Questões sobre Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa

Lista completa de Questões sobre Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

O assessor de imprensa de uma ONG envia quinzenalmente notas e releases aos veículos de comunicação. Logo após o envio, a assessoria faz follow up.

Sobre follow up, é correto afirmar:

  • A.

    não deve ser feito pelo telefone, obrigatoriamente.

  • B.

    deve ser feito pessoalmente, exclusivamente.

  • C.

    deve ser feito apenas por email, obrigatoriamente.

  • D.

    pode ser relacionado a pautas factuais ou não.

  • E.

    é empregado em assessorias de imprensa dos Estados Unidos, esclusivamente.

A assessoria de imprensa de um escritório de contabilidade prepara o lançamento da primeira edição de uma newsletter.

Dentro deste contexto, o público alvo:

  • A.

    não deve ser definido, obrigatoriamente.

  • B.

    deverá ser apenas interno, incluindo os estagiários, obrigatoriamente.

  • C.

    deverá ser apenas externo, obrigatoriamente.

  • D.

    precisará ser definido apenas se a newsletter for impressa e semanal.

  • E. é um dos itens que precisa ser definido, antes da elaboração dos textos porque influencia a definição das pautas e linguagem dos textos.

O repórter de um site jornalístico liga para o assessor de imprensa de uma secretaria estadual e pede o posicionamento do secretário sobre um assunto polêmico.

Assinale a alternativa que indica uma opção para atender ao pedido do repórter, caso o secretário não queira conversar com ele pessoalmente ou por nenhum outro meio.

  • A.

    Nota oficial

  • B.

    Entrevista ritual

  • C.

    Entrevista temática

  • D.

    Entrevista exclusiva

  • E. Coletiva de imprensa

Ao enviar uma sugestão de pauta aos veículos de comunicação, o assessor de imprensa

  • A.

    não deve incluir o gancho do assunto abordado no lead, obrigatoriamente.

  • B.

    não deve incluir o nome do assessorado, obrigatoriamente.

  • C.

    não deve se referir a outras fontes de informação relacionadas ao assessorado, como twitter e facebook.

  • D.

    deve divulgar horário de atendimento à imprensa perto do dead line das emissoras para facilitar o trabalho jornalístico.

  • E.

    pode fazer referência a outras fontes de informação relacionadas ao assessorado, como twitter e facebook.

O produtor de uma emissora de TV aberta liga, no início da manhã, para o assessor de imprensa de um órgão público e pede informações para serem usadas em uma “nota coberta”, que será veiculada no telejornal que será veiculado ao meio-dia.

Dentro deste contexto, o assessor de imprensa deverá saber que:

  • A.

    o assessorado gravará uma entrevista para ser inserida na nota coberta, obrigatoriamente.

  • B.

    as informações serão veiculadas durante os comerciais, obrigatoriamente.

  • C.

    o assessorado não precisará gravar uma entrevista ou concedê-la ao vivo.

  • D.

    será obrigado a produzir uma enquete para ser inserida na nota coberta.

  • E.

    o assessorado deverá conceder uma entrevista ao vivo durante o telejornal, obrigatoriamente.

Sobre o trabalho de clipagem, eletrônica ou não, realizado por uma assessoria de imprensa , é correto afirmar:

  • A.

    em qualquer situação deve ser relacionado ao jornais impressos, exclusivamente.

  • B.

    é importante para saber o aproveitamento do material enviado e identificar outras citações que possam ser feitas em relação ao assessorado.

  • C.

    nunca deverá incluir emissoras de rádio, obrigatoriamente.

  • D.

    nunca deverá incluir emissoras de TV aberta, obrigatoriamente.

  • E.

    nunca deverá incluir jornais de bairro, obrigatoriamente.

Sobre a relação entre identidade e imagem institucional, é CORRETO afirmar:

  • A.

    Identidade e imagem institucional são palavras diferentes para explicar o mesmo conceito.

  • B.

    A identidade de uma empresa corresponde a como se dão as relações entre seus funcionários, parceiros e públicos, o que a distingue das demais, enquanto sua imagem seria a visão que se tem dela, que pode ser produto da imaginação, consciente ou inconsciente.

  • C.

    A identidade de uma empresa é a soma de suas características físicas fundamentais, como a estrutura predial, a localização e o que produz, enquanto sua imagem está relacionada à logomarca, cores e design utilizados nas publicações de divulgação.

  • D.

    A identidade é o conjunto de sistemas que identificam a instituição, por meio de recursos visuais, como logomarcas, tipos de caracteres, cores e slogans. Já a imagem está relacionada ao sentimento de percepção da marca.

  • E.

    Identidade é o mesmo que cultura organizacional, enquanto a imagem é a forma como se divulga essa cultura de forma sempre positiva.

Uma assessoria de imprensa fechou contrato com uma escola particular e preparou um texto com informações sobre a instituição e o que ela pretende com a assinatura do contrato. O texto não será enviado aos veículos de comunicação, mas entregue apenas aos integrantes da assessoria de imprensa.

Assinale a alternativa que contém o termo técnico que pode ser dado a esse texto.

  • A.

    Boiler Plat

  • B.

    Copydesk

  • C.

    Kindle

  • D.

    Briefing

  • E. Geotagging

Refere-se ao papel, políticas, responsabilidades e funcionamento das organizações, ligadas geralmente à projeção da imagem e à consolidação da identidade de uma organização.

  • A.

    Técnicas de oratória, comunicação não-verbal, dicas estéticas em relação a como se vestir e se arrumar para a ocasião, além de simulações de entrevistas com câmeras e gravadores.

  • B.

    Acompanhamento regular do entrevistado nas ocasiões de entrevista, para posterior avaliação de quanto tempo ele conseguiu ficar no ar ou a quantidade de informações que foram publicadas.

  • C.

    Técnicas de oratória, comunicação não verbal, simulações de entrevistas com câmeras e gravadores, além de avaliações de quanto tempo o assessorado consegue ficar no ar ou a quantidade de informações que são publicadas de acordo com seus interesses.

  • D.

    Conceito de notícia e rotinas produtivas dos veículos de comunicação, identificação de perfis profissionais dos jornalistas, técnicas de oratória, uso da voz, comunicação não-verbal, dicas estéticas em relação a como se vestir e se arrumar para a ocasião, além de simulações de entrevistas com câmeras e gravadores.

  • E.

    Técnicas de aproximação com os gestores dos veículos de comunicação, de relacionamento com os jornalistas mais importantes, além de técnicas de oratória e apresentação pessoal.

Um assessor de imprensa propõe mudanças no jornal impresso que uma empresa privada distribui a clientes e futuros clientes. Entre as sugestões apresentadas à diretoria está a inclusão de um articulista.

A tarefa de um articulista é:

  • A.

    escrever artigos.

  • B.

    arquivar as edições.

  • C.

    atualizar o mailling.

  • D.

    selecionar e legendar fotos

  • E.

    colocar o conteúdo impresso em uma versão on line.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...