Questões sobre Meios de comunicação e mídia

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Pelas particularidades do veículo, o texto produzido para a televisão tem, entre suas características, a de ser

  • A.

    breve e repleto de adjetivos

  • B.

    longo e próximo ao informal

  • C.

    conciso e próximo ao coloquial

  • D.

    coeso e arranjado em frases longas

  • E.

    formal e arranjado em frases curtas

Apesar de a evolução tecnológica ter introduzido o imediatismo da internet na velocidade da informação, as reportagens com denúncias de grande repercussão no país e que costumam derrubar personalidades importantes da política ainda são uma rotina de veículos impressos e não diários.

Na liderança desse segmento, está a revista

  • A.

    Carta Capital

  • B.

    Época

  • C.

    Exame

  • D.

    IstoÉ

  • E.

    Veja

Para medir o resultado das propagandas em diversas mídias, como tevês e revistas de opinião, os bancos necessitam de um feedback, que pode ser adquirido pela realização de

  • A. análise da concorrência
  • B. campanhas persuasivas
  • C. orçamentos cruzados
  • D. marketing direto
  • E. pesquisas de mercado

Por hipermídia entende-se:

  • A.

    a forma de transmitir mensagens de forma segura por redes digitais com o uso de códigos.

  • B.

    o uso de cifras eletrônicas para aumentar a privacidade das informações armazenadas.

  • C.

    o conjunto de protocolos e programas que permitem a transmissão de mensagens.

  • D.

    a forma linear de apresentar e consultar informações.

  • E.

    o conjunto de meios que possibilita acesso a textos, imagens e sons simultânea e interativamente.

Antes da popularização de uma técnica específica de obtenção de arquivo, os dois principais métodos de se ouvir áudio pela Internet eram via streaming ou baixando o arquivo manualmente. Desde o aparecimento dessa forma de arquivo, basta, ao interessado, visitar determinado site de seu interesse e adicionar o feed da página ao programa agregador de áudio. A partir dessa operação, o agregador pesquisará automaticamente todos os feeds adicionados e baixará, também automaticamente, os novos arquivos de áudio. O nome dado a essa forma é:

  • A.

    iTunes.

  • B.

    MP3.

  • C.

    Napster.

  • D.

    MP4.

  • E.

    Podcast.

Em relação ao plano de mídia para uma campanha publicitária, é correto afirmar:

  • A.

    Focal group corresponde à eleição do público que será atingido pelas mensagens da campanha veiculada nos canais eleitos.

  • B.

    Posicionamento são as variáveis econômicas para assegurar vantagens à marca em relação à imagem de marca dos concorrentes.

  • C.

    Tática de mídia é a parte do Plano que traça o caminho para atingir os objetivos delineados, utilizando os meios escolhidos e seguindo um cronograma de veiculação.

  • D.

    Objetivo de mídia refere-se à quantidade de pessoas que se quer atingir com a campanha, com determinada intensidade de veiculação e durante determinado período.

  • E.

    Estratégia de mídia corresponde ao detalhamento de onde as peças serão veiculadas, do número de inserções, de pessoas atingidas e dos valores que serão investidos.

Em relação às pesquisas que visam a aferição da opinião pública, Pierre Bourdieu defende que:

  • A.

    qualquer pesquisa de opinião supõe que todo mundo pode ter uma opinião.

  • B.

    todas as opiniões têm valor.

  • C.

    o simples fato de se colocar a mesma questão a todo mundo, está implícita a hipótese de que há um consenso sobre os problemas, ou seja, que há um acordo sobre as questões que merecem ser colocadas para se obter um opinião.

  • D.

    nos moldes expostos pela mídia, a opinião pública não existe.

  • E.

    a opinião pública é a somatória das opiniões individuais.

Em relação ao Planejamento de Mídia é correto dizer que

  • A.

    O marketing direto se caracteriza por apresentar testemunhais endossados por apresentadores, ações promocionais dentro de programas, músicas cantadas pela plateira presente ao programa de TV ou rádio e outras ações que não se enquadram nas formas tradicionais de marketing.

  • B.

    Backlight são os painéis laterais dos prédios. Os anúncios podem ser constituídos de impressão digital por ploter em telas de lonas que são estendidas e afixadas na parede do prédio.

  • C.

    Empena é um painel com a impressão do anúncio em ploter em tela ou lona translúcida. Tem qualidade de reprodução fotográfica e boa visibilidade durante o dia e a noite.

  • D.

    Mídia extensiva corresponde a formas de veiculação de mensagem publicitária em meios de comunicação que não pertencem aos meios de comunicação tradicionais (TV, rádio, jornal, revista e cinema), à mídia exterior (outdoor, painéis e mobiliário urbano) ou à internet.

  • E.

    Neopaper é o nome dado a cartaz produzido com papel YUPO, que tem pouca durabilidade, motivo porque deve ser empregado em campanhas de pouca duração. Esses cartazes devem ser afixados em locais protegido das intempéries.

O analista de uma house agency, ao ler o relatório encaminhado pela agência de publicidade contratada, comentou que a pesquisa do Day-after-recall mostrava que o custo do GRP está acima do planejado. Isto é, o analista reclama que

  • A.

    os dados de pesquisa realizada no dia seguinte à veiculação de um comercial de TV para avaliar o nível de recall havia superado o planejamento de custo para atingir 1% da audiência do veículo.

  • B.

    o recall medido pela pesquisa feita após a primeira exposição da peça publicitária não atendia o plano aprovado, que esperava um custo bruto inferior para atingir 1% dos assinantes.

  • C.

    a memorização de detalhes do produto apontado pela pesquisa de recall apresentava um custo exagerado para atingir mil consumidores.

  • D.

    a empresa esperava que pelo menos 1% da audiência tivesse uma resposta de compra do produto, o que não foi comprovado pela pesquisa.

  • E.

    somente 1% dos expectadores submetidos à exposição do comercial do produto conseguiu ter alguma lembrança das suas qualidades, em relação ao concorrente, no dia seguinte à veiculação.

Entre as características das revistas contemporâneas, é necessário destacar a sua função de informar, instruir e divertir. As revistas estabelecem relações com o leitor e oferecem a chamada “prestação de serviço”, fator fundamental para atrair o público. Em relação aos princípios de um projeto de revista, analise as assertivas abaixo.

I. Revista é relacionamento e deve ser pensada para o leitor.

II. O leitor real deve ser comparado ao leitor ideal.

III. Pesquisas de mercado dão dicas sobre caminhos, mas não devem ser “camisas de força”.

É correto o que se afirma em

  • A.

    I e II, apenas.

  • B.

    I e III, apenas.

  • C.

    II e III, apenas.

  • D.

    I, II e III.

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