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Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
A partir do texto acima, julgue os itens subseqüentes.
A auditoria de imagem faz um levantamento da identidade visual da organização junto aos seus públicos.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Com relação às técnicas de produção em comunicação e aos gêneros de redação jornalística, julgue os itens a seguir.
Os encartes, avisos e informes de reuniões podem ser considerados como veículos de comunicação dirigida.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
A respeito da comunicação institucional, julgue os itens subseqüentes.
Imagem corporativa é a que vários públicos têm, em termos gerais, da organização como um todo. Pode ser conceituada como o resultado das interações de experiências, impressões, crenças, sentimentos e conhecimentos que as pessoas possuem da organização.
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A respeito da comunicação institucional, julgue os itens subseqüentes.
A força da imagem de uma organização e o trabalho consistente realizado junto ao seu público, com ações de comunicação institucional, facilitam a superação de crises por parte da organização.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2007
O trabalho do assessor de imprensa costuma estar associado à imagem de uma ponte que liga o assessorado aos veículos de comunicação e vice-versa. Nesse sentido, a ação que não está de acordo com a função do jornalista, enquanto assessor de imprensa, é:
cuidar da redação de releases e elaborar press-kits a serem disponibilizados para os veículos de comunicação;
ser o porta-voz, fonte oficial da empresa, em processos de gerenciamento de crises, evitando que os jornalistas tenham acesso direto aos executivos da empresa;
fazer o follow-up, que pode incluir desde a confirmação da presença de jornalistas a um evento até a convocação de entrevistas coletivas;
avaliar o clipping tanto impresso quanto eletrônico, contendo as notícias veiculadas na mídia sobre a empresa assessorada;
instruir o assessorado sobre como tratar a imprensa em geral e como ele deve se portar especialmente durante as entrevistas.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2007
O tipo de ação que deve ser tomada pela Assessoria de Imprensa, num processo de gerenciamento de crise, é:
deixar que a crise siga seu próprio rumo, porque enquanto a empresa não se pronuncia, há mais chances do assunto ser esquecido;
empenhar-se no sentido de fornecer informações de interesse público, reconhecendo as responsabilidades da empresa e enfatizando as medidas tomadas no sentido de resolver o problema;
agir como porta-voz, desmentindo imediatamente tudo que tiver sido publicado contra o cliente;
enviar presentes aos jornalistas nas redações como forma de tornar-se simpático e estreitar o contato entre a empresa a mídia;
reconhecer a dimensão do problema e através de entrevistas individuais desviar a atenção dos jornalistas dos fatos que motivaram a crise, enfatizando as medidas tomadas pela empresa no sentido de minimizá-la.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Considere que a área de relações públicas de determinada empresa tenha realizado a classificação de seus públicos, em públicos interno, externo e misto. Nessa situação, o critério de classificação adotado por essa empresa foi o do tipo
geográfico.
social.
econômico.
cultural.
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Julgue os itens abaixo, relativos às técnicas de atendimento ao público.
I. Um atendimento de qualidade mantém a imagem da organização valorizada.
II. Um atendente que adota uma atitude impessoal tende a comprometer a relação que se desenvolve de início com a pessoa atendida.
III. O nível de atenção dispensado no atendimento deve variar de acordo com o aspecto socioeconômico do público atendido.
IV. No atendimento de orientação, quanto ao preenchimento de formulários, a comunicação verbal agregada à gestual dificulta a compreensão da orientação oferecida ao público.
A quantidade de itens certos é igual a
1
2
3
4
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2007
O professor Juarez Bahia apresenta cinco itens básicos para se estabelecer uma estratégia de informação para empresa: comunicação interna, comunicação externa, assessorias e porta voz, informação e publicidade e os meio de divulgação. Com relação à assessoria e ao porta-voz, podemos afirmar que:
o porta-voz jamais deve pressionar diretamente os veículos a publicar ou deixar de publicar uma informação. Esse é o trabalho da assessoria;
o uso do porta-voz, embora estimulado pelas assessorias, só é possível em empresas do setor privado;
uma assessoria de comunicação tem como tarefa orientar a empresa sobre o que convém e o que não convém informar;
o porta-voz deve sempre ser um agente externo à organização porque isso aumentará sua credibilidade em relação aos veículos e à própria empresa;
assessoria e porta-voz trabalham de maneira separada; enquanto a primeira dedica-se à comunicação interna, o segundo cuida da comunicação externa.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2007
As Assessorias de Comunicação Social coordenam atividades de comunicação social que englobam iniciativas nas áreas de Relações Públicas, Publicidade e Jornalismo. Para Luiz Artur Ferrareto, a ação que não está a cargo de um profissional de RP, é:
organização de eventos;
realização de pesquisa para conhecer hábitos, atitudes e opiniões dos públicos;
escolher os veículos mais adequados para difusão de campanhas promocionais;
participar na definição de estratégias globais de comunicação;
criar, planejar e executar programas de integração externa e interna.
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