Questões sobre Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa

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Com base na perspectiva de assessoria de imprensa apresentada no texto acima, julgue os próximos itens.

Ainda que a assessoria de imprensa deva estar sempre disponível para receber repórteres, a marcação de visita é aconselhável em situações mais formais, tal como em contatos comerciais.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação às estratégias de planejamento de comunicação na formação da imagem institucional diante de situações de crise, julgue o próximo item.

Suponha que, em uma sexta-feira, um jornal televisivo, logo após anunciar que o governo decidira instalar um gabinete especial para tentar amenizar os problemas provenientes de uma epidemia que assolava um estado da Federação, tenha anunciado que a primeira reunião do referido gabinete seria realizada na segunda-feira seguinte. Nessa situação, a estratégia adotada pelo governo de anunciar a criação do gabinete nas circunstâncias descritas foi uma decisão correta.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando as técnicas de recursos públicos, julgue os próximos itens.

O conhecimento dos grupos espontâneos ou formais que estão, direta ou indiretamente, interessados na organização deve ser uma grande preocupação para o estabelecimento do processo de relações públicas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Já na década de 80, estudiosos advertiam para a inconsistência de modelos de comunicação assentados em uma suposta relação emissor/receptor em que o emissor era tido como veículo de comunicação de massa. O problema, segundo os especialistas, estava no surgimento de poderosas estruturas organizativas para atuarem junto aos emissores. Nas décadas subseqüentes, tal fenômeno ganhou ainda mais corpo e designação específica. A esse respeito, julgue os itens que se seguem.

A crescente produção rotineira de material informativo para os veículos de informação por parte das assessorias de relações públicas e o elevado grau de aproveitamento de press releases estão entre os principais fatores responsáveis pelo surgimento do fenômeno designado como mídia das fontes (ou jornalismo corporativo).

  • C. Certo
  • E. Errado

O comportamento da imprensa em uma situação de crise empresarial pode ser crucial para sua imagem. Nesse momento, a empresa deve

  • A.

    procurar a via judicial, tentando buscar ressarcimento pelos prejuízos causados pela publicação de notícias negativas.

  • B.

    omitir-se, evitando dar explicações e escondendo fatos que possam comprometê-la ainda mais.

  • C.

    selecionar alguns órgãos da imprensa para dar as declarações, atendendo apenas aqueles que sejam favoráveis à organização.

  • D.

    tentar minimizar o impacto na reputação da empresa, apostando no esquecimento das informações negativas.

  • E.

    eleger um único porta-voz, que passe credibilidade, saiba lidar com a imprensa e conheça bem a empresa e o problema em questão.

As atividades da assessoria de comunicação são estratégicas para a empresa, embora ela ainda seja considerada uma área meramente instrumental em algumas organizações. Para superar essa visão, é preciso que a assessoria

  • A.

    concentre todo o esforço de comunicação da empresa, evitando que outros segmentos organizacionais participem do processo comunicacional.

  • B.

    centralize toda a avaliação de seu desempenho no retorno baseado nos clippings de impressos e eletrônico.

  • C.

    especialize-se em atender as demandas internas de comunicação, desempenhando uma ação de comunicação baseada em solicitações pontuais.

  • D.

    atue como uma área especializada e restrita com a incumbência de divulgar as decisões da Diretoria, mas sem integrar-se com o restante da organização.

  • E.

    assuma uma postura mais próxima da área-fim da organização, vinculando os seus resultados aos objetivos e metas estratégicas da organização.

A exemplo das Relações Públicas, também o marketing deve estar atento à opinião pública porque:

  • A.

    a questão essencial à qual esses profissionais devem fazer face diz respeito à maior consciência possível do que seja o interesse público, constantemente redefinido pela opinião de variados segmentos de público.

  • B.

    tal como ocorre com relacionistas, profissionais de marketing de relacionamento se situam ante a necessidade de conhecer a opinião pública, além de sua responsabilidade em guiá-la e modelá-la.

  • C.

    em última análise, a opinião pública é aquilo que, coletivamente, o público faz com que ela seja, servindo assim como trunfo estratégico para investidas relacionistas ou mercadológicas que o tenham como alvo.

  • D.

    relacionismo bem realizado e ação mercadológica bem- -sucedida são os que conhecem e consideram relevante a opinião pública, sabendo que, ao fazer valer sua opinião, o público se liberta de todo conformismo.

  • E.

    em sentido amplo, relacionismo e marketing pressupõem que�� a opinião pública seja uma coleção de opiniões individuais e expressões de atitude que podem ser alteradas para a satisfação de interesses comerciais.

Com relação à função de relações públicas, assinale a afirmativa correta.

  • A.

    Controla o grau de “má vontade” da mídia em relação a uma instituição.

  • B.

    Produz mensagens não planejadas e as fornece aos meios de comunicação.

  • C.

    Elabora estratégias de vendas voltadas para o consumidor final.

  • D.

    Designa recursos financeiros para a promoção de eventos institucionais.

  • E.

    Está concentrado nos relacionamentos criados entre uma instituição e seus diferentes públicos.

Uma assessoria de comunicação se encarrega de divulgar determinada organização para a mídia.

A respeito da atuação de uma assessoria de comunicação encarregada de divulgar determinada organização para a mídia, assinale a afirmativa correta.

  • A.

    O dever do assessor é, antes de tudo, resguardar os modos de ser e agir das organizações, defendendo-as do oportunismo de jornalistas interessados em questioná-las e investigá-las.

  • B.

    As empresas jornalísticas têm a responsabilidade e o dever de facilitar a prestação de informações sobre os procedimentos e as atitudes adotados por organizações públicas ou privadas.

  • C.

    Os jornalistas tornam-se cada vez mais dependentes dos produtos informativos difundidos pelas organizações como forma de assegurar as dimensões política, social e ética de sua profissão.

  • D.

    A democracia inclui o direito da organização a difundir suas idéias, atuar em sua defesa quando necessário e levar ao conhecimento público o trabalho que desenvolve.

  • E.

    Os meios de comunicação jornalísticos assumiram postura acrítica e reativa frente às estratégias definidas pelo marketing em sua tarefa de estabelecer o papel das organizações na sociedade.

Um acidente operacional, uma mercadoria com prazo de validade vencido, um alto executivo da empresa envolvido em um escândalo de corrupção, uma embalagem que não apresenta a quantidade que declara são alguns exemplos do que pode levar a uma crise de imagem institucional.

Em situações como essas, espera-se que o assessor de imprensa:

  • A.

    convoque imediatamente uma entrevista exclusiva e apresente todo o histórico positivo da empresa, bem como seus planos para o futuro, evitando questionamentos sobre a situação que motivou a crise.

  • B.

    atue como porta-voz, impedindo o contato direto entre jornalistas e executivos da empresa e negando qualquer fato que possa prejudicar a imagem institucional.

  • C.

    envie aos meios de comunicação anúncios e matérias a serem veiculadas sob pagamento no sentido de coibir a apuração jornalística do assunto que motivou a crise.

  • D.

    entre em contato com editores e executivos das empresas de comunicação, negociando informações exclusivas para aqueles que garantirem uma abordagem favorável à empresa no noticiário.

  • E.

    oriente o assessorado a receber os jornalistas e prestar as informações solicitadas, assumindo as responsabilidades sobre o que motivou a crise e divulgando as providências tomadas para minimizar os seus efeitos.

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