Lista completa de Questões sobre Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC - PR) - 2012
O relacionamento de uma organização com a imprensa envolve gestores, assessores de imprensa e jornalistas, além dos próprios veículos de comunicação. Para o relacionamento com a imprensa, é recomendável ao assessor:
Tentar constantemente que sua organização seja notícia, valorizar os veículos de alcance nacional e com maior tiragem, produzir releases periodicamente, atender com agilidade e qualidade.
Conquistar credibilidade, preparar permanentemente fontes e porta-vozes, não se deixar submeter totalmente pela agenda da imprensa, atuar com planejamento, com segmentação, regionalização e individualização, valorizar a pauta, atender com agilidade e qualidade.
Investir na aproximação com os gestores dos veículos de comunicação e no relacionamento com os jornalistas mais importantes, além de produzir releases periodicamente e atender com agilidade e qualidade.
Preparar permanentemente fontes e porta-vozes, produzir releases periodicamente, atender com agilidade e qualidade, avaliar quantitativamente as inserções de seu assessorado na mídia.
Atender com rapidez e agilidade a imprensa ao ser procurado, enviar diariamente releases aos veículos de comunicação de maior abrangência e circulação, preparar permanentemente fontes e porta-vozes.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2012
Sobre os serviços que podem ser oferecidos por uma assessoria de imprensa, é correto afirmar:
alguns podem ser terceirizados.
nunca poderão ser feitos por meio de blogs.
a produção de releases é o único que pode ser terceirizado.
a clipagem é o único que pode ser terceirizado.
não devem levar em conta o público alvo que o assessorado quer atingir.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC - PR) - 2012
No caso de crises ou conflitos entre a organização e a imprensa, cabe ao assessor de imprensa:
Agir de forma reativa com agilidade, buscando contatos com os gestores dos veículos de comunicação e com os jornalistas mais acessíveis nas principais redações, para emplacar reportagens positivas sobre a organização.
Atuar de forma neutra, sem tomar partido, e esperar o momento de crise passar para retomar os contatos com os veículos de comunicação e restabelecer um enquadramento positivo sobre a organização.
Agir de forma reativa com agilidade, dar entrevistas pessoalmente para evitar mais desgaste entre os gestores da organização e os repórteres, além de prevenir declarações que possam alimentar a crise.
Evitar as entrevistas, enviando notas oficiais e releases explicativos, para evitar desgaste entre a organização e os repórteres, além de prevenir declarações que possam alimentar a crise.
Atuar como um gestor do conflito, permitindo acesso da imprensa às fontes e informações da organização de forma planejada, ao mesmo tempo em que dialoga com os jornalistas, esclarecendo incorreções ou abordagens equivocadas. Sua atuação, porém, não deve se restringir ao momento de crise, mas na formulação de estratégias comunicativas da organização.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2012
Um assessor de imprensa prepara uma sugestão de pauta que será enviada ao editor responsável por uma editoria de um jornal impresso de grande circulação.
Sobre essa sugestão de pauta, é correto afirmar:
Poderá ser factual ou não.
Não deve ser factual, obrigatoriamente.
Não deve levar em consideração a linha editorial do da editoria, obrigatoriamente.
Deverá ser acompanhada de um press kit, obrigatoriamente.
Deverá incluir uma coletiva de imprensa, obrigatoriamente.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC - PR) - 2012
No Brasil, a grande imprensa está concentrada em poucos e grandes grupos empresariais, que controlam diferentes mídias e veículos. Outro fenômeno que deve ser notado pelo assessor de imprensa é:
A crescente nacionalização dos meios, que faz com que os assessores possam adquirir os mailings de todos os veículos para disparar seus releases com mais frequência, buscando abranger todo o território.
A maior centralização dos contatos de mídia, que facilita o acesso via gestores dos veículos, para atingir todos os públicos de maneira massificada.
A crescente massificação, que requer conteúdos de fácil entendimento e multimidiáticos, que possam ser aproveitados em várias mídias.
O fortalecimento do teor comercial dos contatos e relacionamentos entre organizações e imprensa, criando produtos que atendam aos interesses de todos. As publicações comerciais se travestem de notícia e ajudam a aumentar a credibilidade das organizações.
A crescente segmentação, que requer a formatação de conteúdos visando públicos específicos, atraindo anunciantes focados nos mesmos segmentos. Isso exige personalização dos contatos com editores específicos de cada área.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2012
Um assessor de imprensa planeja avisar aos veículos de comunicação a realização de uma coletiva de imprensa.
Para executar essa tarefa ele:
não deverá usar as redes sociais, em nenhuma hipótese.
poderá utilizar várias alternativas de divulgação; entre elas, as redes sociais.
deverá planejar a entrega de um storyboard, obrigatoriamente.
deverá providenciar um contra-plano para os repórteres de rádio, obrigatoriamente.
deverá planejar a entrega de um advergame, obrigatoriamente.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC - PR) - 2012
Os contatos estratégicos de uma assessoria de imprensa devem ser:
Comerciais, para acertar acordos de cooperação; diplomáticos, para entregar brindes e presentes a editores e gerentes de redação; operacionais, para atualizar-se sobre nomes, funções, telefones e e-mails; técnicos, para atualizar-se sobre processos, interesses editoriais e horários de fechamento; de pauta, para sugerir temas de reportagens.
Operacionais, para se atualizar sobre nomes, funções, telefones e e-mails; de pauta, para sugerir temas de reportagens; encontros entre fonte e jornalista, para estreitar laços sem visar publicações imediatas; diplomáticos, para acertar acordos de cooperação comercial com os gestores do veículo.
Operacionais, para se atualizar sobre nomes, funções, telefones e e-mails; de pauta, para sugerir temas de reportagens; diplomáticos, para entregar brindes e presentes a editores e gerentes de redação; comerciais, para acertar acordos de cooperação com os gestores.
Operacionais, para atualizar nomes, funções, telefones e e-mails; técnicos, para atualizar-se sobre processos, interesses editoriais e horários de fechamento; de pauta, para sugerir temas de reportagens; de prospecção, para sentir como a organização é percebida ou a conjuntura política; encontros entre fonte e jornalista, para estreitar laços sem visar publicações imediatas.
Periódicos, com regularidade e frequência para que a organização não saia de pauta; generalizados, enviando materiais a todos os veículos e editores sem distinção; comerciais, estabelecendo contato direto com os gestores dos veículos para parcerias comerciais; jornalísticos, com envio constante de sugestões de pauta para todas as editorias de cada veículo.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2012
Um assessor de imprensa assessora uma entidade pública e precisou redigir uma nota sobre o afastamento de um dos diretores da empresa, devido a um problema de saúde.
Sobre a elaboração dessa nota, é correto afirmar:
É sinônimo de newsgame.
Deve apresentar uma citação direta do diretor afastado, obrigatoriamente.
Não deverá conter verbo de ligação no título, obrigatoriamente.
Não há necessidade de incluir uma citação direta do diretor afastado.
Deverá ser enviada aos veículos de comunicação acompanha de um gimmich , obrigatoriamente.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC - PR) - 2012
Sobre as entrevistas coletivas, é CORRETO afirmar:
São a forma mais utilizada e prática para divulgar um tema, reunindo jornalistas de vários veículos ao mesmo tempo. Requerem ambiente adequado e preparação da fonte para o atendimento, além da distribuição de material adicional em press kit.
São a forma mais utilizada para divulgar um tema que requer várias fontes, dando entrevista ao mesmo tempo aos inúmeros veículos de imprensa. Indicadas para a divulgação de projetos, contratos ou lançamentos que envolvam várias corporações, ou entidades privadas e estatais. Requerem ambiente adequado e preparação da fonte para o atendimento, além da distribuição de material adicional em press kit.
Só devem ser organizadas em casos extraordinários, quando há necessidade de reunir jornalistas de vários veículos ao mesmo tempo, para passar informações de interesse público imediato, ou para a divulgação de projetos, contratos ou lançamentos de grande abrangência. Estão em desuso, por demandarem muito tempo e mobilização.
Deixaram de ser realizadas com o advento das novas tecnologias, já que é possível entrevistar várias fontes em vídeoconferência e transmitir ao vivo para os veículos de imprensa. Ainda se utiliza o envio de press kit para complementar as informações.
Devem ser realizadas com regularidade no caso de grandes corporações. São uma oportunidade de estreitar laços com os jornalistas, distribuir brindes e proporcionar o encontro das fontes com a imprensa, para fortalecer o relacionamento a longo prazo.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2012
Um empresário foi convidado por uma emissora de TV para participar de um programa de entrevistas.
Sobre o papel do assessor de imprensa, dentro deste contexto, é correto afirmar:
Nunca deverá acompanhá-lo, obrigatoriamente.
Deverá acompanhá-lo em entrevistas ao vivo, exclusivamente.
Pode acompanhá-lo e ligar antes para o produtor do programa e perguntar questões como foco da entrevista, se será ao vivo e o tempo de duração.
Deverá exigir que a emissora envie, com antecedência, as perguntas que serão feitas ao assessorado, obrigatoriamente.
Deverá acompanhá-lo em entrevistas gravadas, exclusivamente.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...