Questões sobre Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa

Lista completa de Questões sobre Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Considerando a interface entre as relações públicas e a administração de empresas e organizações, julgue os itens que se seguem.

As certificações que atestam a responsabilidade social de uma organização não consistem em diferenciais qualitativos que propiciam o acesso ao mercado de capitais, visto que balanço social e balanço contábil apresentam resultados distintos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação à formação da reputação corporativa de uma organização, julgue os próximos itens.

A imagem corporativa, um retrato que o público constrói de uma organização, pode ser influenciada pelas experiências do público com a organização.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca de imagem institucional, julgue os itens subsecutivos.

A administração pública estadual e a municipal, para a criação de suas identidades visuais, o que inclui marca, logomarca e logotipo, sujeitam-se aos padrões gráficos gerais estabelecidos pelas instruções normativas da Presidência da República relativas à publicidade.

  • C. Certo
  • E. Errado

Entre os mecanismos que podem comprovar o retorno e a eficácia do trabalho de uma assessoria de imprensa, está o(a)

  • A.

    Briefing

  • B.

    Clipping

  • C.

    House organ

  • D.

    Release

  • E.

    Pauta

Considera-se um desafio para o assessor de imprensa da atualidade o(a)

  • A.

    acompanhamento de clientes a todas as atividades públicas que possam gerar mídia espontânea no contato com jornalistas.

  • B.

    convencimento do cliente de que o trabalho de uma assessoria de imprensa depende do sucesso que a empresa ou o assessorado conquistou.

  • C.

    descoberta, entre os pontos de interesse da empresa, de assuntos que sejam potencialmente notícia.

  • D.

    manutenção de contatos atualizados diante das constantes mudanças de cargos e postos nas redações estabelecidas nas metrópoles.

  • E.

    descoberta do mais adequado benefício a ser oferecido para persuadir o jornalista investigativo.

Para o bom funcionamento do fluxo de informações entre as assessorias de imprensa e os meios de comunicação, é importante manter atualizada a mala direta, contendo o nome de jornalistas atuantes nos veículos de comunicação.

O nome oficial pelo qual a lista é chamada pelos profissionais do meio é

  • A.

    agenda

  • B.

    contatos

  • C.

    créditos

  • D.

    mailing

  • E.

    relação

A exclusividade, em alguns momentos, pode tomar o lugar da tradicional convocação de entrevistas coletivas para promover ampla divulgação de um fato. Uma prática atual que tem sido eficaz como forma de pautar os profissionais e gerar mídia espontânea é

  • A.

    elaborar uma grande matéria para o jornal institucional da empresa e enviar a publicação para as principais redações do país.

  • B.

    escrever uma reportagem sobre um fato importante da empresa e publicá-la em um anúncio de página inteira.

  • C.

    plantar uma nota na mais conceituada coluna de um veículo impresso de grande circulação nacional.

  • D.

    publicar entrevista do principal diretor da área envolvida no fato em jornais com circulação regional.

  • E.

    veicular, nos corredores da empresa, as notícias de destaque da empresa, prioritariamente as geradas nas mídias eletrônicas.

Os veículos de comunicação dirigida transmitem a mensagem para os públicos que a organização deseja atingir.

Nesse caso, são considerados veículos aproximativos:

  • A.

    carta, memorando e circular

  • B.

    congressos, visitas guiadas e eventos culturais

  • C.

    fotografias, gráficos e mapas

  • D.

    manual de identidade visual, publicações e periódicos de empresa

  • E.

    telefone, alto-falante e rádio corporativa

Considere as afirmações abaixo sobre a prática de relações públicas nas organizações.

I - A área de Relações Públicas promove e administra relacionamentos, ao mesmo tempo em que medeia confl itos, de acordo com as demandas sociais e organizacionais.

II - A imagem representa a percepção do público, enquanto a identidade reflete e projeta a personalidade da organização.

III - Ao realizar o mapeamento dos públicos estratégicos, a organização deve considerá-los com a mesma ordem de prioridade, já que todos são stakeholders de igual importância.

IV - Um plano de Relações Públicas apresenta orientações gerais sobre a alocação de recursos, as diretrizes, os objetivos, prazos e indicativos de ações que poderão gerar programas posteriores.

Estão corretas as afirmações

  • A.

    I e II, apenas.

  • B.

    I e III, apenas.

  • C.

    II e III, apenas.

  • D.

    I, II e IV, apenas.

  • E.

    I, II, III e IV.

As áreas de Relações Públicas e de Marketing exercem funções essenciais nas organizações modernas.

A respeito dessas funções, constata-se que a área de

  • A.

    Relações Públicas se subordina à de Marketing, a qual operacionaliza a divulgação e a promoção de produtos e serviços da organização.

  • B.

    Relações Públicas deve desenvolver programas de ação para a construção de relacionamentos duradouros com todos os públicos de interesse, além de consumidores, revendedores e fornecedores.

  • C.

    Relações Públicas tem como atribuições diretas o gerenciamento e a supervisão de pesquisas para identificar novos mercados para os produtos e serviços da organização.

  • D.

    Marketing, como atividade profissional, fica com a responsabilidade de gerenciar crises e conflitos que possam afetar a imagem das marcas comercializadas.

  • E.

    Marketing e a de Relações Públicas possuem funções similares, porque desenvolvem programas essencialmente mercadológicos e se adaptam ao objetivo global da organização.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...