concorrência e manter a fidelidade de seus consumidores as organizações devem projetar e lançar ações voltadas aos clientes, buscando sempre que estes tornem-se cada vez mais próximos de seus produtos e/ou serviços, de forma a utilizá-los e recomendá-los a inúmeras pessoas, pois indireta e imperceptivelmente, reconhecem o valor e o esforço a eles disponibilizados por aquela empresa, que a todo momento se preocupa com seu bem estar e atende prontamente suas solicitações. (www.portaldomarketing.com.br).

Essa atividade é chamada de

  • A.

    marketing de Relacionamento.

  • B.

    clientelismo.

  • C.

    programa de pontos.

  • D.

    propaganda boca a boca.

  • E.

    marketing de Reconhecimento.

Ações inesperadas e inusitadas como essa são chamadas de Marketing

  • A.

    um a um.

  • B.

    de Incentivo.

  • C.

    natural.

  • D.

    de Guerrilha.

  • E.

    digital.

Notícia veiculada em várias mídias dava conta de que o Brasil, com 88%, é o segundo maior market share da Google mundialmente, perdendo apenas para a Turquia. Isso significa que, no Brasil, a Google

  • A.

    obteve a melhor média de respostas positivas em relação aos serviços que oferece.

  • B.

    é a empresa mais rentável na área de sites de busca.

  • C.

    detém a maior participação no mercado de navegadores.

  • D.

    tem menos usuários do que na Turquia, em números absolutos.

  • E.

    foi citada espontaneamente por 88% dos usuários de internet em pesquisa recente.

Sobre o endomarketing, analise as afirmativas correlatas:

I. “É uma das novas áreas da administração que busca adaptar estratégias e elementos do marketing tradicional, o normalmente utilizado pelas empresas para abordagens no mercado, para uso no ambiente interno das empresas.”

II. “Consiste no trabalho realizado pela empresa para treinar e motivar seus funcionários no bom atendimento aos consumidores.”

Assinale a alternativa correta:

  • A.

    Apenas a afirmativa I está correta.

  • B.

    Ambas as afirmativas estão incorretas.

  • C.

    Apenas a afirmativa II está correta.

  • D.

    Ambas as afirmativas estão corretas.

  • E.

    A afirmativa II está correta.

Na área do marketing é fundamental a distinção entre os conceitos de massa, público e multidão. Nesse sentido, é correto afirmar:

  • A.

    A multidão reúne um número ilimitado de indivíduos por contiguidade física, diante de um acontecimento que chame a atenção, com ações irracionais e violentas.

  • B.

    A massa é composta por indivíduos de uma ampla variedade de grupos, de locais e culturas diferentes, que não estabelecem comunicação entre si.

  • C.

    O público é composto por pessoas ou grupos organizados de pessoas, sempre em contato físico, que se reúnem para um evento.

  • D.

    O público é um agrupamento espontâneo de pessoas adultas e/ou grupos sociais organizados com atitudes racionais, mas que se forem reunidos em grande número podem tornar-se agressivos e violentos diante de um espetáculo.

  • E.

    Os membros da massa podem vir de diferentes culturas, mas são caracterizados por fazerem parte das classes sociais menos favorecidas.

Para o renomado autor norte-americano Philip Kotler, Marketing Social significa uma tecnologia de administração da mudança social, associada ao projeto, à implantação e ao controle de programas voltados para o aumento da disposição de aceitação de uma idéia ou prática social em um ou mais grupos de adotantes escolhidos como alvo.

Está em DESACORDO com a definição de Kotler sobre Marketing Social o que se afirma em:

  • A.

    Marketing Social é a gestão estratégica do processo de inovações sociais a partir da adoção de comportamentos, atitudes e práticas individuais e coletivas, orientadas por preceitos éticos, fundamentados nos direitos humanos e na equidade social.

  • B.

    O termo é empregado para descrever o uso sistemático de princípios e técnicas com o objetivo principal de transformar a maneira pela qual um determinado público-adotante percebe uma questão social e promove mudanças comportamentais visando melhorar a qualidade de vida de um segmento populacional.

  • C.

    O Marketing Social visa conformar opiniões positivas de uma comunidade em relação a uma empresa que atua no espaço geográfico dessa comunidade, fazendo uso planejado e exaustivo de técnicas e instrumentos de persuasão, publicidade e propaganda.

  • D.

    As pessoas possuem diferentes leituras com relação às informações que recebem em uma campanha pública, dependendo de suas crenças e valores.

  • E.

    A probabilidade de um indivíduo ser mais receptivo a informações novas aumenta na medida em que mais pessoas da audiência se interessem pelo fato, pois as pessoas tendem a evitar informações discordantes.

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