Questões sobre Meios de comunicação e mídia

Lista completa de Questões sobre Meios de comunicação e mídia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Páginas que precedem o acesso a serviços online devem facilitar sua compreensão, apresentando uma série de informações. Analise as opções a seguir, indicando com V a(s) Verdadeira(s), com F a(s) Falsa(s), e, ao final, indique a opção correta.

( ) O que é o serviço a ser prestado.

( ) A quem ele se destina.

( ) A documentação necessária para que ele possa ser prestado.

( ) Lista com as dúvidas mais frequentes sobre o serviço.

  • A.

    V, V, V, V

  • B.

    F, V, F, F

  • C.

    F, V, F, V

  • D.

    V, V, V, F

  • E.

    V, F, V, V

Em relação à produção e organização de conteúdos institucionais em portais, podemos afirmar que

  • A.

    a alta granularidade da informação (divisão em diversos subitens) é desejável, pois proporciona ao visitante uma gama maior de categorias de dados diferentes, dando a ele mais opções.

  • B.

    textos introdutórios apresentados antes do material prometido no link de acesso ajudam a contextualizar e cativam a atenção do leitor.

  • C.

    aspectos de redação web como persuasão e objetividade devem ser priorizados em páginas com conteúdos institucionais, já que estes itens frequentemente são os primeiros a serem acessados.

  • D.

    conteúdos institucionais devem trazer informações voltadas, prioritariamente, para o público interno de um órgão ou instituição.

  • E.

    páginas com listas simples de arquivos (sem textos de apresentação) tornam o acesso do visitante mais objetivo e direto, evitando rodeios.

Seções do tipo “Fale Conosco”, “Ajuda” e “Visita Guiada” são importantes para orientar e esclarecer o visitante em relação à utilização do sítio eletrônico. Entre os pontos importantes na elaboração desse tipo de seção, podemos ressaltar:

  • A.

    Utilizar do recurso de “visita guiada” somente no lançamento do sítio eletrônico, já que, após este período, os visitantes já terão conhecimento da estrutura do sítio.

  • B.

    Dar destaque aos créditos de elaboração do sítio, que dão credibilidade ao conteúdo por associação autoral.

  • C.

    Tornar disponível a seção de ajuda em um formato para download (ex. PDF), permitindo que o usuário tenha uma cópia desse documento em seu desktop, laptop ou dispositivo móvel.

  • D.

    Utilizar diretamente um sistema de ajuda por chat, evitando longas buscas em documentos textuais e valorizando o contato interpessoal.

  • E.

    Apresentar ferramentas e recursos que facilitem a localização e visualização de informações, como “Mapa do sítio” e “Busca”.

A popularização dos dispositivos móveis (como tablets e smartphones) está alterando o paradigma de tornar disponíveis as informações na web, o que tem impacto direto nas boas práticas de webdesign. Sobre esta questão, podemos afirmar que

  • A.

    os recursos do HTML versão 5.0 esbarram nos mesmos problemas de compatibilidade que outras tecnologias pensadas para a navegação em desktops/ laptops, como o Adobe Flash.

  • B.

    a utilização de layouts fl uidos aparece como uma solução viável para a adaptação dos sites à diversidade de resoluções utilizadas por dispositivos móveis, desktop e laptop.

  • C.

    a construção de interfaces para telas de desktops/ laptops e para dispositivos móveis só varia na escala, já que a interação com o mouse pode ser substituída, sem perdas, pela interação em dispositivos “touch”.

  • D.

    a necessidade de adaptação de conteúdo para dispositivos diversos é um incentivo ao desenvolvimento de aplicações baseadas em navegadores web.

  • E.

    tanto nas interfaces para computadores dektop/laptop quanto naquelas para dispositivos móveis, o uso de texturas e gradientes se restringe a aspectos estéticos.

O termo microblog popularizou-se para designar um tipo específi co de serviço em que o usuário ou empresa, após a criação de uma conta e um pequeno perfi l, pode enviar mensagens de textos para outros usuários que estejam interessados em ouvir o que ele tem a dizer, em geral com um limite de caracteres. Entre os mais populares desta categoria, destaca-se o

  • A.

    Orkut.

  • B.

    Facebook.

  • C.

    Twitter.

  • D.

    Instagram.

  • E.

    LinkedIn.

Os blogs (abreviação do termo weblog) são sítios eletrônicos com sistema de publicação simplifi cado, frequentemente gratuitos e que apresentam grande facilidade de gerenciamento, o que levou à sua rápida popularização. Entre suas principais características, podemos citar:

  • A.

    aplicabilidade essencialmente empresarial e institucional.

  • B.

    pouca ou nenhuma interatividade entre produtor e consumidor de conteúdo.

  • C.

    linha editorial centrada na comunicação direta com o leitor.

  • D.

    temática política e frequentemente partidária.

  • E.

    interface orientada a dispositivos móveis (como smartphones e tablets).

São recursos típicos de redes sociais de relacionamento, exceto,

  • A.

    criação de perfi s sobre assuntos de interesse coletivo.

  • B.

    compartilhamento de dados pessoais.

  • C.

    comunicação assíncrona.

  • D.

    comunicação síncrona.

  • E.

    agregação e indexação de vídeos.

Entre as muitas preocupações que o redator tem para a construção do texto radiofônico, existem duas que resultam em distorções sonoras indesejáveis. Não se concebe, por exemplo, que a notícia radiofônica contenha frases com “ela tinha” ou “Romeu perdeu”. Essas construções indesejáveis correspondem, respectivamente, a

  • A.

    aliteração e rima.

  • B.

    cacofonia e rima.

  • C.

    cacofonia e adjetivação.

  • D.

    adjetivação e aliteração.

  • E.

    cacofonia e aliteração.

Em 08 de dezembro de 2011, o Portal Imprensa afirmou que Maurício Duarte, diretor da Ipsos Marplan Media CT, entende que uma nova tecnologia faz com que os telespectadores que nunca perdem os últimos capítulos de uma novela ou uma partida de futebol, por exemplo, não precisem se apressar em ir para casa. Hoje, eles simplesmente sintonizam o sinal da emissora através de seu celular ou acessam o conteúdo do canal desejado na internet. Essa opinião do pesquisador caracteriza

  • A.

    a concentração da propriedade dos veículos de comunicação.

  • B.

    a desconcentração dos meios de comunicação.

  • C.

    o final da fidelização do telespectador a um canal.

  • D.

    a convergência de mídias.

  • E.

    o advento de uma sociedade sem olimpianos.

Marque a alternativa INCORRETA. São atribuições básicas do Oficial de Telecomunicações:

  • A.

    Responsável pelo planejamento e gestão das telecomunicações na PMMG.

  • B.

    Gerenciar os serviços de manutenção corretiva e preventiva nos equipamentos e redes de telecomunicações da Unidade.

  • C.

    Orientar, disciplinar e fiscalizar a utilização dos equipamentos de telecomunicações da Unidade.

  • D.

    Elaborar estudos estatísticos relativos à execução das atividades de telecomunicações e gastos em sua área.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...