Lista completa de Questões sobre Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2012
O assessor de imprensa de uma ONG envia quinzenalmente notas e releases aos veículos de comunicação. Logo após o envio, a assessoria faz follow up.
Sobre follow up, é correto afirmar:
não deve ser feito pelo telefone, obrigatoriamente.
deve ser feito pessoalmente, exclusivamente.
deve ser feito apenas por email, obrigatoriamente.
pode ser relacionado a pautas factuais ou não.
é empregado em assessorias de imprensa dos Estados Unidos, esclusivamente.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2012
A assessoria de imprensa de um escritório de contabilidade prepara o lançamento da primeira edição de uma newsletter.
Dentro deste contexto, o público alvo:
não deve ser definido, obrigatoriamente.
deverá ser apenas interno, incluindo os estagiários, obrigatoriamente.
deverá ser apenas externo, obrigatoriamente.
precisará ser definido apenas se a newsletter for impressa e semanal.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2012
O repórter de um site jornalístico liga para o assessor de imprensa de uma secretaria estadual e pede o posicionamento do secretário sobre um assunto polêmico.
Assinale a alternativa que indica uma opção para atender ao pedido do repórter, caso o secretário não queira conversar com ele pessoalmente ou por nenhum outro meio.
Nota oficial
Entrevista ritual
Entrevista temática
Entrevista exclusiva
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2012
Ao enviar uma sugestão de pauta aos veículos de comunicação, o assessor de imprensa
não deve incluir o gancho do assunto abordado no lead, obrigatoriamente.
não deve incluir o nome do assessorado, obrigatoriamente.
não deve se referir a outras fontes de informação relacionadas ao assessorado, como twitter e facebook.
deve divulgar horário de atendimento à imprensa perto do dead line das emissoras para facilitar o trabalho jornalístico.
pode fazer referência a outras fontes de informação relacionadas ao assessorado, como twitter e facebook.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2012
O produtor de uma emissora de TV aberta liga, no início da manhã, para o assessor de imprensa de um órgão público e pede informações para serem usadas em uma nota coberta, que será veiculada no telejornal que será veiculado ao meio-dia.
Dentro deste contexto, o assessor de imprensa deverá saber que:
o assessorado gravará uma entrevista para ser inserida na nota coberta, obrigatoriamente.
as informações serão veiculadas durante os comerciais, obrigatoriamente.
o assessorado não precisará gravar uma entrevista ou concedê-la ao vivo.
será obrigado a produzir uma enquete para ser inserida na nota coberta.
o assessorado deverá conceder uma entrevista ao vivo durante o telejornal, obrigatoriamente.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2012
Sobre o trabalho de clipagem, eletrônica ou não, realizado por uma assessoria de imprensa , é correto afirmar:
em qualquer situação deve ser relacionado ao jornais impressos, exclusivamente.
é importante para saber o aproveitamento do material enviado e identificar outras citações que possam ser feitas em relação ao assessorado.
nunca deverá incluir emissoras de rádio, obrigatoriamente.
nunca deverá incluir emissoras de TV aberta, obrigatoriamente.
nunca deverá incluir jornais de bairro, obrigatoriamente.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC - PR) - 2012
Sobre a relação entre identidade e imagem institucional, é CORRETO afirmar:
Identidade e imagem institucional são palavras diferentes para explicar o mesmo conceito.
A identidade de uma empresa corresponde a como se dão as relações entre seus funcionários, parceiros e públicos, o que a distingue das demais, enquanto sua imagem seria a visão que se tem dela, que pode ser produto da imaginação, consciente ou inconsciente.
A identidade de uma empresa é a soma de suas características físicas fundamentais, como a estrutura predial, a localização e o que produz, enquanto sua imagem está relacionada à logomarca, cores e design utilizados nas publicações de divulgação.
A identidade é o conjunto de sistemas que identificam a instituição, por meio de recursos visuais, como logomarcas, tipos de caracteres, cores e slogans. Já a imagem está relacionada ao sentimento de percepção da marca.
Identidade é o mesmo que cultura organizacional, enquanto a imagem é a forma como se divulga essa cultura de forma sempre positiva.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2012
Uma assessoria de imprensa fechou contrato com uma escola particular e preparou um texto com informações sobre a instituição e o que ela pretende com a assinatura do contrato. O texto não será enviado aos veículos de comunicação, mas entregue apenas aos integrantes da assessoria de imprensa.
Assinale a alternativa que contém o termo técnico que pode ser dado a esse texto.
Boiler Plat
Copydesk
Kindle
Briefing
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC - PR) - 2012
Refere-se ao papel, políticas, responsabilidades e funcionamento das organizações, ligadas geralmente à projeção da imagem e à consolidação da identidade de uma organização.
Técnicas de oratória, comunicação não-verbal, dicas estéticas em relação a como se vestir e se arrumar para a ocasião, além de simulações de entrevistas com câmeras e gravadores.
Acompanhamento regular do entrevistado nas ocasiões de entrevista, para posterior avaliação de quanto tempo ele conseguiu ficar no ar ou a quantidade de informações que foram publicadas.
Técnicas de oratória, comunicação não verbal, simulações de entrevistas com câmeras e gravadores, além de avaliações de quanto tempo o assessorado consegue ficar no ar ou a quantidade de informações que são publicadas de acordo com seus interesses.
Conceito de notícia e rotinas produtivas dos veículos de comunicação, identificação de perfis profissionais dos jornalistas, técnicas de oratória, uso da voz, comunicação não-verbal, dicas estéticas em relação a como se vestir e se arrumar para a ocasião, além de simulações de entrevistas com câmeras e gravadores.
Técnicas de aproximação com os gestores dos veículos de comunicação, de relacionamento com os jornalistas mais importantes, além de técnicas de oratória e apresentação pessoal.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2012
Um assessor de imprensa propõe mudanças no jornal impresso que uma empresa privada distribui a clientes e futuros clientes. Entre as sugestões apresentadas à diretoria está a inclusão de um articulista.
A tarefa de um articulista é:
escrever artigos.
arquivar as edições.
atualizar o mailling.
selecionar e legendar fotos
colocar o conteúdo impresso em uma versão on line.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...