Questões sobre Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa

Lista completa de Questões sobre Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A partir do texto acima, julgue os itens subseqüentes.

A auditoria de imagem faz um levantamento da identidade visual da organização junto aos seus públicos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação às técnicas de produção em comunicação e aos gêneros de redação jornalística, julgue os itens a seguir.

Os encartes, avisos e informes de reuniões podem ser considerados como veículos de comunicação dirigida.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito da comunicação institucional, julgue os itens subseqüentes.

Imagem corporativa é a que vários públicos têm, em termos gerais, da organização como um todo. Pode ser conceituada como o resultado das interações de experiências, impressões, crenças, sentimentos e conhecimentos que as pessoas possuem da organização.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito da comunicação institucional, julgue os itens subseqüentes.

A força da imagem de uma organização e o trabalho consistente realizado junto ao seu público, com ações de comunicação institucional, facilitam a superação de crises por parte da organização.

  • C. Certo
  • E. Errado

O trabalho do assessor de imprensa costuma estar associado à imagem de uma ponte que liga o assessorado aos veículos de comunicação e vice-versa. Nesse sentido, a ação que não está de acordo com a função do jornalista, enquanto assessor de imprensa, é:

  • A.

    cuidar da redação de releases e elaborar press-kits a serem disponibilizados para os veículos de comunicação;

  • B.

    ser o porta-voz, fonte oficial da empresa, em processos de gerenciamento de crises, evitando que os jornalistas tenham acesso direto aos executivos da empresa;

  • C.

    fazer o follow-up, que pode incluir desde a confirmação da presença de jornalistas a um evento até a convocação de entrevistas coletivas;

  • D.

    avaliar o clipping tanto impresso quanto eletrônico, contendo as notícias veiculadas na mídia sobre a empresa assessorada;

  • E.

    instruir o assessorado sobre como tratar a imprensa em geral e como ele deve se portar especialmente durante as entrevistas.

O tipo de ação que deve ser tomada pela Assessoria de Imprensa, num processo de gerenciamento de crise, é:

  • A.

    deixar que a crise siga seu próprio rumo, porque enquanto a empresa não se pronuncia, há mais chances do assunto ser esquecido;

  • B.

    empenhar-se no sentido de fornecer informações de interesse público, reconhecendo as responsabilidades da empresa e enfatizando as medidas tomadas no sentido de resolver o problema;

  • C.

    agir como porta-voz, desmentindo imediatamente tudo que tiver sido publicado contra o cliente;

  • D.

    enviar presentes aos jornalistas nas redações como forma de tornar-se simpático e estreitar o contato entre a empresa a mídia;

  • E.

    reconhecer a dimensão do problema e através de entrevistas individuais desviar a atenção dos jornalistas dos fatos que motivaram a crise, enfatizando as medidas tomadas pela empresa no sentido de minimizá-la.

Considere que a área de relações públicas de determinada empresa tenha realizado a classificação de seus públicos, em públicos interno, externo e misto. Nessa situação, o critério de classificação adotado por essa empresa foi o do tipo

  • A.

    geográfico.

  • B.

    social.

  • C.

    econômico.

  • D.

    cultural.

Julgue os itens abaixo, relativos às técnicas de atendimento ao público.

I. Um atendimento de qualidade mantém a imagem da organização valorizada.

II. Um atendente que adota uma atitude impessoal tende a comprometer a relação que se desenvolve de início com a pessoa atendida.

III. O nível de atenção dispensado no atendimento deve variar de acordo com o aspecto socioeconômico do público atendido.

IV. No atendimento de orientação, quanto ao preenchimento de formulários, a comunicação verbal agregada à gestual dificulta a compreensão da orientação oferecida ao público.

A quantidade de itens certos é igual a

  • A.

    1

  • B.

    2

  • C.

    3

  • D.

    4

O professor Juarez Bahia apresenta cinco itens básicos para se estabelecer uma estratégia de informação para empresa: comunicação interna, comunicação externa, assessorias e porta voz, informação e publicidade e os meio de divulgação. Com relação à assessoria e ao porta-voz, podemos afirmar que:

  • A.

    o porta-voz jamais deve pressionar diretamente os veículos a publicar ou deixar de publicar uma informação. Esse é o trabalho da assessoria;

  • B.

    o uso do porta-voz, embora estimulado pelas assessorias, só é possível em empresas do setor privado;

  • C.

    uma assessoria de comunicação tem como tarefa orientar a empresa sobre o que convém e o que não convém informar;

  • D.

    o porta-voz deve sempre ser um agente externo à organização porque isso aumentará sua credibilidade em relação aos veículos e à própria empresa;

  • E.

    assessoria e porta-voz trabalham de maneira separada; enquanto a primeira dedica-se à comunicação interna, o segundo cuida da comunicação externa.

As Assessorias de Comunicação Social coordenam atividades de comunicação social que englobam iniciativas nas áreas de Relações Públicas, Publicidade e Jornalismo. Para Luiz Artur Ferrareto, a ação que não está a cargo de um profissional de RP, é:

  • A.

    organização de eventos;

  • B.

    realização de pesquisa para conhecer hábitos, atitudes e opiniões dos públicos;

  • C.

    escolher os veículos mais adequados para difusão de campanhas promocionais;

  • D.

    participar na definição de estratégias globais de comunicação;

  • E.

    criar, planejar e executar programas de integração externa e interna.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...