Lista completa de Questões sobre Opinião Pública para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Comunicação Social - Opinião Pública - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Com relação aos fundamentos e teorias da comunicação, julgue os itens de 90 a 100.
O conceito de líder de opinião guarda similaridade com a noção de gatekeeper, já que ambos atuam como intermediários no processo de comunicação.
Comunicação Social - Opinião Pública - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
A imagem acima traduz um modelo reticular, multipolar, multidirecional, desenvolvido para compreensão da prática comunicativa no campo das políticas públicas. Considerando a necessidade de divulgação e de negociação das políticas junto aos públicos, assinale a opção correta.
O modelo reforça as noções de emissor e receptor, que permanecem no circuito produtivo que caracteriza a prática comunicativa, e que se materializam nos nós da rede.
O circuito produtivo, mediado por uma permanente negociação, pode ser operado por comunidades discursivas ou por indivíduos, considerados no modelo como públicos-alvo de ações de transferência de informação.
Os fatores de mediação de ordem pessoal, grupal, coletiva ou organizacional, material ou simbólica ocorrem em contextos nos quais o controle do processo deve ficar a cargo da organização pública.
O conhecimento do contexto situacional que envolve os interlocutores é uma garantia de sucesso das ações de persuasão.
O modelo apresentado, como instrumento de planejamento da comunicação, pretende opor-se às forças centrípetas de concentração de poder, na medida em que percebe os lugares de interlocução móveis e negociáveis.
O estudo da evolução do conceito de opinião pública permite identificar várias etapas. Uma delas não é:
Sobre opinião pública, avalie os itens abaixo e assinale a opção correta.
( ) A opinião pública é forjada como um produto da atividade social. É um fenômeno coletivo que se apóia em uma realidade individual.
( ) São fatores que atuam na formação da opinião pública: a família, a educação, os grupos sociais e os meios de comunicação de massa.
( ) A opinião pública implica na existência de outras opiniões distintas dela.
( ) Em teoria da opinião pública, atitude e opinião são diferentes. Atitude se vincula a hábitos e comportamento manifesto. Opinião tem caráter verbal e simbólico.
Comunicação Social - Opinião Pública - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Dados e opiniões carecem de metodologias de coleta e interpretação, atividades para as quais os brasileiros contam com pelo menos duas grandes organizações com tradição, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e o Instituto Brasileiro de Opinião, Pesquisas e Estatísticas (IBOPE). Acerca desses institutos e de sua importância nos estudos da opinião pública no Brasil, julgue os itens que se sequem.
O IBGE fornece, periodicamente, censos e pesquisas por amostragem, de forma a retratar a realidade brasileira por meio de seus indicadores.
Comunicação Social - Opinião Pública - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Dados e opiniões carecem de metodologias de coleta e interpretação, atividades para as quais os brasileiros contam com pelo menos duas grandes organizações com tradição, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e o Instituto Brasileiro de Opinião, Pesquisas e Estatísticas (IBOPE). Acerca desses institutos e de sua importância nos estudos da opinião pública no Brasil, julgue os itens que se sequem.
O IBOPE fornece, periodicamente, ou mediante contrato, amostras que retratam tendências da opinião pública brasileira.Comunicação Social - Opinião Pública - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Dados e opiniões carecem de metodologias de coleta e interpretação, atividades para as quais os brasileiros contam com pelo menos duas grandes organizações com tradição, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e o Instituto Brasileiro de Opinião, Pesquisas e Estatísticas (IBOPE). Acerca desses institutos e de sua importância nos estudos da opinião pública no Brasil, julgue os itens que se sequem.
IBGE e IBOPE fornecem, periodicamente, pesquisas e amostras com objetivo de orientar o comportamento de consumidores e eleitores, respectivamente.
Segundo o Prof. Candido Teobaldo, conhecido autor brasileiro de livros sobre Relações Públicas, uma das características da opinião pública é
ser uma opinião unânime.
estar, necessariamente, de acordo com a opinião da maioria.
ser estável e contemplar as diversas opiniões existentes no público.
ser semelhante à opinião dos líderes do grupo.
estar em contínuo processo de formação e em direção a um consenso completo, sem nunca alcançá-lo.
Comunicação Social - Opinião Pública - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Acerca dos métodos e das técnicas de pesquisa em comunicação, julgue os itens seguintes.
As pesquisas de opinião, ferramenta desenvolvida por estudiosos da escola de Frankfurt, adquiriram grande projeção na imprensa após a II Guerra Mundial. Sua finalidade era compreender comportamentos de plateias do cinema de arte e dos concertos de música clássica.
Comunicação Social - Opinião Pública - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2009
A opinião pública é a média das opiniões circundantes em uma determinada sociedade, num determinado momento. Tal definição é de
Gabriel Tarde.
Noelle-Neumann
Walter Lippmann.
Solomon Asch.
James Bryce.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...