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Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Com base na perspectiva de assessoria de imprensa apresentada no texto acima, julgue os próximos itens.
Ainda que a assessoria de imprensa deva estar sempre disponível para receber repórteres, a marcação de visita é aconselhável em situações mais formais, tal como em contatos comerciais.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Com relação às estratégias de planejamento de comunicação na formação da imagem institucional diante de situações de crise, julgue o próximo item.
Suponha que, em uma sexta-feira, um jornal televisivo, logo após anunciar que o governo decidira instalar um gabinete especial para tentar amenizar os problemas provenientes de uma epidemia que assolava um estado da Federação, tenha anunciado que a primeira reunião do referido gabinete seria realizada na segunda-feira seguinte. Nessa situação, a estratégia adotada pelo governo de anunciar a criação do gabinete nas circunstâncias descritas foi uma decisão correta.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Considerando as técnicas de recursos públicos, julgue os próximos itens.
O conhecimento dos grupos espontâneos ou formais que estão, direta ou indiretamente, interessados na organização deve ser uma grande preocupação para o estabelecimento do processo de relações públicas.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Já na década de 80, estudiosos advertiam para a inconsistência de modelos de comunicação assentados em uma suposta relação emissor/receptor em que o emissor era tido como veículo de comunicação de massa. O problema, segundo os especialistas, estava no surgimento de poderosas estruturas organizativas para atuarem junto aos emissores. Nas décadas subseqüentes, tal fenômeno ganhou ainda mais corpo e designação específica. A esse respeito, julgue os itens que se seguem.
A crescente produção rotineira de material informativo para os veículos de informação por parte das assessorias de relações públicas e o elevado grau de aproveitamento de press releases estão entre os principais fatores responsáveis pelo surgimento do fenômeno designado como mídia das fontes (ou jornalismo corporativo).
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2008
O comportamento da imprensa em uma situação de crise empresarial pode ser crucial para sua imagem. Nesse momento, a empresa deve
procurar a via judicial, tentando buscar ressarcimento pelos prejuízos causados pela publicação de notícias negativas.
omitir-se, evitando dar explicações e escondendo fatos que possam comprometê-la ainda mais.
selecionar alguns órgãos da imprensa para dar as declarações, atendendo apenas aqueles que sejam favoráveis à organização.
tentar minimizar o impacto na reputação da empresa, apostando no esquecimento das informações negativas.
eleger um único porta-voz, que passe credibilidade, saiba lidar com a imprensa e conheça bem a empresa e o problema em questão.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2008
As atividades da assessoria de comunicação são estratégicas para a empresa, embora ela ainda seja considerada uma área meramente instrumental em algumas organizações. Para superar essa visão, é preciso que a assessoria
concentre todo o esforço de comunicação da empresa, evitando que outros segmentos organizacionais participem do processo comunicacional.
centralize toda a avaliação de seu desempenho no retorno baseado nos clippings de impressos e eletrônico.
especialize-se em atender as demandas internas de comunicação, desempenhando uma ação de comunicação baseada em solicitações pontuais.
atue como uma área especializada e restrita com a incumbência de divulgar as decisões da Diretoria, mas sem integrar-se com o restante da organização.
assuma uma postura mais próxima da área-fim da organização, vinculando os seus resultados aos objetivos e metas estratégicas da organização.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Fundação Getúlio Vargas (FGV) - 2008
A exemplo das Relações Públicas, também o marketing deve estar atento à opinião pública porque:
a questão essencial à qual esses profissionais devem fazer face diz respeito à maior consciência possível do que seja o interesse público, constantemente redefinido pela opinião de variados segmentos de público.
tal como ocorre com relacionistas, profissionais de marketing de relacionamento se situam ante a necessidade de conhecer a opinião pública, além de sua responsabilidade em guiá-la e modelá-la.
em última análise, a opinião pública é aquilo que, coletivamente, o público faz com que ela seja, servindo assim como trunfo estratégico para investidas relacionistas ou mercadológicas que o tenham como alvo.
relacionismo bem realizado e ação mercadológica bem- -sucedida são os que conhecem e consideram relevante a opinião pública, sabendo que, ao fazer valer sua opinião, o público se liberta de todo conformismo.
em sentido amplo, relacionismo e marketing pressupõem que a opinião pública seja uma coleção de opiniões individuais e expressões de atitude que podem ser alteradas para a satisfação de interesses comerciais.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Fundação Getúlio Vargas (FGV) - 2008
Com relação à função de relações públicas, assinale a afirmativa correta.
Controla o grau de má vontade da mídia em relação a uma instituição.
Produz mensagens não planejadas e as fornece aos meios de comunicação.
Elabora estratégias de vendas voltadas para o consumidor final.
Designa recursos financeiros para a promoção de eventos institucionais.
Está concentrado nos relacionamentos criados entre uma instituição e seus diferentes públicos.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Fundação Getúlio Vargas (FGV) - 2008
Uma assessoria de comunicação se encarrega de divulgar determinada organização para a mídia.
A respeito da atuação de uma assessoria de comunicação encarregada de divulgar determinada organização para a mídia, assinale a afirmativa correta.
O dever do assessor é, antes de tudo, resguardar os modos de ser e agir das organizações, defendendo-as do oportunismo de jornalistas interessados em questioná-las e investigá-las.
As empresas jornalísticas têm a responsabilidade e o dever de facilitar a prestação de informações sobre os procedimentos e as atitudes adotados por organizações públicas ou privadas.
Os jornalistas tornam-se cada vez mais dependentes dos produtos informativos difundidos pelas organizações como forma de assegurar as dimensões política, social e ética de sua profissão.
A democracia inclui o direito da organização a difundir suas idéias, atuar em sua defesa quando necessário e levar ao conhecimento público o trabalho que desenvolve.
Os meios de comunicação jornalísticos assumiram postura acrítica e reativa frente às estratégias definidas pelo marketing em sua tarefa de estabelecer o papel das organizações na sociedade.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Fundação Getúlio Vargas (FGV) - 2008
Um acidente operacional, uma mercadoria com prazo de validade vencido, um alto executivo da empresa envolvido em um escândalo de corrupção, uma embalagem que não apresenta a quantidade que declara são alguns exemplos do que pode levar a uma crise de imagem institucional.
Em situações como essas, espera-se que o assessor de imprensa:
convoque imediatamente uma entrevista exclusiva e apresente todo o histórico positivo da empresa, bem como seus planos para o futuro, evitando questionamentos sobre a situação que motivou a crise.
atue como porta-voz, impedindo o contato direto entre jornalistas e executivos da empresa e negando qualquer fato que possa prejudicar a imagem institucional.
envie aos meios de comunicação anúncios e matérias a serem veiculadas sob pagamento no sentido de coibir a apuração jornalística do assunto que motivou a crise.
entre em contato com editores e executivos das empresas de comunicação, negociando informações exclusivas para aqueles que garantirem uma abordagem favorável à empresa no noticiário.
oriente o assessorado a receber os jornalistas e prestar as informações solicitadas, assumindo as responsabilidades sobre o que motivou a crise e divulgando as providências tomadas para minimizar os seus efeitos.
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