Questões sobre Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa

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O conhecimento da tipologia e da natureza de uma organização é condição essencial para o planejamento eficaz de sua comunicação. Nesse sentido, dentro de um quadro conceitual, as organizações industriais e as empresas privadas de produtos tangíveis são consideradas organizações:

  • A.

    coercitivas.

  • B.

    gerenciais-políticas.

  • C.

    normativas.

  • D.

    utilitárias.

  • E.

    de serviços.

Uma empresa do setor automobilístico, totalmente desconhecida no mercado brasileiro, pretende introduzir seus produtos junto a um público jovem, de idade compreendida entre 20 e 30 anos, classes média e média-alta. No intuito de obter uma boa aceitação de sua marca junto aos stakeholders, cabe ao profissional de comunicação, dentro de uma filosofia de responsabilidade social, orientar a diretoria a:

  • A.

    divulgar notícias pagas nos meios de comunicação de massa.

  • B.

    convocar a imprensa esportiva para uma coletiva no ato do lançamento.

  • C.

    promover campanhas de educação e segurança no trânsito.

  • D.

    patrocinar eventos esportivos destinados ao mercado-alvo.

  • E.

    reforçar as estratégias mercadológicas com propaganda institucional.

Durante o planejamento estratégico faz-se necessário o levantamento dos pontos positivos e negativos de programas de comunicação levados a cabo anteriormente por uma empresa no momento do(a):

  • A.

    diagnóstico macroambiental.

  • B.

    definição da missão organizacional.

  • C.

    análise setorial.

  • D.

    determinação das metas e objetivos de comunicação.

  • E.

    avaliação do plano de comunicação.

Sobre a atuação da assessoria de imprensa, é INCORRETO afirmar que

  • a.

    facilita o acesso dos grupos externos às realizações de uma empresa ou instituição, por meio de uma linguagem simples e organizada, mediada pelos meios de comunicação.

  • b.

    ela não pode atuar como lobista que defende os interesses da organização em que trabalha.

  • c.

    frente às novas demandas, a assessoria de imprensa deixou de ser mera emissora de releases.

  • d.

    o envio de releases, o agendamento de entrevistas e o serviço de clipping são tarefas operacionais das assessorias de imprensa, que devem estar apartadas das políticas e planos de ação das organizações.

  • e.

    o papel das assessorias de imprensa inclui um trabalho educativo interno, destinado a sensibilizar os membros da organização para a importância de relações transparentes e honestas com seus diversos públicos.

Sobre HOUSE-ORGAN é correto afirmar que

  • a.

    é a forma de comunicação que tem por finalidade transmitir, conduzir e algumas vezes recuperar a informação para estabelecer a comunicação limitada, orientada e freqüente com determinado número de pessoas homogêneas e conhecidas.

  • b.

    considerado o contato inicial em uma relação comercial, a recepção de um cliente ou público por parte de quem tem algo a oferecer, no âmbito das empresas. Por muitos anos foi subjugado como tarefa menor na conquista de públicos e mercado de novos clientes, tendo, no passado, menos importância que o convencimento por meio da publicidade.

  • c.

    é a compilação de todas as informações básicas para o estabelecimento de projetos, programas e planos de ação.

  • d.

    é um periódico de comunicação institucional e uma ferramenta de Relações Públicas, distribuído gratuitamente e dirigido ao público interno (funcionários e seus familiares) e/ou a determinados segmentos do público externo (revendedores, acionistas, clientes, fornecedores, autoridades, imprensa etc).

  • e.

    é a central de armazenamento de sugestões, críticas e reclamações de clientes/consumidores/cidadãos, com feedback específico para estes.

Clipping, press-release, press-kit e plublieditorial são, respectivamente,

  • a.

    coleção de material impresso, rádio ou TV com notícias sobre determinado assunto, empresa, pessoa ou marca; texto com informações para a imprensa; conjunto de informações, textos, ilustrações, fotografias e até amostras do produto entregues à imprensa nos trabalhos de relações públicas e assessoria de imprensa; expressão que designa os anúncios feitos na forma de matérias editoriais em qualquer mídia.

  • b.

    ferramenta de comunicação de marketing utilizada no ponto de venda e em espaços editoriais (TV, mídia impressa, etc.); resumo de uma matéria; sinônimo de mídia mix; mensuração de resultados.

  • c.

    artigos científicos publicados em relatórios anuais; texto característico de um plublieditorial; mensagem publicitária ou de marketing direto enviada pelo correio ou portadores; conjunto das atividades empresariais destinadas à descoberta, conquista, manutenção e expansão de mercados para as empresas e suas marcas

  • d.

    artigos políticos publicados em revistas; artigo escrito por um editorialista; prova de artes gráficas feita eletronicamente, muitas vezes no próprio equipamento de editoração eletrônica; estilo de produção de comerciais, que já foi muito importante, mas vem sendo cada vez menos utilizado.

  • e.

    artigos publicados em jornais; artigo escrito por colaboradores; impressão em pequena escala de anúncio publicado em jornal ou revista; recurso técnico do videoteipe que permite sobrepor uma imagem a outra imagem de fundo.

A partir do assunto abordado no texto acima, julgue os itens seguintes.

Em relação ao release em vídeo, sua eficiência como meio de comunicação não foi bem aceita pela mídia nem pelas assessorias de comunicação das organizações, tendo em vista o distanciamento que impõe entre os jornalistas e as fontes de informação das organizações.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens a seguir.

A sala de imprensa do sítio de uma organização é o local ideal para se manter um fórum permanente com a mídia.

  • C. Certo
  • E. Errado

A partir do texto acima, julgue os itens subseqüentes.

A clipagem assume características específicas em função dos veículos. Nos veículos impressos, é fundamental captar as chamadas de capa, caderno e até mesmo os destaques existentes nos sumários ou índices de publicação.

  • C. Certo
  • E. Errado

A partir do texto acima, julgue os itens subseqüentes.

Há pelo menos duas maneiras básicas de avaliar o trabalho de divulgação de uma instituição: a análise tópica de um esforço de divulgação e a auditoria de imagem propriamente dita.

  • C. Certo
  • E. Errado
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