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Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Fundação Mariana Resende Costa (FUMARC) - 2007
Sobre o atendimento às demandas internas que são apresentadas às assessorias de comunicação, assinale a afirmativa INCORRETA:
O assessor deve, ao máximo, tentar evitar que uma notícia prejudicial à empresa/órgão saia na imprensa.
É necessário que a comunicação tenha poder de decisão sobre o conteúdo de anúncios ou comunicados feitos à sociedade.
House organs devem primar pela qualidade jornalística – lead e títulos interessantes e uma abordagem atraente da informação.
Não deve fazer parte do trabalho do assessor "plantar" notícia nos veículos
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Fundação Mariana Resende Costa (FUMARC) - 2007
Sobre as características das assessorias de imprensa de empresas e órgãos
governamentais, assinale V para as afirmativasverdadeiras e F para as falsas:
( ) Cuidam, exclusivamente, das ações voltadas para o público externo.
( ) Têm, geralmente, uma atuação mais reativa e nas áreas de
informação sobre prestação de serviços.
( ) Não têm como atribuição a divulgação de balanços de resultados de
campanhas e prestação de serviços.
( ) Atendem à necessidade de informações sobre falhas nas ações de
seus assessorados.
A seqüência CORRETA, de cima para baixo, é:
F, V, F, V.
F, F, V, V.
V, F, V, F.
V, V, F, F.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2007
Quando o assessor de comunicação tem conhecimento de uma informação relevante para a empresa ou instituição pública, mas não pode divulgá-la logo, só depois de certa data ou hora, envia-a para os meios de comunicação com:
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2007
O texto de um press-release, em sua forma, deve ser:
analítico, para convencer o jornalista das vantagens da publicação.
argumentativo, para mostrar ao jornalista a sua relevância.
cronológico, no sentido do tempo necessário para se dar o fato.
informativo, para chamar a atenção do jornalista para a notícia.
narrativo, para contar ao público como se chegou ao fato.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2007
A imagem de uma empresa ou instituição pública depende de sua atuação junto à sociedade. Entretanto, ela também é parte das funções do assessor de imprensa. Nesse sentido, seu papel é:
manter a empresa ou instituição pública na mídia através de matérias positivas.
despertar o interesse dos repórteres com informações em off não divulgáveis.
abrir espaços na imprensa através de favores e regalos concedidos a repórteres.
construir fatos e versões para uma divulgação que seja favorável à boa imagem.
sugerir pautas interessantes e intermediar o contato da imprensa com a empresa.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2007
O modelo de relações públicas simétrico de duas mãos, citado por Kunsch (1997), se caracteriza por:
disseminar informações que atingem públicos diferenciados.
publicar notícias sobre a organização e obter sua repercussão.
pesquisar o interesse da empresa para melhor chegar ao público.
buscar o equilíbrio entre os interesses da empresa e os do público.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Fundação Getúlio Vargas (FGV) - 2006
O fundamental em um release é:
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2006
A comunicação organizacional assim se justifica:
em uma organização, todo procedimento regular de comunicação obedecerá ao princípio de que comunicar é fazer uso de todos os recursos disponíveis;
por meio de um competente planejamento de ações comunicacionais, uma organização mobiliza seu públicoalvo de modo informal, mas de maneira eficiente;
as organizações se viabilizam graças ao sistema de comunicação nelas existente, que lhes permite contínua realimentação e lhes assegura sobrevivência;
o sistema comunicacional constitui peça-chave de uma planificação administrativa voltada para a satisfação de públicos preferenciais, dentro e fora da organização;
as organizações carecem sempre da pronta renovação de suprimentos reservados de energia, devendo-se empenhar em realizar incessantes trocas com o ambiente externo.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - CONESUL Fundação de Desenvolvimento - 2006
Considerando a doutrina liberal do jornalismo, as assessorias de imprensa, analise as afirmações a seguir.
I. servem aos interesses prioritários da imprensa sempre sedenta de novidades.
II. servem aos interesses prioritários dos departamentos de relações públicas.
III. servem prioritariamente aos interesses dos diversos atores sociais
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
"Relações Públicas é um fenômeno e uma necessidade dos nossos tempos. Foi criada pelas forças que aumentaram o ritmo do mundo, colocando as pessoas em muitos grupos diversificados, todos buscando objetivos diferentes, mas, no entanto, precisando trabalhar juntas no sentido de obter vantagens e progresso comuns" (Lesly, 2002).
Sobre o papel específico de Relações Públicas é correto afirmar que:
I - crescentemente, a estabilidade de nossa sociedade depende de se colocar, em equilíbrio, as forças sociais, políticas e culturais, todas determinadas por atitudes grupais.
II - Os profissionais de Relações Públicas têm um papel intermediário, fixado entre seus clientes/empregadores e seus públicos, entretanto não há necessidade de estar sintonizados no pensamento e nas necessidades da organização.
III - O papel dos profissionais de Relações Públicas é o de aplicar a orientação, voltada também ao cliente, acrescida de habilidades particulares, para interpretar o direcionamento de atitudes.
Está (ão) correta (s):
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