Lista completa de Questões sobre Opinião Pública para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Ciro Ribeiro Coutinho (Pesquisa de Opinião no Jornalismo Político) afirma que é necessário adequar o peso de cada segmento dos entrevistados em relação ao universo. Em pesquisa de opinião, essa operação é chamada de
controle de qualidade.
checagem de consistência.
margem de erro.
ponderação.
contextualização.
No que diz respeito ao planejamento de pesquisa de opinião, a técnica probabilística cuja amostra é composta por subgrupos que representam as características do universo é chamada de
bola de neve.
tráfego
autogerada.
assistemática.
estratificada.
No que se refere à metodologia de pesquisa de opinião, o termo DG representa
Definição do Grupo.
Discussão em Grupo.
Dúvidas do Grupo.
Desempenho em Grupo.
Desenvolvimento em Grupo.
Sobre as teorias da opinião pública e da propaganda é correto afirmar que:
Sobre as auditorias de opinião podemos afirmar:
Amostra é a parte do universo a ser avaliado por uma pesquisa, da qual se obtém dados representativos. É correto afirmar que a amostra
Pesquisadores do processo de Opinião Pública acreditam que os fatores mais importantes do controle social (Sarah Chucid Da Viá Opinião Pública, p. 49) são os seguintes:
opinião pública - crença religiosa - educação - poder de compra.
opinião da mídia - crença religiosa - partidos políticos - sociedade.
opinião pública - crenças religiosas - educação - personalidade.
opinião pública - crença religiosa - sociedade - partidos políticos.
opinião da mídia - poder de compra - educação - personalidade.
Comunicação Social - Opinião Pública - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Opinião pública é um somatório de comparações e contrastes. Além disso, podem contribuir para a sua formação influências diversas, exercidas por quem detém maior e mais acurado volume de informações ou capacidade de divulgação, maior poder econômico ou político, mais instrução. No entanto, com o surgimento das redes sociais, em que estão presentes interatividade, colaboração e globalização, os cidadãos comuns passaram a poder discutir e a opinar sobre qualquer tema, obtendo, assim, mais subsídios à formação do pensamento.
Com base no texto acima, julgue os itens que se seguem.
Opinião pública é o que pensa unanimemente a sociedade.
Comunicação Social - Opinião Pública - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Opinião pública é um somatório de comparações e contrastes. Além disso, podem contribuir para a sua formação influências diversas, exercidas por quem detém maior e mais acurado volume de informações ou capacidade de divulgação, maior poder econômico ou político, mais instrução. No entanto, com o surgimento das redes sociais, em que estão presentes interatividade, colaboração e globalização, os cidadãos comuns passaram a poder discutir e a opinar sobre qualquer tema, obtendo, assim, mais subsídios à formação do pensamento.
Com base no texto acima, julgue os itens que se seguem.
No Brasil, a opinião pública formada a partir das trocas que ocorrem por meio da Internet é irrelevante, porque a exclusão digital é imensa.
Comunicação Social - Opinião Pública - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
No que se refere às diferentes modalidades de pesquisa, assinale a opção correta.
Pesquisas de comunicação devem ser realizadas apenas antes da veiculação.
Pesquisas de mercado colhem informações acerca do produto e dos consumidores, mas não com relação à concorrência.
Pesquisas de opinião são importantes para investigar temas políticos e imagem de organizações.
Benefícios, cores, embalagem e durabilidade são fatores tangíveis, importantes em pesquisas sobre produtos.
Dados relativos ao potencial de consumo da população são importantes para pesquisas de mercado, mas não para pesquisas de mídia.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...