Questões sobre Meios de comunicação e mídia

Lista completa de Questões sobre Meios de comunicação e mídia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

  • A.

    alcançar todos os públicos respeitando as diferenças.

  • B.

    criar uma cultura universal única e homogênea.

  • C.

    garantir o progresso, a paz e a ordem social.

  • D.

    estabelecer a hegemonia dos conceitos mais adequados.

  • E.

    preservar a expansão mercantil da cibercultura.

  • A.

    jornal.

  • B.

    revista.

  • C.

    redes sociais.

  • D.

    portal de notícias.

  • E.

    outdoor.

  • A.

    crossmedia.

  • B.

    sinergia.

  • C.

    divulgação para a imprensa.

  • D.

    marketing digital.

  • E.

    branding.

A maneira como a mídia dispõe e apresenta suas notícias gerou a hipótese da Agenda Setting, segundo a qual ela, a mídia, se torna responsável pelo que o público irá discutir e falar. Nesse panorama, o papel do gatekeeper é bastante importante, pois ele é o

  • A.

    artista gráfico que fará as ilustrações que enriquecerão a matéria.

  • B.

    representante dos leitores, como uma espécie de ombudsman.

  • C.

    revisor responsável pela checagem dos dados apresentados.

  • D.

    responsável pela seleção das notícias que serão publicadas pelo veículo.

  • E.

    personagem principal da entrevista, sem o qual ela não seria realizada.

De acordo com o texto, é possível notar que os meios de comunicação ajustam o público-alvo à mensagem veiculada. Com base nos conceitos e nas características dos meios de comunicação, correlacione as colunas e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

Coluna A

1. Revista.

2. TV.

3. Rádio.

4. Jornal.

Coluna B

( ) Transmissão acessível a toda população, com grande cobertura demográfica e geográfica, permite concentração de audiência e segmentação. Dependendo do orçamento do anunciante, pode apresentar comercializações de 15s a 3min. Assis Chateaubriand foi o responsável por sua inserção no Brasil.

( ) Mídia local que apresenta alta cobertura com alta frequência de exposição. O formato comercial de 30s é o mais utilizado, mas também podem ser comercializados formatos de 10s, 15s, 45s e 1min, além dos patrocínios. Pode ser comunitário, até por apresentar maior quantidade de prestação de serviços. Roquete Pinto foi um nome de destaque para este meio.

( ) Apresenta editorias e cadernos temáticos, priorizando a informação, e contextualiza a investigação. Alguns títulos são auditados pelo IVC. Há controvérsias sobre quem teria sido o pioneiro no Brasil. Hipólito da Costa é um nome presente nesta controvérsia.

( ) Permitindo longevidade à mensagem, este meio de comunicação apresenta títulos gerais e específicos. Pode-se programar a dimensão da página para veiculações publicitárias.

O veículo O Cruzeiro foi destaque no cenário nacional.

  • A. 3/ 2/ 1/ 4
  • B. 4/ 3/ 2/ 1
  • C. 2/ 3/ 1/ 4
  • D. 2/ 4/ 3/ 1
  • E. 2/ 3/ 4/ 1

Uma mudança no departamento de mídia deixou o funcionário promovido muito feliz porque ele participaria, a partir de então, da área considerada mais nobre do departamento, exercendo funções mais ligadas ao trabalho intelectual do que àquelas que exigem trabalho físico.

Sem diminuir a importância das diversas atividades que compõem o dia a dia do profissional de mídia, conclui-se que o funcionário estará, a partir daquele momento, mais ligado à seguinte atividade:

  • A.

    avaliação

  • B.

    compra

  • C.

    estratégia

  • D.

    táticas

  • E.

    negociações

Uma clínica de médio porte comunica aos clientes fidelizados que já está disponível para consumo uma vacina contra o câncer de mama. Segundo o comunicado, tal vacina é fruto de uma recente descoberta de um laboratório multinacional de reconhecida reputação internacional. Mais tarde, descobre-se que a oferta é, na realidade, falsa, e que o medicamento é apenas placebo. O laboratório envolvido nessa promoção oportunista, no entanto, defende-se publicamente por meio de veículos de comunicação de massa.

Nesse caso, as peças mais indicadas para se chegar aos clientes fidelizados da clínica e para se fazer um desmentido público são, respectivamente, o(a)

  • A.

    folder e a mala-direta

  • B.

    informe publicitário e o outdoor

  • C.

    release e o folder

  • D.

    outdoor e o display

  • E.

    mala-direta e o informe publicitário

Algumas suposições nunca se configuraram como reais. Por exemplo, havia a suposição de que a televisão iria eliminar o rádio ou mesmo o cinema, mas hoje se fala que a tendência é o três em um (computador, televisão e internet). Aparentemente, um caminho sem volta que representa dias contados para os jornais impressos, porém eles ainda perduram. Com base nessa análise, é correto afirmar que

  • A. os jornais impressos já são coisa do passado.
  • B. não há mercado para os jornais impressos.
  • C. um meio não elimina o outro.
  • D. os meios de comunicação são dinâmicos e um incorpora o outro, pondo fim à trajetória do veículo anterior.
  • E. cada veículo possui sua época.

Entre os veículos de comunicação, o que possui como principal característica – de utilidade pública – a prestação de serviço à coletividade é o(a)

  • A. cinema.
  • B. rádio.
  • C. televisão.
  • D. jornal.
  • E. internet.

Considerando que a interatividade na comunicação é fundamental no atual momento, assinale a alternativa correta.

  • A. A interatividade na comunicação deve ser fluida e independente dos outros veículos.
  • B. A interatividade na comunicação só acontece se a mensagem for adequada para o veículo, com uma linguagem específica desse veículo, cujos elementos possam sinalizar a integração entre seus diversos formatos.
  • C. Uma integração de veículos propicia uma linguagem única, com a mensagem central focada no assunto que se deseja divulgar.
  • D. A interatividade na comunicação é o sucesso de uma mensagem.
  • E. A interatividade está associada necessariamente à integração com todos os veículos de comunicação disponíveis.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...