Questões sobre Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa

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Entre o interno e o externo, o papel da Comunicação Empresarial é criar uma rede de relacionamentos que visam a tornar a empresa e seus produtos conhecidos pela população. Para isso, ela usa algumas técnicas de integração, como:

  • A.

    contatos e notas.

  • B.

    eventos e releases.

  • C.

    relações públicas e marketing.

  • D.

    notícias positivas e brindes.

  • E.

    anúncios e merchandising.

Todas as empresas podem ser alvo de crises noticiadas pela imprensa. Que atitude o profissional de comunicação empresarial ou o assessor de imprensa NÃO deve tomar em situações como essa?

  • A.

    Divulgar nota oficial da empresa.

  • B.

    Tratar bem os jornalistas.

  • C.

    Trabalhar de forma proativa.

  • D.

    Contar em off episódios sigilosos.

  • E.

    Dar notícias positivas da empresa.

A assessoria de imprensa é o elo entre a empresa e os veículos de comunicação. Deve, portanto, realizar os serviços de:

  • A.

    redação, divulgação e clipping de notícias.

  • B.

    contatos com colunistas e redação de notas.

  • C.

    atendimento aos jornalistas e fornecimento de notícias.

  • D.

    imagem positiva da empresa e redação de textos elogiosos.

  • E.

    envio de releases e fotos para as redações.

Quais os instrumentos que o assessor de imprensa tem em mãos para informar ao jornalista os acontecimentos da empresa, governo ou instituição pública ou privada?

  • A.

    Eventos, vídeos, Internet e coletiva

  • B.

    Clipping, telefone, notícias e negociação.

  • C.

    Releases, sugestão de pauta, nota e entrevista.

  • D.

    Exclusiva, texto curto, mensagem e declaração.

  • E.

    Fato novo, contato, convencimento e imagem.

Assinale a opção que apresenta o instrumento usado para habilitar executivos e outros profissionais de empresas públicas e privadas a dar entrevistas.

  • A.

    Treinamento de voz.

  • B.

    Mídia training.

  • C.

    Etiqueta.

  • D.

    Briefing.

  • E.

    Clipping.

Embora menos limitado e mais aberto a novas influências, o jornalismo impresso obedece a algumas regras de seleção, de redação e de edição. Essas regras podem variar de acordo com a linha editorial e a política da empresa, mas têm um corpo estrutural comum. Acerca desse assunto, julgue os itens a seguir.

O uso do release pelas assessorias de imprensa e comunicação transformou esse instrumento em uma das principais fontes de informação e notícia das redações jornalísticas. O release, em sua versão impressa, deve estar contido em uma lauda A4, ter um tamanho padrão de trinta linhas e conter todas as indicações de como obter informações adicionais.

  • C. Certo
  • E. Errado

São orientações CORRETAS que o jornalista deve dar ao assessorado:

I. Os repórteres devem ser atendidos amistosamente, mesmo que tenham perguntas desagradáveis para fazer.

II. O assessorado somente deve receber os repórteres quando tiver informação a ser fornecida.

III. Todas as entrevistas, mesmo que não sejam do interesse da instituição, devem ser consideradas importantes.

IV. O assessorado deve sempre ir para as entrevistas com repórteres com o discurso preparado.

V. O assessorado deve destacar, no inicio da entrevista, os pontos principais do assunto.

As orientações CORRETAS são:

  • A.

    I, II e V.

  • B.

    I, III e V.

  • C.

    II, III e IV.

  • D.

    II, IV e V.

A assessoria de comunicação de uma instituição legislativa decidiu disponibilizar um sítio na Internet com documentos legislativos para consulta. Entre esses documentos estão leis aprovadas, projetos de lei, Diário Oficial da casa, anais das diversas comissões, e grande quantidade de textos que, em sua maioria, são extensos. O objetivo do sítio é facilitar o acesso à informação e aproximar a comunidade do parlamento, permitindo crescimento de cidadania. Considerando essa situação hipotética, julgue os itens a seguir. Tendo em vista os objetivos e a natureza do sítio da organização citada, seria recomendável a disponibilização de terminais em diferentes pontos da cidade de modo a permitir que os cidadãos com dificuldades sensoriais e funcionais também tenham acesso à informação.

  • C. Certo
  • E. Errado

A assessoria de comunicação de uma instituição legislativa decidiu disponibilizar um sítio na Internet com documentos legislativos para consulta. Entre esses documentos estão leis aprovadas, projetos de lei, Diário Oficial da casa, anais das diversas comissões, e grande quantidade de textos que, em sua maioria, são extensos. O objetivo do sítio é facilitar o acesso à informação e aproximar a comunidade do parlamento, permitindo crescimento de cidadania. Considerando essa situação hipotética, julgue os itens a seguir. É recomendável que esse sítio possua organização, nomeação e estrutura de navegação planejada para evitar que o usuário acesse intuitivamente seu conteúdo.

  • C. Certo
  • E. Errado

A assessoria de comunicação de uma instituição legislativa decidiu disponibilizar um sítio na Internet com documentos legislativos para consulta. Entre esses documentos estão leis aprovadas, projetos de lei, Diário Oficial da casa, anais das diversas comissões, e grande quantidade de textos que, em sua maioria, são extensos. O objetivo do sítio é facilitar o acesso à informação e aproximar a comunidade do parlamento, permitindo crescimento de cidadania. Considerando essa situação hipotética, julgue os itens a seguir. Esse sítio poderia ser estruturado e desenvolvido segundo conceitos de intranet, já que visa organização e distribuição de informações.

  • C. Certo
  • E. Errado
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